Tese

Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus.

Este estudo assume o propósito de investigar as expressões infantis representadas no brincar e configuradas nos desenhos. A ideia consiste em compreender os processos de construção simbólica nas dimensões culturais e subjetivas. O brincar é visto como um tempo e espaço pertencente à criança e...

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Autor principal: Silva, Priscilla Lima da
Outros Autores: ​http://lattes.cnpq.br/9658724872704753
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9159
Resumo:
Este estudo assume o propósito de investigar as expressões infantis representadas no brincar e configuradas nos desenhos. A ideia consiste em compreender os processos de construção simbólica nas dimensões culturais e subjetivas. O brincar é visto como um tempo e espaço pertencente à criança e de seu domínio sociocultural e físico-corporeo. Os desenhos são vistos como formas particulares de inscrição das culturas da infância; meios de comunicação das crianças com os seus pares e com os adultos; formas de representação de seus saberes e concepções de mundo; e, também, como expressão de sua imaginação criativa e de sua sensibilidade estética. A metodologia adotada segue a trilha das abordagens qualitativas sem exclusão dos aspectos quantitativos, elegendo o aporte teórico das Ciências Humanas numa tessitura interdisciplinar dos assuntos abordados. A pesquisa de campo foi realizada numa escola municipal da Vila da Felicidade, localizada no bairro do Mauazinho, em Manaus, no Amazonas. Dentre os múltiplos aspectos constatados ficou patente o fato de que é necessário que a Sociologia da Infância estabeleça uma maior aproximação com os processos de constituição das culturas da infância, apontando para o rompimento com os esquemas tradicionalistas de análise fundados nas tendências diretivistas e intervencionistas, que ainda pesam sobre o desenvolvimento infantil. Deve-se considerar, por fim, que as crianças são constructos sociais que se constroem a si próprias, elaborando suas brincadeiras e as formas de brincar, esboçando suas infâncias em diferentes contextos e situações.