/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Percepção de educandos na Amazônia continental sobre uso e conservação da água - um estudo de caso no IFAM campus Lábrea
A água é um elemento essencial para a manutenção da vida na terra, algumas ações da humanidade vêm contribuindo para a degradação da biodiversidade, apesar da grande quantidade de pesquisas acerca da mitigação dos efeitos climáticos, apontando soluções, estudos comprovam que nem sempre a populaçã...
Autor principal: | Silva, Davilla Vieira Odizio da |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6269055855790517, https://orcid.org/0000-0002-3974-490X |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9540 |
Resumo: |
---|
A água é um elemento essencial para a manutenção da vida na terra, algumas ações
da humanidade vêm contribuindo para a degradação da biodiversidade, apesar da
grande quantidade de pesquisas acerca da mitigação dos efeitos climáticos,
apontando soluções, estudos comprovam que nem sempre a população se apropria
destas informações, diante do exposto este trabalho vem contribuir com a
comunicação entre a academia e população. Tendo como objetivo desenvolver
material de ensino das ciências ambientais a partir da constatação de como os
discentes dos cursos integrados do Instituto Federal de Educação Ciência e
Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea, compreendem o uso e conservação da
água. Quanto a metodologia foi utilizada, a análise de conteúdo de BARDIN e
estatística descritiva, os instrumentos de coleta foram, grupo focal, mapa falado e
questionário. Por meio deste estudo foi possível identificar uma lacuna na literatura de
pesquisas nessa temática, quanto a faixa etária de jovens, identificou-se a
necessidade de melhorar a comunicação cientifica entre academia e comunidade,
visto que grande parte dos participantes das pesquisas desconhecem as
recomendações dos especialistas. Após a identificação da percepção ambiental dos
educandos sobre a temática água, criou-se uma cartilha informativa para docentes
abordando a temática água, composta de sugestão de planos de aula, guia de fontes
de informação e modelo de plano de aula, o produto educacional foi criado na
perspectiva de divulgação cientifica. |