Dissertação

Percepção de educandos na Amazônia continental sobre uso e conservação da água - um estudo de caso no IFAM campus Lábrea

A água é um elemento essencial para a manutenção da vida na terra, algumas ações da humanidade vêm contribuindo para a degradação da biodiversidade, apesar da grande quantidade de pesquisas acerca da mitigação dos efeitos climáticos, apontando soluções, estudos comprovam que nem sempre a populaçã...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Davilla Vieira Odizio da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6269055855790517, https://orcid.org/0000-0002-3974-490X
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9540
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9540
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-95402023-08-05T05:03:54Z Percepção de educandos na Amazônia continental sobre uso e conservação da água - um estudo de caso no IFAM campus Lábrea Silva, Davilla Vieira Odizio da Almeida, Ronaldo de http://lattes.cnpq.br/6269055855790517 http://lattes.cnpq.br/0825979297007065 Bastos , Wanderley Rodrigues Schropfer, Edivania dos Santos https://orcid.org/0000-0002-3974-490X Água - Conservação Água - Pequisa Água - Qualidade OUTROS: CIENCIAS Ensino Recursos hídricos Ciências ambientais Comunicação científica A água é um elemento essencial para a manutenção da vida na terra, algumas ações da humanidade vêm contribuindo para a degradação da biodiversidade, apesar da grande quantidade de pesquisas acerca da mitigação dos efeitos climáticos, apontando soluções, estudos comprovam que nem sempre a população se apropria destas informações, diante do exposto este trabalho vem contribuir com a comunicação entre a academia e população. Tendo como objetivo desenvolver material de ensino das ciências ambientais a partir da constatação de como os discentes dos cursos integrados do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea, compreendem o uso e conservação da água. Quanto a metodologia foi utilizada, a análise de conteúdo de BARDIN e estatística descritiva, os instrumentos de coleta foram, grupo focal, mapa falado e questionário. Por meio deste estudo foi possível identificar uma lacuna na literatura de pesquisas nessa temática, quanto a faixa etária de jovens, identificou-se a necessidade de melhorar a comunicação cientifica entre academia e comunidade, visto que grande parte dos participantes das pesquisas desconhecem as recomendações dos especialistas. Após a identificação da percepção ambiental dos educandos sobre a temática água, criou-se uma cartilha informativa para docentes abordando a temática água, composta de sugestão de planos de aula, guia de fontes de informação e modelo de plano de aula, o produto educacional foi criado na perspectiva de divulgação cientifica. Water is an essential element for maintaining life on earth, some human actions have been contributing to the degradation of biodiversity, despite the large amount of research on mitigating climate effects, pointing out solutions, studies prove that the population does not always appropriates this information, in view of the above, this work contributes to the communication between the academy and the population. Aiming to develop teaching material for environmental sciences based on the observation of how the students of the integrated courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Campus Lábrea, understand the use and conservation of water. As for the methodology used, the BARDIN content analysis and descriptive statistics, the collection instruments were, focus group, spoken map and questionnaire. Through this study, it was possible to identify a gap in the research literature on this subject, regarding the age group of young people, the need to improve scientific communication between academia and the community was identified, since most of the research participants are unaware of the recommendations of the experts. After identifying the students' environmental perception on the water theme, an informative booklet was created for teachers addressing the water theme, consisting of suggested lesson plans, a guide to information sources and a lesson plan model, the educational product was created from the perspective of scientific dissemination. 2023-08-04T18:29:16Z 2023-04-25 Dissertação SILVA, Davilla Vieira Odizio da. Percepção de educandos na Amazônia continental sobre uso e conservação da água - um estudo de caso no IFAM campus Lábrea. 2023. 52 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023 https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9540 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Água - Conservação
Água - Pequisa
Água - Qualidade
OUTROS: CIENCIAS
Ensino
Recursos hídricos
Ciências ambientais
Comunicação científica
spellingShingle Água - Conservação
Água - Pequisa
Água - Qualidade
OUTROS: CIENCIAS
Ensino
Recursos hídricos
Ciências ambientais
Comunicação científica
Silva, Davilla Vieira Odizio da
Percepção de educandos na Amazônia continental sobre uso e conservação da água - um estudo de caso no IFAM campus Lábrea
topic_facet Água - Conservação
Água - Pequisa
Água - Qualidade
OUTROS: CIENCIAS
Ensino
Recursos hídricos
Ciências ambientais
Comunicação científica
description A água é um elemento essencial para a manutenção da vida na terra, algumas ações da humanidade vêm contribuindo para a degradação da biodiversidade, apesar da grande quantidade de pesquisas acerca da mitigação dos efeitos climáticos, apontando soluções, estudos comprovam que nem sempre a população se apropria destas informações, diante do exposto este trabalho vem contribuir com a comunicação entre a academia e população. Tendo como objetivo desenvolver material de ensino das ciências ambientais a partir da constatação de como os discentes dos cursos integrados do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea, compreendem o uso e conservação da água. Quanto a metodologia foi utilizada, a análise de conteúdo de BARDIN e estatística descritiva, os instrumentos de coleta foram, grupo focal, mapa falado e questionário. Por meio deste estudo foi possível identificar uma lacuna na literatura de pesquisas nessa temática, quanto a faixa etária de jovens, identificou-se a necessidade de melhorar a comunicação cientifica entre academia e comunidade, visto que grande parte dos participantes das pesquisas desconhecem as recomendações dos especialistas. Após a identificação da percepção ambiental dos educandos sobre a temática água, criou-se uma cartilha informativa para docentes abordando a temática água, composta de sugestão de planos de aula, guia de fontes de informação e modelo de plano de aula, o produto educacional foi criado na perspectiva de divulgação cientifica.
author_additional Almeida, Ronaldo de
author_additionalStr Almeida, Ronaldo de
format Dissertação
author Silva, Davilla Vieira Odizio da
author2 http://lattes.cnpq.br/6269055855790517
https://orcid.org/0000-0002-3974-490X
author2Str http://lattes.cnpq.br/6269055855790517
https://orcid.org/0000-0002-3974-490X
title Percepção de educandos na Amazônia continental sobre uso e conservação da água - um estudo de caso no IFAM campus Lábrea
title_short Percepção de educandos na Amazônia continental sobre uso e conservação da água - um estudo de caso no IFAM campus Lábrea
title_full Percepção de educandos na Amazônia continental sobre uso e conservação da água - um estudo de caso no IFAM campus Lábrea
title_fullStr Percepção de educandos na Amazônia continental sobre uso e conservação da água - um estudo de caso no IFAM campus Lábrea
title_full_unstemmed Percepção de educandos na Amazônia continental sobre uso e conservação da água - um estudo de caso no IFAM campus Lábrea
title_sort percepção de educandos na amazônia continental sobre uso e conservação da água - um estudo de caso no ifam campus lábrea
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9540
_version_ 1831970198577479680
score 11.753735