Dissertação

Formação continuada na perspectiva da etnomatemática para os professores da educação do campo: um olhar inovador no desenvolvimento das práticas pedagógicas

Como a perspectiva da Etnomatemática pode colaborar para o desenvolvimento de práticas pedagógicas dos professores de Matemática da Educação do Campo do Município de Humaitá, Amazonas por meio da formação continuada de professores? Esta é a questão que direciona a presente pesquisa, a qual possui...

ver descrição completa

Autor principal: Barreto, Kin Frank Souza
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/2130509282448134
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9541
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9541
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-95412023-08-08T05:03:39Z Formação continuada na perspectiva da etnomatemática para os professores da educação do campo: um olhar inovador no desenvolvimento das práticas pedagógicas Barreto, Kin Frank Souza Vaz, Marcos André Braz https://lattes.cnpq.br/2130509282448134 http://lattes.cnpq.br/4734503770986416 Rosa, Milton http://lattes.cnpq.br/5977637226430625 Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes http://lattes.cnpq.br/0252784934597973 Educação rural - Humaitá (AM) Professores de educação rural - Humaitá (AM) Professores - Formação - Amazonas CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação do Campo Povos ribeirinhos Amazonas Educação Como a perspectiva da Etnomatemática pode colaborar para o desenvolvimento de práticas pedagógicas dos professores de Matemática da Educação do Campo do Município de Humaitá, Amazonas por meio da formação continuada de professores? Esta é a questão que direciona a presente pesquisa, a qual possui como objetivo geral compreender as práticas pedagógicas dos professores de matemática da Educação do Campo a partir da etnomatemática. Tal objetivo se desdobra em objetivos específicos, os quais buscam abordar a etnomatemática como formação continuada para os professores de matemática da Educação do Campo; averiguar a compreensão dos professores da Educação do Campo sobre os saberes matemáticos locais dos estudantes; e, por fim, analisar as políticas de organização instituídas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 9.394/1996), no Plano Nacional da Educação (PNE, 130005/2014), no contexto educacional sobre a Educação do Campo e formação continuada. Para tanto, a revisão de literatura engloba a conceituação sobre o que é etnomatemática abordando seu histórico e conceito. Em continuidade, aponta a importância da formação continuada para a prática pedagógica, assim como historiciza brevemente a educação do campo, assim como discute as práticas pedagógicas docentes e a etnomatemática direcionando a reflexão principal para a Educação do Campo articulada à luz dessa última. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa ancorada e caracterizada como hermenêutica e dialógica, de abordagem qualitativa. A partir dos documentos analisados e das entrevistas realizadas com cinco professores de matemática de Escolas do Campo da região sul do Amazonas, os resultados foram apresentados em categorias e subcategorias referentes a: (i) Programa etnomatemática e a compreensão sobre a etnomatemática, (ii) Programa etnomatemática e saberes locais, (iii) Programa Etnomatemática e ensino de Educação do campo, (iv) Formação continuada e o Programa etnomatemática, (v) Formação continuada e a LDB 9394/96 e o PNE13005/2014, (vi) Formação continuada e as práticas pedagógicas dos professores ribeirinhos, (vii) educação do campo/escolas ribeirinhas e o entendimento sobre a educação do campo, e (viii) educação do campo e as políticas públicas educacionais. Como considerações finais, inferiu-se que a pesquisa contribuiu para despertar aos docentes do campo novos conhecimentos e uma reflexão da importância de trabalhar com as especificidades dos discentes do campo, sobretudo enfatizando que a etnomatemática é uma plausível saída para melhorar o ensino dos discentes do campo. How can the perspective of Ethnomathematics contribute to the development of pedagogical practices of Mathematics teachers in the Education of the Countryside in the municipality of Humaitá, Amazonas through teacher training? This is the question that guides the present research, which aims to understand the pedagogical practices of mathematics teachers in the Education of the Countryside based on Ethnomathematics. This objective is divided into specific objectives, which seek to address Ethnomathematics as continuous education for mathematics teachers in the Education of the Countryside; to investigate the understanding of Education of the Countryside teachers about local mathematical knowledge of students; and, finally, to analyze the policies of organization instituted in the National Education Guidelines and Bases Law (LDB, 9.394/1996), the National Education Plan (PNE, 130005/2014), and the educational context on Education of the Countryside and continuing education. Therefore, the literature review includes the conceptualization of what Ethnomathematics is, addressing its history and concept. Furthermore, it highlights the importance of continuous education for pedagogical practice, as well as briefly historicizes education of the countryside and discusses teacher pedagogical practices and Ethnomathematics, directing the main reflection towards Education of the Countryside articulated in the light of the latter. Methodologically, it is research anchored and characterized as hermeneutic and dialogical, with a qualitative approach. Based on the analyzed documents and interviews conducted with five mathematics teachers from Countryside Schools in the southern region of Amazonas, the results were presented in categories and subcategories referring to: (i) Ethnomathematics program and understanding about Ethnomathematics, (ii) Ethnomathematics program and local knowledge, (iii) Ethnomathematics program and Education of the Countryside teaching, (iv) Continuous education and the Ethnomathematics program, (v) Continuous education and the LDB 9394/96 and the PNE 13005/2014, (vi) Continuous education and the pedagogical practices of riverside teachers, (vii) Education of the Countryside/riverside schools and understanding of Education of the Countryside, and (viii) Education of the Countryside and educational public policies. As final considerations, it was inferred that the research contributed to arousing new knowledge and a reflection among Countryside teachers on the importance of working with the specificities of Countryside students, emphasizing that Ethnomathematics is a plausible solution to improve the teaching of Countryside students. 2023-08-07T17:17:00Z 2023-05-06 Dissertação BARRETO, Kin Frank Souza. Formação continuada na perspectiva da etnomatemática para os professores da educação do campo: um olhar inovador no desenvolvimento das práticas pedagógicas. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9541 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação rural - Humaitá (AM)
Professores de educação rural - Humaitá (AM)
Professores - Formação - Amazonas
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação do Campo
Povos ribeirinhos
Amazonas
Educação
spellingShingle Educação rural - Humaitá (AM)
Professores de educação rural - Humaitá (AM)
Professores - Formação - Amazonas
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação do Campo
Povos ribeirinhos
Amazonas
Educação
Barreto, Kin Frank Souza
Formação continuada na perspectiva da etnomatemática para os professores da educação do campo: um olhar inovador no desenvolvimento das práticas pedagógicas
topic_facet Educação rural - Humaitá (AM)
Professores de educação rural - Humaitá (AM)
Professores - Formação - Amazonas
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação do Campo
Povos ribeirinhos
Amazonas
Educação
description Como a perspectiva da Etnomatemática pode colaborar para o desenvolvimento de práticas pedagógicas dos professores de Matemática da Educação do Campo do Município de Humaitá, Amazonas por meio da formação continuada de professores? Esta é a questão que direciona a presente pesquisa, a qual possui como objetivo geral compreender as práticas pedagógicas dos professores de matemática da Educação do Campo a partir da etnomatemática. Tal objetivo se desdobra em objetivos específicos, os quais buscam abordar a etnomatemática como formação continuada para os professores de matemática da Educação do Campo; averiguar a compreensão dos professores da Educação do Campo sobre os saberes matemáticos locais dos estudantes; e, por fim, analisar as políticas de organização instituídas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 9.394/1996), no Plano Nacional da Educação (PNE, 130005/2014), no contexto educacional sobre a Educação do Campo e formação continuada. Para tanto, a revisão de literatura engloba a conceituação sobre o que é etnomatemática abordando seu histórico e conceito. Em continuidade, aponta a importância da formação continuada para a prática pedagógica, assim como historiciza brevemente a educação do campo, assim como discute as práticas pedagógicas docentes e a etnomatemática direcionando a reflexão principal para a Educação do Campo articulada à luz dessa última. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa ancorada e caracterizada como hermenêutica e dialógica, de abordagem qualitativa. A partir dos documentos analisados e das entrevistas realizadas com cinco professores de matemática de Escolas do Campo da região sul do Amazonas, os resultados foram apresentados em categorias e subcategorias referentes a: (i) Programa etnomatemática e a compreensão sobre a etnomatemática, (ii) Programa etnomatemática e saberes locais, (iii) Programa Etnomatemática e ensino de Educação do campo, (iv) Formação continuada e o Programa etnomatemática, (v) Formação continuada e a LDB 9394/96 e o PNE13005/2014, (vi) Formação continuada e as práticas pedagógicas dos professores ribeirinhos, (vii) educação do campo/escolas ribeirinhas e o entendimento sobre a educação do campo, e (viii) educação do campo e as políticas públicas educacionais. Como considerações finais, inferiu-se que a pesquisa contribuiu para despertar aos docentes do campo novos conhecimentos e uma reflexão da importância de trabalhar com as especificidades dos discentes do campo, sobretudo enfatizando que a etnomatemática é uma plausível saída para melhorar o ensino dos discentes do campo.
author_additional Vaz, Marcos André Braz
author_additionalStr Vaz, Marcos André Braz
format Dissertação
author Barreto, Kin Frank Souza
author2 https://lattes.cnpq.br/2130509282448134
author2Str https://lattes.cnpq.br/2130509282448134
title Formação continuada na perspectiva da etnomatemática para os professores da educação do campo: um olhar inovador no desenvolvimento das práticas pedagógicas
title_short Formação continuada na perspectiva da etnomatemática para os professores da educação do campo: um olhar inovador no desenvolvimento das práticas pedagógicas
title_full Formação continuada na perspectiva da etnomatemática para os professores da educação do campo: um olhar inovador no desenvolvimento das práticas pedagógicas
title_fullStr Formação continuada na perspectiva da etnomatemática para os professores da educação do campo: um olhar inovador no desenvolvimento das práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Formação continuada na perspectiva da etnomatemática para os professores da educação do campo: um olhar inovador no desenvolvimento das práticas pedagógicas
title_sort formação continuada na perspectiva da etnomatemática para os professores da educação do campo: um olhar inovador no desenvolvimento das práticas pedagógicas
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9541
_version_ 1831970198733717504
score 11.753896