Tese

Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus.

Este estudo assume o propósito de investigar as expressões infantis representadas no brincar e configuradas nos desenhos. A ideia consiste em compreender os processos de construção simbólica nas dimensões culturais e subjetivas. O brincar é visto como um tempo e espaço pertencente à criança e...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Priscilla Lima da
Outros Autores: ​http://lattes.cnpq.br/9658724872704753
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9159
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9159
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-91592022-11-19T05:03:46Z Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus. Silva, Priscilla Lima da Torres, Iraildes Caldas ​http://lattes.cnpq.br/9658724872704753 http://lattes.cnpq.br/2677966121712850 Barros, João Luiz da Costa http://lattes.cnpq.br/6129130317451083 Ribeiro, Odenei de Souza http://lattes.cnpq.br/3632397138574065 OUTROS CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO CIENCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA Crianças. Infâncias. Escola/Manaus. Este estudo assume o propósito de investigar as expressões infantis representadas no brincar e configuradas nos desenhos. A ideia consiste em compreender os processos de construção simbólica nas dimensões culturais e subjetivas. O brincar é visto como um tempo e espaço pertencente à criança e de seu domínio sociocultural e físico-corporeo. Os desenhos são vistos como formas particulares de inscrição das culturas da infância; meios de comunicação das crianças com os seus pares e com os adultos; formas de representação de seus saberes e concepções de mundo; e, também, como expressão de sua imaginação criativa e de sua sensibilidade estética. A metodologia adotada segue a trilha das abordagens qualitativas sem exclusão dos aspectos quantitativos, elegendo o aporte teórico das Ciências Humanas numa tessitura interdisciplinar dos assuntos abordados. A pesquisa de campo foi realizada numa escola municipal da Vila da Felicidade, localizada no bairro do Mauazinho, em Manaus, no Amazonas. Dentre os múltiplos aspectos constatados ficou patente o fato de que é necessário que a Sociologia da Infância estabeleça uma maior aproximação com os processos de constituição das culturas da infância, apontando para o rompimento com os esquemas tradicionalistas de análise fundados nas tendências diretivistas e intervencionistas, que ainda pesam sobre o desenvolvimento infantil. Deve-se considerar, por fim, que as crianças são constructos sociais que se constroem a si próprias, elaborando suas brincadeiras e as formas de brincar, esboçando suas infâncias em diferentes contextos e situações. Cette étude a pour but d'étudier les expressions des enfants représentées dans le jeu et configurées dans les dessins. L'idée est de comprendre les processus de construction symbolique dans les dimensions culturelles et subjectives. Le jeu est vu comme un temps et un espace appartenant à l'enfant et à son domaine socioculturel et physique-physique. Les dessins sont considérés comme des formes particulières d'inscription des cultures de l'enfance; la communication des enfants avec leurs pairs et les adultes; façons de représenter leurs connaissances et leurs conceptions du monde; et aussi comme expression de son imagination créatrice et de sa sensibilité esthétique. La méthodologie adoptée suit la voie des approches qualitatives sans exclure les aspects quantitatifs, en choisissant la contribution théorique des Sciences Humaines dans un cadre interdisciplinaire des sujets traités. La recherche sur le terrain a été effectuée dans une école municipale de Vila da Felicidade, située dans le quartier de Mauazinho, à Manaus, Amazonas. Parmi les multiples aspects observés, le fait que la science doive établir une approximation plus étroite des processus de constitution des cultures de l'enfance est évident, pointant vers la rupture avec les schémas d'analyse traditionalistes basés sur les tendances directives et interventionnistes, qui pèsent encore sur développement de l'enfant. Enfin, il faut considérer que les enfants sont des constructions sociales qui se construisent, élaborent leurs jeux et leurs modes de jeu, décrivant des enfances avec des contextes et des situations différents. 2022-11-18T15:13:17Z 2020-03-31 Tese SILVA, Priscilla Lima da. Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus. 2020. 152f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) -Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9159 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic OUTROS
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
CIENCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA
Crianças.
Infâncias.
Escola/Manaus.
spellingShingle OUTROS
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
CIENCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA
Crianças.
Infâncias.
Escola/Manaus.
Silva, Priscilla Lima da
Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus.
topic_facet OUTROS
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
CIENCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA
Crianças.
Infâncias.
Escola/Manaus.
description Este estudo assume o propósito de investigar as expressões infantis representadas no brincar e configuradas nos desenhos. A ideia consiste em compreender os processos de construção simbólica nas dimensões culturais e subjetivas. O brincar é visto como um tempo e espaço pertencente à criança e de seu domínio sociocultural e físico-corporeo. Os desenhos são vistos como formas particulares de inscrição das culturas da infância; meios de comunicação das crianças com os seus pares e com os adultos; formas de representação de seus saberes e concepções de mundo; e, também, como expressão de sua imaginação criativa e de sua sensibilidade estética. A metodologia adotada segue a trilha das abordagens qualitativas sem exclusão dos aspectos quantitativos, elegendo o aporte teórico das Ciências Humanas numa tessitura interdisciplinar dos assuntos abordados. A pesquisa de campo foi realizada numa escola municipal da Vila da Felicidade, localizada no bairro do Mauazinho, em Manaus, no Amazonas. Dentre os múltiplos aspectos constatados ficou patente o fato de que é necessário que a Sociologia da Infância estabeleça uma maior aproximação com os processos de constituição das culturas da infância, apontando para o rompimento com os esquemas tradicionalistas de análise fundados nas tendências diretivistas e intervencionistas, que ainda pesam sobre o desenvolvimento infantil. Deve-se considerar, por fim, que as crianças são constructos sociais que se constroem a si próprias, elaborando suas brincadeiras e as formas de brincar, esboçando suas infâncias em diferentes contextos e situações.
author_additional Torres, Iraildes Caldas
author_additionalStr Torres, Iraildes Caldas
format Tese
author Silva, Priscilla Lima da
author2 ​http://lattes.cnpq.br/9658724872704753
author2Str ​http://lattes.cnpq.br/9658724872704753
title Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus.
title_short Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus.
title_full Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus.
title_fullStr Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus.
title_full_unstemmed Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus.
title_sort imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da vila da felicidade, em manaus.
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2022
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9159
_version_ 1831970124846858240
score 11.753735