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Dissertação
Dos rios à Universidade: Trajetórias de estudantes ribeirinhos nos cursos de Ciências Agrárias
É inegável a rica diversidade das ruralidades brasileiras. Quando nos deparamos com o contexto amazônico e suas diversas particularidades, enquanto profissionais de psicologia, observamos a emergente necessidade de compreender, mediante as abordagens críticas da ciência psicológica, de que maneir...
Autor principal: | Nunes, Aline Vitorino |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5659634645543742, https://orcid.org/0000-0003-3374-1801 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9124 |
Resumo: |
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É inegável a rica diversidade das ruralidades brasileiras. Quando nos deparamos com o contexto
amazônico e suas diversas particularidades, enquanto profissionais de psicologia, observamos a
emergente necessidade de compreender, mediante as abordagens críticas da ciência psicológica,
de que maneira a identidade do ribeirinho amazônico é atravessada por seu contexto,
especialmente com enfoque nos processos educacionais. Além disso, compreendemos que a
educação em seu contexto histórico, por vezes serviu a interesses hegemônicos que subjugavam
os saberes de comunidades tradicionais e contextos rurais em geral. Por isso, escolhemos através
da teoria de Identidade de Ciampa, sob o sintagma identidade-metamorfose-emancipação,
estudar como um estudante ribeirinho de Ciências Agrárias é marcado por essa construção
identitária, já que vive um papel no meio rural que apesar de complementar é antagônico.
Portanto, para apreender sobre esse fenômeno, elaboramos como objetivo geral: analisar as
vivências e significados da trajetória escolar de um estudante ribeirinho relacionados ao ingresso
e permanência nos cursos de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas. E como
objetivos específicos, identificamos: caracterizar o estudante ribeirinho dos cursos de Ciências
Agrárias na Universidade Federal do Amazonas eleito para a pesquisa; investigar as vivências e
os significados na trajetória escolar anteriores ao ingresso à Universidade e sua relação com os
processos que constituem a identidade dos estudantes ribeirinhos; e compreender como a vida
acadêmica nas Ciências Agrárias e na UFAM interfere nos processos de constituição identitária
desses estudantes. Definimos esta pesquisa metodologicamente como qualitativa e exploratória,
na modalidade de estudo de caso, com um participante. Utilizamos como instrumento de coleta
um questionário impresso para apreender dados gerais do participante e posteriormente
aplicamos a técnica de história de vida. Sistematicamente analisamos por meio de análise de
conteúdo de Bardin a narrativa trazida pelo participante, após transcrição da entrevista realizada
na íntegra. Dividimos o estudo de caso conforme os períodos marcantes trazidos na trajetória do
participante. Acrescemos títulos que abarcassem as principais características de cada período da
vida do participante e que dialogassem com a teoria de Identidade proposta por Ciampa. São
eles: (a) Da infância ao vir-a-ser: a identidade posta e reposta na origem familiar; (b)
adolescência: A articulação entre diferença e igualdade na luta por reconhecimento; (c) o ensino
superior como possibilidade de mesmidade em busca por autodeterminação; (d) O ingresso no
curso de agronomia: A personagem rumo a mesmidade; (e) a vivência no curso de agronomia: o
fortalecimento identitário através dos valores para além dos educacionais. Consideramos a
relevância dos estudos identitários e seus desdobramentos teóricos para captar os significados
que um sujeito tão singular atribui à sua vivência, bem como seus processos de fortalecimento.
Ressaltamos a necessidade de estudos que apreendam sobre temáticas que dialoguem com
vivência amazônica. |