/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente
Trata-se de uma pesquisa que visa uma aproximação entre o ensino de filosofia e a perspectiva ética do cuidado de si, tecendo reflexões nessa relação sobre a subjetivação do discurso filosófico. Parte do pressuposto de que o discurso filosófico é subjetivado no meio social complexo e que, fazendo pa...
Autor principal: | Lima, Galba Vanderlei Batista |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8421170954796092 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9211 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9211 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-92112022-12-27T05:03:44Z O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente Lima, Galba Vanderlei Batista Costa, Deodato Ferreira da http://lattes.cnpq.br/8421170954796092 http://lattes.cnpq.br/1243908839023170 Souto, Caio Augusto Teixeira Martins Noronha, Nelson Matos de Educação - Filosofia Professores - Formação Filosofia - Estudo e ensino CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA: ETICA Ensino Filosofia Cuidado de si Discurso filosófico Michel Foucault Trata-se de uma pesquisa que visa uma aproximação entre o ensino de filosofia e a perspectiva ética do cuidado de si, tecendo reflexões nessa relação sobre a subjetivação do discurso filosófico. Parte do pressuposto de que o discurso filosófico é subjetivado no meio social complexo e que, fazendo parte da relação saber-poder institui concepções, práticas, normas, tendo efeito disciplinar sobre os indivíduos. O professor de filosofia pode ser o primeiro a ser atingido por essas formas de subjetivação, como também passa a ser um agente dessas produções de subjetividade. A pesquisa procurou saber como o professor subjetiva o discurso filosófico na formação docente e se o professor dispunha de práticas de ascese para subjetivação de um discurso por meio de uma relação consigo mesmo, sugerindo o cuidado de si como forma de resistência aos saberes constituídos na trama saber-poder. It is a research that aims to bring together the teaching of philosophy and the ethical perspective of self-care, weaving reflections in this relationship on the subjectivation of philosophical discourse. It starts from the assumption that the philosophical discourse is subjectivated in the complex social environment and that, as part of the knowledge-power relationship, it establishes conceptions, practices, norms, having a disciplinary effect on individuals. The philosophy teacher may be the first to be affected by these forms of subjectivation, as well as being an agent of these productions of subjectivity. The research sought to know how the teacher subjectifies the philosophical discourse in teacher training and whether the teacher had ascetic practices for subjectivation of a discourse through a relationship with himself, suggesting self-care as a form of resistance to the knowledge constituted in the plot. know-power. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2022-12-26T17:43:39Z 2022-12-16 Dissertação LIMA, Galba Vanderlei Batista. O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9211 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Filosofia |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação - Filosofia Professores - Formação Filosofia - Estudo e ensino CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA: ETICA Ensino Filosofia Cuidado de si Discurso filosófico Michel Foucault |
spellingShingle |
Educação - Filosofia Professores - Formação Filosofia - Estudo e ensino CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA: ETICA Ensino Filosofia Cuidado de si Discurso filosófico Michel Foucault Lima, Galba Vanderlei Batista O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente |
topic_facet |
Educação - Filosofia Professores - Formação Filosofia - Estudo e ensino CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA: ETICA Ensino Filosofia Cuidado de si Discurso filosófico Michel Foucault |
description |
Trata-se de uma pesquisa que visa uma aproximação entre o ensino de filosofia e a perspectiva ética do cuidado de si, tecendo reflexões nessa relação sobre a subjetivação do discurso filosófico. Parte do pressuposto de que o discurso filosófico é subjetivado no meio social complexo e que, fazendo parte da relação saber-poder institui concepções, práticas, normas, tendo efeito disciplinar sobre os indivíduos. O professor de filosofia pode ser o primeiro a ser atingido por essas formas de subjetivação, como também passa a ser um agente dessas produções de subjetividade. A pesquisa procurou saber como o professor subjetiva o discurso filosófico na formação docente e se o professor dispunha de práticas de ascese para subjetivação de um discurso por meio de uma relação consigo mesmo, sugerindo o cuidado de si como forma de resistência aos saberes constituídos na trama saber-poder. |
author_additional |
Costa, Deodato Ferreira da |
author_additionalStr |
Costa, Deodato Ferreira da |
format |
Dissertação |
author |
Lima, Galba Vanderlei Batista |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/8421170954796092 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/8421170954796092 |
title |
O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente |
title_short |
O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente |
title_full |
O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente |
title_fullStr |
O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente |
title_full_unstemmed |
O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente |
title_sort |
o cuidado de si em michel foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2022 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9211 |
_version_ |
1831970134063841280 |
score |
11.755432 |