Dissertação

Sob outro ponto de vista: o uso da A/r/tografia como abordagem no ensino de arte para as crianças do 5° ano 1

Este artigo é resultado de um percurso realizado entre o ano de 2020 a 2022 no Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes. No qual foi desenvolvida uma ação para a turma do 5º ano 1 da Escola Estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi, como estratégia de intervenção para compreender e agir d...

ver descrição completa

Autor principal: Pereira, Carla Woany Rabelo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2014698528645680
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9389
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9389
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-93892023-06-13T05:04:06Z Sob outro ponto de vista: o uso da A/r/tografia como abordagem no ensino de arte para as crianças do 5° ano 1 Desde otro punto de vista: el uso de la A/r/tografía como enfoque para la enseñanza del arte a niños de 5° grado 1 Pereira, Carla Woany Rabelo Barros, Rosemara Staub de http://lattes.cnpq.br/2014698528645680 http://lattes.cnpq.br/2680914238480876 Guaraldo, Laís http://lattes.cnpq.br/7170148744222443 Lopes, Valter Frank de Mesquita http://lattes.cnpq.br/1565384722921188 Desenho - Estudo e ensino Crianças - Aptidão para o desenho Desenho (Ensino fundamental) LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Desenho na escola A/r/tografia Processo de criação Este artigo é resultado de um percurso realizado entre o ano de 2020 a 2022 no Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes. No qual foi desenvolvida uma ação para a turma do 5º ano 1 da Escola Estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi, como estratégia de intervenção para compreender e agir diante da dificuldade que os estudantes apresentavam ao expressar-se por meio do desenho. Recorreu-se à Abordagem A/r/tografica, visto que as direções que rodeiam nossa ação: a pesquisa, o artista e o ensino de artes visuais, mesmo parecendo independentes, interceptaram-se nessa conversa por meio de rizomas. Diante disso, a professora direcionou seus estudantes a refletirem sobre os processos de criação de dois artistas e a de si próprios, por intermédio do diário gráfico, como uma forma de perceberem o desenho para além da própria linguagem e técnica, valorizando-o como instrumento de pesquisa para construção de identidades, compreensão e valores. O aporte teórico usado na fundamentação percorreu sobre as implicações dos desenhos no desenvolvimento socioemocional da criança por um caminho bem estreito a respeito do posicionamento do professor contemporâneo de arte. Para o arcabouço teórico, reunimos nesta investigação trechos dos diálogos das pesquisadoras Sueli Ferreira (2012), Mirian Celeste, Gisa Picosque e Terezinha Guerra (2010), Edith Derdyk (2020) e outros. Nossos apontamentos para a frase “eu não sei desenhar” findaram para a conscientização e reconhecimento do potencial que existe ao fazer desenho, no qual, resultou-se em uma sequência de trabalhos gráficos carregados por mensagens e valores subjetivos. Este artículo es el resultado de un recorrido realizado entre 2020 y 2022 en la Maestría Profesional en Artes - Prof-Artes. En el cual, se desarrolló un proyecto de acción para la clase del 5°1 de la Escuela do Estado de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi como estrategia de intervención para comprender y actuar sobre la dificultad que tenían los estudiantes al expresarse a través del dibujo. Acudimos al Enfoque A/r/tográfico, desde las direcciones que rodean nuestra acción: la investigación, el artista y la enseñanza de las artes visuales, que aun pareciendo independientes se cruzan en esta conversación a través de rizomas. Ante ello, la docente orientó a sus alumnos a reflexionar sobre los procesos de creación de dos artistas y de ellos mismos, a través del diario gráfico, como una forma de percibir el dibujo más allá de su propio lenguaje y técnica, valorándolo como herramienta de investigación para la construcción de identidades, la comprensión y valores El sustento teórico utilizado en la fundamentación abarcó las implicaciones del dibujo en el desarrollo socioemocional del niño a través de un camino muy estrecho en cuanto al posicionamiento del docente de arte contemporáneo. Para el marco, reunimos en esta investigación extractos de los diálogos de las investigadoras Sueli Ferreira (2012), Mirian Celeste, Gisa Picosque y Terezinha Guerra (2010), Edith Derdyk (2020) y otras. Nuestras notas sobre la frase “No sé dibujar” terminaron por concienciar y reconocer el potencial que existe en el dibujo, lo que resultó en una secuencia de obras gráficas cargadas de mensajes y valores subjetivos. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2023-06-12T13:54:35Z 2023-01-31 Dissertação PEREIRA, Carla Woany Rabelo. Sob outro ponto de vista: o uso da A/r/tografia como abordagem no ensino de arte para as crianças do 5° ano 1. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9389 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM - UEA Programa de Pós-graduação em Artes
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Desenho - Estudo e ensino
Crianças - Aptidão para o desenho
Desenho (Ensino fundamental)
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Desenho na escola
A/r/tografia
Processo de criação
spellingShingle Desenho - Estudo e ensino
Crianças - Aptidão para o desenho
Desenho (Ensino fundamental)
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Desenho na escola
A/r/tografia
Processo de criação
Pereira, Carla Woany Rabelo
Sob outro ponto de vista: o uso da A/r/tografia como abordagem no ensino de arte para as crianças do 5° ano 1
topic_facet Desenho - Estudo e ensino
Crianças - Aptidão para o desenho
Desenho (Ensino fundamental)
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Desenho na escola
A/r/tografia
Processo de criação
description Este artigo é resultado de um percurso realizado entre o ano de 2020 a 2022 no Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes. No qual foi desenvolvida uma ação para a turma do 5º ano 1 da Escola Estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi, como estratégia de intervenção para compreender e agir diante da dificuldade que os estudantes apresentavam ao expressar-se por meio do desenho. Recorreu-se à Abordagem A/r/tografica, visto que as direções que rodeiam nossa ação: a pesquisa, o artista e o ensino de artes visuais, mesmo parecendo independentes, interceptaram-se nessa conversa por meio de rizomas. Diante disso, a professora direcionou seus estudantes a refletirem sobre os processos de criação de dois artistas e a de si próprios, por intermédio do diário gráfico, como uma forma de perceberem o desenho para além da própria linguagem e técnica, valorizando-o como instrumento de pesquisa para construção de identidades, compreensão e valores. O aporte teórico usado na fundamentação percorreu sobre as implicações dos desenhos no desenvolvimento socioemocional da criança por um caminho bem estreito a respeito do posicionamento do professor contemporâneo de arte. Para o arcabouço teórico, reunimos nesta investigação trechos dos diálogos das pesquisadoras Sueli Ferreira (2012), Mirian Celeste, Gisa Picosque e Terezinha Guerra (2010), Edith Derdyk (2020) e outros. Nossos apontamentos para a frase “eu não sei desenhar” findaram para a conscientização e reconhecimento do potencial que existe ao fazer desenho, no qual, resultou-se em uma sequência de trabalhos gráficos carregados por mensagens e valores subjetivos.
author_additional Barros, Rosemara Staub de
author_additionalStr Barros, Rosemara Staub de
format Dissertação
author Pereira, Carla Woany Rabelo
author2 http://lattes.cnpq.br/2014698528645680
author2Str http://lattes.cnpq.br/2014698528645680
title Sob outro ponto de vista: o uso da A/r/tografia como abordagem no ensino de arte para as crianças do 5° ano 1
title_short Sob outro ponto de vista: o uso da A/r/tografia como abordagem no ensino de arte para as crianças do 5° ano 1
title_full Sob outro ponto de vista: o uso da A/r/tografia como abordagem no ensino de arte para as crianças do 5° ano 1
title_fullStr Sob outro ponto de vista: o uso da A/r/tografia como abordagem no ensino de arte para as crianças do 5° ano 1
title_full_unstemmed Sob outro ponto de vista: o uso da A/r/tografia como abordagem no ensino de arte para as crianças do 5° ano 1
title_sort sob outro ponto de vista: o uso da a/r/tografia como abordagem no ensino de arte para as crianças do 5° ano 1
publisher Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9389
_version_ 1831970164718960640
score 11.753896