Tese

Contradições da relação público-privada na gestão das escolas públicas da rede de ensino de Manaus-Am

A presente tese de doutorado em educação apresenta estudo realizado com/na gestão da rede de ensino da cidade de Manaus. Tem como objetivo principal analisar como é feita a implantação do modelo de gestão gerencial na rede de ensino de Manaus no recorte temporal de 2013 a 2020 alinhado com os intere...

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Autor principal: Moura, Edilberto Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9786921280591056
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9470
Resumo:
A presente tese de doutorado em educação apresenta estudo realizado com/na gestão da rede de ensino da cidade de Manaus. Tem como objetivo principal analisar como é feita a implantação do modelo de gestão gerencial na rede de ensino de Manaus no recorte temporal de 2013 a 2020 alinhado com os interesses das políticas neoliberais. A questão movente que norteou a pesquisa consistiu em: Como a rede municipal de ensino de Manaus tem materializado através de políticas públicas a implantação de um modelo de gestão gerencial e como esta lógica é operacionalizada, tendo como referência as métricas das avaliações em larga escala? Defende-se a tese de que o crescimento do IDEB, na série histórica em estudo não significou a melhoria da aprendizagem dos alunos (as) da rede municipal de Manaus, visto que a pesquisa constatou por meio da Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE) que parcela significativa dos alunos (as) demonstraram não terem adquiridos os conhecidos básicos, o que contradiz com o alto índice de aprovação evidenciado pelos dados informados pela SEMED. O estudo foi realizado em uma zona distrital (Zona Norte) da Semed/Manaus e tomou como campo de pesquisa quatro escolas pertencentes à referida zona. A pesquisa se assenta em uma perspectiva crítica pelo viés do método Materialismo histórico dialético, articulando as categorias totalidade, contradição e mediação discutida por teóricos marxistas como Lucáks (2015), Kozik (1976), bem como outros autores que discutem a política educacional alinhados ao referido método, como Gadotti (2013), Frigotto (2006, 2010), Freitas (2004, 2018), Azevedo (2008), Peroni (2017, 2021), Adrião (2015, 2016, 2018), Mourão (2005) e outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que relacionada à pesquisa de campo traz como argumento principal que a qualidade da educação defendida pela lógica neoliberal está revestida de interesses empresariais que veem na educação um campo de alto valor para investimentos que gera exclusão e que contradiz o sentido de qualidade social, implicando diretamente no sentido de qualidade do ensino. Depreende-se que problematizar a lógica neoliberal inserida na gestão das escolas do ensino básico no campo pesquisado, pela via materialista histórica dialética, implica também operar na crítica ao processo de entrada de empresas privadas na rede de Manaus que passa a pensar e controlar o trabalho pedagógico e a gestão escolar, através e metodologias totalmente ligadas ao setor empresarial. Conclui-se por fim que a crítica presente no trabalho é importante e se junta a outras tantas críticas dentro do contexto amazônico em que os sinais da colonização europeia ainda estão muito presentes em forma de subordinação e para nós esta análise implica em um processo de resistência e luta constante que inicia com o desvelamento da realidade educacional que é apresentada com dados camuflados, causando um profundo caos com o real sentido da educação e sua qualidade, ancorado em princípios mercadológicos.