Dissertação

Formação continuada dos professores de Língua Portuguesa para o uso das TIC's no ensino médio em Humaitá/AM

A formação continuada passou por diversos processos ao longo da história: tida inicialmente com uma abordagem tecnicista com foco no mercado de trabalho, passa por críticas e é objeto de estudo de diversos pesquisadores como Tardif (2012), Candau (2003), Libâneo (2013), Chalita (2001) e outros que s...

ver descrição completa

Autor principal: Cruz, Gustavo Queiroz da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7844733703236678, https://orcid.org/0000-0003-4161-8280
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
TIC
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9202
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9202
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-92022022-12-23T05:03:40Z Formação continuada dos professores de Língua Portuguesa para o uso das TIC's no ensino médio em Humaitá/AM Cruz, Gustavo Queiroz da Pinto, Valmir Flôres http://lattes.cnpq.br/7844733703236678 http://lattes.cnpq.br/4130116166946781 Prado, Natália Cristine http://lattes.cnpq.br/2629649824747680 Cortivo, Raquel Aparecida Dal http://lattes.cnpq.br/1104061269028718 https://orcid.org/0000-0003-4161-8280 Professores de ensino médio - Formação Professores de português - Educação (Educação permanente) Educação - Recursos de rede de computador Educação - Efeito das inovações tecnológicas CIENCIAS HUMANAS Formação continuada Língua Portuguesa Professores Ensino médio TIC A formação continuada passou por diversos processos ao longo da história: tida inicialmente com uma abordagem tecnicista com foco no mercado de trabalho, passa por críticas e é objeto de estudo de diversos pesquisadores como Tardif (2012), Candau (2003), Libâneo (2013), Chalita (2001) e outros que servirão como base teórica desta pesquisa. Atualmente, tendo esta temática pautada na reflexão e no preparo do professor para enfrentar as adversidades frente a novos contextos sociais, a presente pesquisa tem como problemática a formação continuada dos professores de Português para uso das tecnologias nas turmas de ensino médio como os hardwares, leptops, desktops, celulares, datashows e softwares como redes sociais, jogos digitais educacionais e outras constatadas na pesquisa de campo. Partimos da hipótese de que os professores de Língua Portuguesa que atuam no Ensino Médio, ou boa parte desses professores, não tiveram formação suficiente para uso das tecnologias, logo, questões tais quais como aprenderam a lidar com as tecnologias no contexto educacional, se tiveram formação continuada para uso dessas tecnologias, como as ferramentas tecnológicas auxiliam no processo de ensino da língua materna foram norteadoras para a presente pesquisa. Sendo assim, fizemos um questionário aberto que foi respondido por professores de Português que atuam no ensino médio. Os dados obtidos através desse questionário foram analisados com base em uma abordagem qualitativa a fim de identificar a melhora do processo de ensino e apredizagem com o uso das TIC pelos professores de Língua Portuguesa em escolas do ensino médio em Humaitá/AM. Após análise de dados confirmou-se a hipótese e constatou-se que os professores não tiverem formação continuada para uso das TIC, tendo que recorrer a amigos, familiares ou cursos particulares para aprender o manuseio. Ademais, notou-se que os professores defendem o uso das tecnologias nas aulas de Língua Portuguesa afirmando que as TIC auxiliam em aulas mais criativas, lúdicas e produtivas evitando, inclusive, a evasão escolar. Continuing education has gone through several processes throughout history: initially with a technical approach focused on the labor market, under goes through criticism and is the object of study by several researchers such as Tardif (2012), Candau (2003), Libâneo (2013), Chalita (2001) and others that will serve as the theoretical basis of this research. Currently, having this theme based on the reflection and preparation of the teacher to face adversities in the face of new social contexts, this research has as problematic the continued training of Portuguese teachers for the use of technologies in high school classes such as leptop hardware, desktop, mobile phones, datashows and software such as social networks, educational digital games and others found in field research. We hypothesize that Portuguese language teachers working in high school, or most of these teachers, did not have sufficient training to use the technologies, so issues such as learning to deal with technologies in the educational context, whether they had continued training for the use of these technologies, as technological tools help in the process of teaching the mother tongue were guide to the present research. Therefore, we made an open questionnaire that was answered by teachers Portuguese who work in high school. The data obtained through this questionnaire were analyzed based on a qualitative approach in order to identify the improvement of the teaching and learning process with the use of ICT's by Portuguese language teachers in high schools in Humaitá-AM. After data analysis, the hypothesis was confirmed and it was found that teachers did not have continuous training for ICT use, having to resort to friends, family or private courses to learn handling. In addition, it was noted that teachers defend the use of technologies in Portuguese language classes, stating that ICT helps in more creative, playful and productive classes avoiding even school dropout. 2022-12-22T15:00:33Z 2022-11-25 Dissertação CRUZ, Gustavo Queiroz da. Formação continuada dos professores de Língua Portuguesa para o uso das TIC's no ensino médio em Humaitá/AM. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9202 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Professores de ensino médio - Formação
Professores de português - Educação (Educação permanente)
Educação - Recursos de rede de computador
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
CIENCIAS HUMANAS
Formação continuada
Língua Portuguesa
Professores
Ensino médio
TIC
spellingShingle Professores de ensino médio - Formação
Professores de português - Educação (Educação permanente)
Educação - Recursos de rede de computador
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
CIENCIAS HUMANAS
Formação continuada
Língua Portuguesa
Professores
Ensino médio
TIC
Cruz, Gustavo Queiroz da
Formação continuada dos professores de Língua Portuguesa para o uso das TIC's no ensino médio em Humaitá/AM
topic_facet Professores de ensino médio - Formação
Professores de português - Educação (Educação permanente)
Educação - Recursos de rede de computador
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
CIENCIAS HUMANAS
Formação continuada
Língua Portuguesa
Professores
Ensino médio
TIC
description A formação continuada passou por diversos processos ao longo da história: tida inicialmente com uma abordagem tecnicista com foco no mercado de trabalho, passa por críticas e é objeto de estudo de diversos pesquisadores como Tardif (2012), Candau (2003), Libâneo (2013), Chalita (2001) e outros que servirão como base teórica desta pesquisa. Atualmente, tendo esta temática pautada na reflexão e no preparo do professor para enfrentar as adversidades frente a novos contextos sociais, a presente pesquisa tem como problemática a formação continuada dos professores de Português para uso das tecnologias nas turmas de ensino médio como os hardwares, leptops, desktops, celulares, datashows e softwares como redes sociais, jogos digitais educacionais e outras constatadas na pesquisa de campo. Partimos da hipótese de que os professores de Língua Portuguesa que atuam no Ensino Médio, ou boa parte desses professores, não tiveram formação suficiente para uso das tecnologias, logo, questões tais quais como aprenderam a lidar com as tecnologias no contexto educacional, se tiveram formação continuada para uso dessas tecnologias, como as ferramentas tecnológicas auxiliam no processo de ensino da língua materna foram norteadoras para a presente pesquisa. Sendo assim, fizemos um questionário aberto que foi respondido por professores de Português que atuam no ensino médio. Os dados obtidos através desse questionário foram analisados com base em uma abordagem qualitativa a fim de identificar a melhora do processo de ensino e apredizagem com o uso das TIC pelos professores de Língua Portuguesa em escolas do ensino médio em Humaitá/AM. Após análise de dados confirmou-se a hipótese e constatou-se que os professores não tiverem formação continuada para uso das TIC, tendo que recorrer a amigos, familiares ou cursos particulares para aprender o manuseio. Ademais, notou-se que os professores defendem o uso das tecnologias nas aulas de Língua Portuguesa afirmando que as TIC auxiliam em aulas mais criativas, lúdicas e produtivas evitando, inclusive, a evasão escolar.
author_additional Pinto, Valmir Flôres
author_additionalStr Pinto, Valmir Flôres
format Dissertação
author Cruz, Gustavo Queiroz da
author2 http://lattes.cnpq.br/7844733703236678
https://orcid.org/0000-0003-4161-8280
author2Str http://lattes.cnpq.br/7844733703236678
https://orcid.org/0000-0003-4161-8280
title Formação continuada dos professores de Língua Portuguesa para o uso das TIC's no ensino médio em Humaitá/AM
title_short Formação continuada dos professores de Língua Portuguesa para o uso das TIC's no ensino médio em Humaitá/AM
title_full Formação continuada dos professores de Língua Portuguesa para o uso das TIC's no ensino médio em Humaitá/AM
title_fullStr Formação continuada dos professores de Língua Portuguesa para o uso das TIC's no ensino médio em Humaitá/AM
title_full_unstemmed Formação continuada dos professores de Língua Portuguesa para o uso das TIC's no ensino médio em Humaitá/AM
title_sort formação continuada dos professores de língua portuguesa para o uso das tic's no ensino médio em humaitá/am
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2022
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9202
_version_ 1831970132485734400
score 11.753735