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Tese
Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus.
Este estudo assume o propósito de investigar as expressões infantis representadas no brincar e configuradas nos desenhos. A ideia consiste em compreender os processos de construção simbólica nas dimensões culturais e subjetivas. O brincar é visto como um tempo e espaço pertencente à criança e...
Autor principal: | Silva, Priscilla Lima da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9658724872704753 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9159 |
Resumo: |
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Este estudo assume o propósito de investigar as expressões infantis representadas no
brincar e configuradas nos desenhos. A ideia consiste em compreender os processos de
construção simbólica nas dimensões culturais e subjetivas. O brincar é visto como um
tempo e espaço pertencente à criança e de seu domínio sociocultural e físico-corporeo.
Os desenhos são vistos como formas particulares de inscrição das culturas da infância;
meios de comunicação das crianças com os seus pares e com os adultos; formas de
representação de seus saberes e concepções de mundo; e, também, como expressão de sua
imaginação criativa e de sua sensibilidade estética. A metodologia adotada segue a trilha
das abordagens qualitativas sem exclusão dos aspectos quantitativos, elegendo o aporte
teórico das Ciências Humanas numa tessitura interdisciplinar dos assuntos abordados. A
pesquisa de campo foi realizada numa escola municipal da Vila da Felicidade, localizada
no bairro do Mauazinho, em Manaus, no Amazonas. Dentre os múltiplos aspectos
constatados ficou patente o fato de que é necessário que a Sociologia da Infância
estabeleça uma maior aproximação com os processos de constituição das culturas da
infância, apontando para o rompimento com os esquemas tradicionalistas de análise
fundados nas tendências diretivistas e intervencionistas, que ainda pesam sobre o
desenvolvimento infantil. Deve-se considerar, por fim, que as crianças são constructos
sociais que se constroem a si próprias, elaborando suas brincadeiras e as formas de
brincar, esboçando suas infâncias em diferentes contextos e situações. |