Dissertação

O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente

Trata-se de uma pesquisa que visa uma aproximação entre o ensino de filosofia e a perspectiva ética do cuidado de si, tecendo reflexões nessa relação sobre a subjetivação do discurso filosófico. Parte do pressuposto de que o discurso filosófico é subjetivado no meio social complexo e que, fazendo pa...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Galba Vanderlei Batista
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8421170954796092
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9211
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9211
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-92112022-12-27T05:03:44Z O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente Lima, Galba Vanderlei Batista Costa, Deodato Ferreira da http://lattes.cnpq.br/8421170954796092 http://lattes.cnpq.br/1243908839023170 Souto, Caio Augusto Teixeira Martins Noronha, Nelson Matos de Educação - Filosofia Professores - Formação Filosofia - Estudo e ensino CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA: ETICA Ensino Filosofia Cuidado de si Discurso filosófico Michel Foucault Trata-se de uma pesquisa que visa uma aproximação entre o ensino de filosofia e a perspectiva ética do cuidado de si, tecendo reflexões nessa relação sobre a subjetivação do discurso filosófico. Parte do pressuposto de que o discurso filosófico é subjetivado no meio social complexo e que, fazendo parte da relação saber-poder institui concepções, práticas, normas, tendo efeito disciplinar sobre os indivíduos. O professor de filosofia pode ser o primeiro a ser atingido por essas formas de subjetivação, como também passa a ser um agente dessas produções de subjetividade. A pesquisa procurou saber como o professor subjetiva o discurso filosófico na formação docente e se o professor dispunha de práticas de ascese para subjetivação de um discurso por meio de uma relação consigo mesmo, sugerindo o cuidado de si como forma de resistência aos saberes constituídos na trama saber-poder. It is a research that aims to bring together the teaching of philosophy and the ethical perspective of self-care, weaving reflections in this relationship on the subjectivation of philosophical discourse. It starts from the assumption that the philosophical discourse is subjectivated in the complex social environment and that, as part of the knowledge-power relationship, it establishes conceptions, practices, norms, having a disciplinary effect on individuals. The philosophy teacher may be the first to be affected by these forms of subjectivation, as well as being an agent of these productions of subjectivity. The research sought to know how the teacher subjectifies the philosophical discourse in teacher training and whether the teacher had ascetic practices for subjectivation of a discourse through a relationship with himself, suggesting self-care as a form of resistance to the knowledge constituted in the plot. know-power. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2022-12-26T17:43:39Z 2022-12-16 Dissertação LIMA, Galba Vanderlei Batista. O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9211 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Filosofia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação - Filosofia
Professores - Formação
Filosofia - Estudo e ensino
CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA: ETICA
Ensino
Filosofia
Cuidado de si
Discurso filosófico
Michel Foucault
spellingShingle Educação - Filosofia
Professores - Formação
Filosofia - Estudo e ensino
CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA: ETICA
Ensino
Filosofia
Cuidado de si
Discurso filosófico
Michel Foucault
Lima, Galba Vanderlei Batista
O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente
topic_facet Educação - Filosofia
Professores - Formação
Filosofia - Estudo e ensino
CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA: ETICA
Ensino
Filosofia
Cuidado de si
Discurso filosófico
Michel Foucault
description Trata-se de uma pesquisa que visa uma aproximação entre o ensino de filosofia e a perspectiva ética do cuidado de si, tecendo reflexões nessa relação sobre a subjetivação do discurso filosófico. Parte do pressuposto de que o discurso filosófico é subjetivado no meio social complexo e que, fazendo parte da relação saber-poder institui concepções, práticas, normas, tendo efeito disciplinar sobre os indivíduos. O professor de filosofia pode ser o primeiro a ser atingido por essas formas de subjetivação, como também passa a ser um agente dessas produções de subjetividade. A pesquisa procurou saber como o professor subjetiva o discurso filosófico na formação docente e se o professor dispunha de práticas de ascese para subjetivação de um discurso por meio de uma relação consigo mesmo, sugerindo o cuidado de si como forma de resistência aos saberes constituídos na trama saber-poder.
author_additional Costa, Deodato Ferreira da
author_additionalStr Costa, Deodato Ferreira da
format Dissertação
author Lima, Galba Vanderlei Batista
author2 http://lattes.cnpq.br/8421170954796092
author2Str http://lattes.cnpq.br/8421170954796092
title O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente
title_short O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente
title_full O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente
title_fullStr O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente
title_full_unstemmed O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente
title_sort o cuidado de si em michel foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2022
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9211
_version_ 1831970134063841280
score 11.755432