Dissertação

Corpo, cultura e poder: as várias representações da cunhã poranga do festival folclórico de Parintins

Esta dissertação centra-se no estudo sobre as várias representações do corpo da cunhã-poranga do festival de Parintins, ampliando os estudos sobre o corpo por meio das imagens históricas e do estudo da representação do corpo feminino e, onde usamos para a análise a fala das mulheres participan...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Ana Lucia Cavalcante dos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3645834905181605, 3645834905181605
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9125
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9125
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-91252022-10-22T05:03:27Z Corpo, cultura e poder: as várias representações da cunhã poranga do festival folclórico de Parintins Santos, Ana Lucia Cavalcante dos Soares, Artemis de Araújo http://lattes.cnpq.br/3645834905181605 http://lattes.cnpq.br/0487210816377783 Soares, Artemis de Araújo http://lattes.cnpq.br/0487210816377783 Ramos, Evandro Moraes http://lattes.cnpq.br/0764449120814936 Wolkoff, Gisele Giandoni http://lattes.cnpq.br/4530644741441254 3645834905181605 antropologia, sociologia, Arte Cunhã Poranga; Feminino; Corpo; Festival; Cultura Esta dissertação centra-se no estudo sobre as várias representações do corpo da cunhã-poranga do festival de Parintins, ampliando os estudos sobre o corpo por meio das imagens históricas e do estudo da representação do corpo feminino e, onde usamos para a análise a fala das mulheres participantes. Pretende-se revelar o lugar dessas falas, as razões das mudanças ocorridas em seus corpos para a criação da personagem, buscando analisar também a condição de empoderamento das mulheres. Metodologicamente, nos embasamos na fenomenologia, pelo discurso mediado pela análise de vivência nos episódios deste fenômeno sociocultural. O cenário é o Festival Folclórico de Parintins, evento que despertou interesse de muitos pesquisadores que teorizaram sobre o fenômeno festivo chamado de boi-bumbá. Em nosso estudo, buscamos abranger as categorias corpo, cultura e poder desdobrando-os para as imbricações do poder no corpo da menina /mulher que interpreta através da dança a personagem Cunhã-Poranga. Temos como referência a categoria corpo em Le Breton (2007, p.7), onde “O corpo é um vetor semântico moldado pelo contexto social e cultural”, dado por efeito do resultado da complexidade também discutida por Edgar Morin (2015), cuja teoria permite revelar a relação entre o mundo e o sujeito por sua interação social e cultural. Em conclusão, percebemos que existe uma trajetória revelada por elas nas entrevistas, quando dizem que precisam pertencer a algum grupo de dança, aceitar convites para dançar em apresentações abertas para turistas, expondo o corpo feminino em dança exótica, pontos que acreditam ser importantes e que desta maneira demonstre competência para serem convidadas a defender o item 09, ou seja, viver a personagem Cunhã-Poranga no Festival. Neste sentido, percebemos que elas aceitam o disciplinamento do seu corpo em nome da admiração e predileção do boi, e assumem as transformações corporais para melhor compor a personagem, com isso se submetendo às exigências da organização do festival. Concluímos também, que existe nas entrelinhas do regulamento, uma relação sociopolítica de poder invisível, o que para Bourdieu é o poder simbólico, aquele que é vivido por quem aceita ser dominado, forma de poder que gera violência simbólica pois perpassa por vários sentimentos pertencentes à complexidade humana. Este trabalho nos levou ao alcance dos objetivos propostos, pois mapeamos a trajetória do corpo feminino da Cunhã-Poranga historicamente. Revelamos por meio de suas falas seu fazer como cultura, o seu lugar ocupado na festa e as engrenagens do poder que fazem movimentar e manter a festa dos bois. This dissertation focuses on the study of the various representations of the body of the cunhã-poranga of the Parintins festival, expanding studies on the body through historical images and the study of the representation of the female body in addition to the analysis of women's speech participants. It is intended to reveal the place of these lines, the reasons for the changes that occurred in their bodies for the creation of the character, also seeking to analyze the condition of women's empowerment. Methodologically, we base ourselves on phenomenology, discourse mediated by the analysis of experience in the episodes of this sociocultural phenomenon. O scenario is the Festival Folclórico de Parintins, an event that aroused the interest of many researchers who theorized about the festive phenomenon called boi-bumbá. In our study, we seek to encompass the categories body, culture and power, unfolding it to the imbrications of power in the body of the girl/woman who interprets through dance the character Cunhã-Poranga. We refer to the body category in Le Breton (2007, p.7), where “The body is a semantic vector shaped by the social and cultural context”, given by the effect of the result of complexity also discussed by Edgar Morin (2015), whose theory allows revealing the relationship between the world and the subject through their social and cultural interaction. In conclusion, we realized that there is a trajectory revealed by them in the interviews, when they say they need to belong to a dance group, accept invitations to dance in presentations open to tourists, exposing the female body in exotic dance, that they believe to be important and that in this way demonstrate competence to be invited to defend item 09, that is, to live the character Cunhã-Poranga at the Festival.In this sense, we perceive that they accept the disciplining of their body in the name of admiration and predilection of the ox, and assume the corporal transformations to better compose the character, thereby submitting to the demands of the festival's organization. we conclude also, that there is between the lines of the regulation, a socio-political relationship of power invisible, which for Bourdieu is symbolic power, that which is lived by those who accept to be dominated, a form of power that generates symbolic violence as it permeates various feelings belonging to human complexity. This work led us to reach the objectives proposed, as we mapped the trajectory of the female body of Cunhã-Poranga historically. We reveal through their speeches their doing as a culture, their place at the party and the gears of power that move and maintain the festival of the oxen. Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior não 2022-10-21T16:20:44Z 34-12-13 Dissertação SANTOS, Ana Lucia Cavalcante dos. Corpo, cultura e poder: as várias representações da cunhã poranga do festival folclórico de Parintins.2022. 138 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9125 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic antropologia, sociologia, Arte
Cunhã Poranga; Feminino; Corpo; Festival; Cultura
spellingShingle antropologia, sociologia, Arte
Cunhã Poranga; Feminino; Corpo; Festival; Cultura
Santos, Ana Lucia Cavalcante dos
Corpo, cultura e poder: as várias representações da cunhã poranga do festival folclórico de Parintins
topic_facet antropologia, sociologia, Arte
Cunhã Poranga; Feminino; Corpo; Festival; Cultura
description Esta dissertação centra-se no estudo sobre as várias representações do corpo da cunhã-poranga do festival de Parintins, ampliando os estudos sobre o corpo por meio das imagens históricas e do estudo da representação do corpo feminino e, onde usamos para a análise a fala das mulheres participantes. Pretende-se revelar o lugar dessas falas, as razões das mudanças ocorridas em seus corpos para a criação da personagem, buscando analisar também a condição de empoderamento das mulheres. Metodologicamente, nos embasamos na fenomenologia, pelo discurso mediado pela análise de vivência nos episódios deste fenômeno sociocultural. O cenário é o Festival Folclórico de Parintins, evento que despertou interesse de muitos pesquisadores que teorizaram sobre o fenômeno festivo chamado de boi-bumbá. Em nosso estudo, buscamos abranger as categorias corpo, cultura e poder desdobrando-os para as imbricações do poder no corpo da menina /mulher que interpreta através da dança a personagem Cunhã-Poranga. Temos como referência a categoria corpo em Le Breton (2007, p.7), onde “O corpo é um vetor semântico moldado pelo contexto social e cultural”, dado por efeito do resultado da complexidade também discutida por Edgar Morin (2015), cuja teoria permite revelar a relação entre o mundo e o sujeito por sua interação social e cultural. Em conclusão, percebemos que existe uma trajetória revelada por elas nas entrevistas, quando dizem que precisam pertencer a algum grupo de dança, aceitar convites para dançar em apresentações abertas para turistas, expondo o corpo feminino em dança exótica, pontos que acreditam ser importantes e que desta maneira demonstre competência para serem convidadas a defender o item 09, ou seja, viver a personagem Cunhã-Poranga no Festival. Neste sentido, percebemos que elas aceitam o disciplinamento do seu corpo em nome da admiração e predileção do boi, e assumem as transformações corporais para melhor compor a personagem, com isso se submetendo às exigências da organização do festival. Concluímos também, que existe nas entrelinhas do regulamento, uma relação sociopolítica de poder invisível, o que para Bourdieu é o poder simbólico, aquele que é vivido por quem aceita ser dominado, forma de poder que gera violência simbólica pois perpassa por vários sentimentos pertencentes à complexidade humana. Este trabalho nos levou ao alcance dos objetivos propostos, pois mapeamos a trajetória do corpo feminino da Cunhã-Poranga historicamente. Revelamos por meio de suas falas seu fazer como cultura, o seu lugar ocupado na festa e as engrenagens do poder que fazem movimentar e manter a festa dos bois.
author_additional Soares, Artemis de Araújo
author_additionalStr Soares, Artemis de Araújo
format Dissertação
author Santos, Ana Lucia Cavalcante dos
author2 http://lattes.cnpq.br/3645834905181605
3645834905181605
author2Str http://lattes.cnpq.br/3645834905181605
3645834905181605
title Corpo, cultura e poder: as várias representações da cunhã poranga do festival folclórico de Parintins
title_short Corpo, cultura e poder: as várias representações da cunhã poranga do festival folclórico de Parintins
title_full Corpo, cultura e poder: as várias representações da cunhã poranga do festival folclórico de Parintins
title_fullStr Corpo, cultura e poder: as várias representações da cunhã poranga do festival folclórico de Parintins
title_full_unstemmed Corpo, cultura e poder: as várias representações da cunhã poranga do festival folclórico de Parintins
title_sort corpo, cultura e poder: as várias representações da cunhã poranga do festival folclórico de parintins
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2022
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9125
_version_ 1831970120650457088
score 11.755432