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Tese
O sentido da pós-graduação para qualificação de professores da educação básica do estado do Amazonas
O estudo sobre O sentido da pós-graduação para qualificação de professores da educação básica do estado do Amazonas teve por objetivo identificar, analisar e compreender o sentido e as contribuições da pós-graduação (mestrado), para a formação dos professores da rede estadual de ensino público, r...
Autor principal: | Chagas, Regina Marieta Teixeira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/17117425718610455 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9288 |
Resumo: |
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O estudo sobre O sentido da pós-graduação para qualificação de professores da
educação básica do estado do Amazonas teve por objetivo identificar, analisar e
compreender o sentido e as contribuições da pós-graduação (mestrado), para a
formação dos professores da rede estadual de ensino público, realizada por meio de
parcerias entre a Seduc/AM, a UFJF e a Ufam, no período de 2013 a 2018, em
cumprimento da Meta 16 do Plano Estadual de Educação (PEE). A pesquisa foi
realizada por meio de estudo de caso e teve como fonte de informação: os referenciais
teóricos sobre o tema; a legislação pertinente; e os dados empíricos, estes apreendidos
por meio de entrevista semiestruturada, com questões abertas e subjetivas, de modo a
contemplar os perfis dos sujeitos participantes da pesquisa: Sujeito Dirigente Público
(SDP); Sujeito Coordenador de Programa de Pós-graduação (SCPG); Sujeito Professor
Formador (SPF) e Sujeito Professor Egresso (SPE). Para a compreensão dos dados
nos valemos da Análise do Discurso, tendo em vista os fundamentos da fenomenologia
e da hermenêutica e, para analisá-los qualitativamente, recorremos à técnica do
Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O sentido e as contribuições reveladas no estudo
estão refletidos nas afirmações dos sujeitos de que o mestrado possibilitou a aquisição
de novos conhecimentos e melhorias pessoais, profissionais e financeiras. Esse
resultado confirma a tese levantada a priori: A pós-graduação em nível stricto sensu
também é espaço de formação continuada de professores da Educação Básica, porque
possibilita melhorias na qualificação, na valorização e na atuação profissional |