/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Formação continuada na perspectiva da etnomatemática para os professores da educação do campo: um olhar inovador no desenvolvimento das práticas pedagógicas
Como a perspectiva da Etnomatemática pode colaborar para o desenvolvimento de práticas pedagógicas dos professores de Matemática da Educação do Campo do Município de Humaitá, Amazonas por meio da formação continuada de professores? Esta é a questão que direciona a presente pesquisa, a qual possui...
Autor principal: | Barreto, Kin Frank Souza |
---|---|
Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/2130509282448134 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9541 |
Resumo: |
---|
Como a perspectiva da Etnomatemática pode colaborar para o desenvolvimento de
práticas pedagógicas dos professores de Matemática da Educação do Campo do
Município de Humaitá, Amazonas por meio da formação continuada de professores? Esta
é a questão que direciona a presente pesquisa, a qual possui como objetivo geral
compreender as práticas pedagógicas dos professores de matemática da Educação do
Campo a partir da etnomatemática. Tal objetivo se desdobra em objetivos específicos, os
quais buscam abordar a etnomatemática como formação continuada para os professores
de matemática da Educação do Campo; averiguar a compreensão dos professores da
Educação do Campo sobre os saberes matemáticos locais dos estudantes; e, por fim,
analisar as políticas de organização instituídas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB, 9.394/1996), no Plano Nacional da Educação (PNE, 130005/2014), no
contexto educacional sobre a Educação do Campo e formação continuada. Para tanto, a
revisão de literatura engloba a conceituação sobre o que é etnomatemática abordando seu
histórico e conceito. Em continuidade, aponta a importância da formação continuada para
a prática pedagógica, assim como historiciza brevemente a educação do campo, assim
como discute as práticas pedagógicas docentes e a etnomatemática direcionando a
reflexão principal para a Educação do Campo articulada à luz dessa última.
Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa ancorada e caracterizada como
hermenêutica e dialógica, de abordagem qualitativa. A partir dos documentos analisados
e das entrevistas realizadas com cinco professores de matemática de Escolas do Campo
da região sul do Amazonas, os resultados foram apresentados em categorias e
subcategorias referentes a: (i) Programa etnomatemática e a compreensão sobre a
etnomatemática, (ii) Programa etnomatemática e saberes locais, (iii) Programa
Etnomatemática e ensino de Educação do campo, (iv) Formação continuada e o Programa
etnomatemática, (v) Formação continuada e a LDB 9394/96 e o PNE13005/2014, (vi)
Formação continuada e as práticas pedagógicas dos professores ribeirinhos, (vii)
educação do campo/escolas ribeirinhas e o entendimento sobre a educação do campo, e
(viii) educação do campo e as políticas públicas educacionais. Como considerações finais,
inferiu-se que a pesquisa contribuiu para despertar aos docentes do campo novos
conhecimentos e uma reflexão da importância de trabalhar com as especificidades dos
discentes do campo, sobretudo enfatizando que a etnomatemática é uma plausível saída
para melhorar o ensino dos discentes do campo. |