Dissertação

Um jogo digital como um instrumento de mediação no ensino de Biologia

O ensino de Biologia apresenta em sala de aula a mesma metodologia de aprendizagem baseada em aula expositiva, aplicações de testes que avaliam a memorização do aluno, dentro de um conteúdo desvinculado da realidade do discente. É um desafio na contemporaneidade o professor pensar em metodologias qu...

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Autor principal: Gaia, Sâmya Daniele Cardoso
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/6709178889961944
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9138
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-91382022-11-01T05:03:48Z Um jogo digital como um instrumento de mediação no ensino de Biologia Gaia, Sâmya Daniele Cardoso Magalhães Netto, José Francisco de https://lattes.cnpq.br/6709178889961944 http://lattes.cnpq.br/3958238119785924 Oliveira, Irlane Maia de http://lattes.cnpq.br/3156688483798707 Cabral, Cinara Calvi Anic Jogos educativos Educação - Recursos de rede de computador Biologia - Estudo e ensino CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Jogos digitais Ensino de Biologia Contextualização Tecnologia na educação O ensino de Biologia apresenta em sala de aula a mesma metodologia de aprendizagem baseada em aula expositiva, aplicações de testes que avaliam a memorização do aluno, dentro de um conteúdo desvinculado da realidade do discente. É um desafio na contemporaneidade o professor pensar em metodologias que auxiliem para um aprendizado eficiente diante das novas exigências profissionais, oriundas das políticas educacionais. O recurso do Jogo Digital de Trilha, desenvolvido no programa de criação/edição de apresentação (PowerPoint), surge como uma proposta de mediação para um ensino contextualizado de Biologia, trabalhando com o assunto de Relações Ecológicas, na temática da Ecologia. O instrumento tecnológico emprega elementos regionais exemplificados com pesquisas científicas realizadas no território Amazônico, por meio das Instituições de Pesquisas como o INPA, MUSA e IDSM-Mamirauá. A abordagem baseia-se na teoria da aprendizagem de Vygotsky da Zona de Desenvolvimento Proximal. A implementação do recurso tecnológico e a aplicação dos instrumentos de coleta de dados, ocorreram em uma Escola Estadual da Rede Pública de Manaus, nesta pesquisa possibilitou-se averiguar a aprendizagem dos conhecimentos conceituais e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Além disso, os alunos expressaram interesse pelo modelo de ensino por meio dos jogos digitais, que proporciona uma aprendizagem de conteúdo escolar, porém dotado de características dinâmicas que um jogo possui. The teaching of Biology presents in the classroom the same methodology of learning based on expository classes, applications of tests that evaluate the student's memorization, within a content unlinked to the reality of the student. It is a challenge in contemporary times for the teacher to think of methodologies that help for efficient learning in the face of new professional demands, arising from educational policies. The Digital Trail Game resource developed in the presentation creation/editing program (PowerPoint), emerges as a methodological proposal of mediation for a contextualized teaching of Biology, working with the subject of Ecological Relations, within the theme of Ecology. The technological instrument employs regional elements exemplified with scientific research carried out within the Amazon territory, through Research Institutions such as INPA, MUSA and IDSM-Mamirauá. The approach is based on Vygotsky's learning theory of the Zone of Proximal Development. The implementation of the technological resource and the application of data collection instruments made it possible to verify the learning of conceptual knowledge and the development of cognitive skills such as interaction, reasoning and strategy. In addition, students expressed interest in the teaching model through digital games, which provides serious content learning, but endowed with dynamic characteristics that a game has. FAPEAM – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2022-10-31T21:16:43Z 2022-06-30 Dissertação GAIA, Sâmya Daniele Cardoso. Um jogo digital como um instrumento de mediação no ensino de Biologia. 2022. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9138 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
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