/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Tese
Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus.
Este estudo assume o propósito de investigar as expressões infantis representadas no brincar e configuradas nos desenhos. A ideia consiste em compreender os processos de construção simbólica nas dimensões culturais e subjetivas. O brincar é visto como um tempo e espaço pertencente à criança e...
Autor principal: | Silva, Priscilla Lima da |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9658724872704753 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9159 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9159 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-91592022-11-19T05:03:46Z Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus. Silva, Priscilla Lima da Torres, Iraildes Caldas http://lattes.cnpq.br/9658724872704753 http://lattes.cnpq.br/2677966121712850 Barros, João Luiz da Costa http://lattes.cnpq.br/6129130317451083 Ribeiro, Odenei de Souza http://lattes.cnpq.br/3632397138574065 OUTROS CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO CIENCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA Crianças. Infâncias. Escola/Manaus. Este estudo assume o propósito de investigar as expressões infantis representadas no brincar e configuradas nos desenhos. A ideia consiste em compreender os processos de construção simbólica nas dimensões culturais e subjetivas. O brincar é visto como um tempo e espaço pertencente à criança e de seu domínio sociocultural e físico-corporeo. Os desenhos são vistos como formas particulares de inscrição das culturas da infância; meios de comunicação das crianças com os seus pares e com os adultos; formas de representação de seus saberes e concepções de mundo; e, também, como expressão de sua imaginação criativa e de sua sensibilidade estética. A metodologia adotada segue a trilha das abordagens qualitativas sem exclusão dos aspectos quantitativos, elegendo o aporte teórico das Ciências Humanas numa tessitura interdisciplinar dos assuntos abordados. A pesquisa de campo foi realizada numa escola municipal da Vila da Felicidade, localizada no bairro do Mauazinho, em Manaus, no Amazonas. Dentre os múltiplos aspectos constatados ficou patente o fato de que é necessário que a Sociologia da Infância estabeleça uma maior aproximação com os processos de constituição das culturas da infância, apontando para o rompimento com os esquemas tradicionalistas de análise fundados nas tendências diretivistas e intervencionistas, que ainda pesam sobre o desenvolvimento infantil. Deve-se considerar, por fim, que as crianças são constructos sociais que se constroem a si próprias, elaborando suas brincadeiras e as formas de brincar, esboçando suas infâncias em diferentes contextos e situações. Cette étude a pour but d'étudier les expressions des enfants représentées dans le jeu et configurées dans les dessins. L'idée est de comprendre les processus de construction symbolique dans les dimensions culturelles et subjectives. Le jeu est vu comme un temps et un espace appartenant à l'enfant et à son domaine socioculturel et physique-physique. Les dessins sont considérés comme des formes particulières d'inscription des cultures de l'enfance; la communication des enfants avec leurs pairs et les adultes; façons de représenter leurs connaissances et leurs conceptions du monde; et aussi comme expression de son imagination créatrice et de sa sensibilité esthétique. La méthodologie adoptée suit la voie des approches qualitatives sans exclure les aspects quantitatifs, en choisissant la contribution théorique des Sciences Humaines dans un cadre interdisciplinaire des sujets traités. La recherche sur le terrain a été effectuée dans une école municipale de Vila da Felicidade, située dans le quartier de Mauazinho, à Manaus, Amazonas. Parmi les multiples aspects observés, le fait que la science doive établir une approximation plus étroite des processus de constitution des cultures de l'enfance est évident, pointant vers la rupture avec les schémas d'analyse traditionalistes basés sur les tendances directives et interventionnistes, qui pèsent encore sur développement de l'enfant. Enfin, il faut considérer que les enfants sont des constructions sociales qui se construisent, élaborent leurs jeux et leurs modes de jeu, décrivant des enfances avec des contextes et des situations différents. 2022-11-18T15:13:17Z 2020-03-31 Tese SILVA, Priscilla Lima da. Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus. 2020. 152f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) -Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9159 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
OUTROS CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO CIENCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA Crianças. Infâncias. Escola/Manaus. |
spellingShingle |
OUTROS CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO CIENCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA Crianças. Infâncias. Escola/Manaus. Silva, Priscilla Lima da Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus. |
topic_facet |
OUTROS CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO CIENCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA Crianças. Infâncias. Escola/Manaus. |
description |
Este estudo assume o propósito de investigar as expressões infantis representadas no
brincar e configuradas nos desenhos. A ideia consiste em compreender os processos de
construção simbólica nas dimensões culturais e subjetivas. O brincar é visto como um
tempo e espaço pertencente à criança e de seu domínio sociocultural e físico-corporeo.
Os desenhos são vistos como formas particulares de inscrição das culturas da infância;
meios de comunicação das crianças com os seus pares e com os adultos; formas de
representação de seus saberes e concepções de mundo; e, também, como expressão de sua
imaginação criativa e de sua sensibilidade estética. A metodologia adotada segue a trilha
das abordagens qualitativas sem exclusão dos aspectos quantitativos, elegendo o aporte
teórico das Ciências Humanas numa tessitura interdisciplinar dos assuntos abordados. A
pesquisa de campo foi realizada numa escola municipal da Vila da Felicidade, localizada
no bairro do Mauazinho, em Manaus, no Amazonas. Dentre os múltiplos aspectos
constatados ficou patente o fato de que é necessário que a Sociologia da Infância
estabeleça uma maior aproximação com os processos de constituição das culturas da
infância, apontando para o rompimento com os esquemas tradicionalistas de análise
fundados nas tendências diretivistas e intervencionistas, que ainda pesam sobre o
desenvolvimento infantil. Deve-se considerar, por fim, que as crianças são constructos
sociais que se constroem a si próprias, elaborando suas brincadeiras e as formas de
brincar, esboçando suas infâncias em diferentes contextos e situações. |
author_additional |
Torres, Iraildes Caldas |
author_additionalStr |
Torres, Iraildes Caldas |
format |
Tese |
author |
Silva, Priscilla Lima da |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/9658724872704753 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/9658724872704753 |
title |
Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus. |
title_short |
Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus. |
title_full |
Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus. |
title_fullStr |
Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus. |
title_full_unstemmed |
Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus. |
title_sort |
imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da vila da felicidade, em manaus. |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2022 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9159 |
_version_ |
1831970124846858240 |
score |
11.753735 |