Dissertação

Consumo doméstico d’água por meio de jogo educacional

A sociedade moderna tem convivido cada vez mais com as consequências dos impactos causados pela ação do homem no meio ambiente, frentes de debate e ação se formaram de forma global e localmente, tentando penetrar todas as esferas da sociedade, dos anos iniciais das escolas até as mais altas cúpul...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Ruan Alex Colares da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3816271907604712
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9547
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9547
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-95472023-08-09T05:03:41Z Consumo doméstico d’água por meio de jogo educacional Silva, Ruan Alex Colares da Cavalcante, Kátia Viana http://lattes.cnpq.br/3816271907604712 http://lattes.cnpq.br/2715253110435470 Costa, Valéria Sandra de Oliveira Almeida, Ronaldo de Lima, William Vieira de Água - Conservação Água - Desperdício Água - Distribuição Jogos educativos OUTROS: CIENCIAS ODS 6 Economia Recursos hídricos Gamificação A sociedade moderna tem convivido cada vez mais com as consequências dos impactos causados pela ação do homem no meio ambiente, frentes de debate e ação se formaram de forma global e localmente, tentando penetrar todas as esferas da sociedade, dos anos iniciais das escolas até as mais altas cúpulas governamentais e industriais. A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada, não apenas prevendo ou gerando modelos que ajudem a prevenir catástrofes, mas também levando conhecimento e interconectando pessoas e lugares, revolucionando a forma de interagir, de ensinar e aprender. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo digital que sirva de apoio ao processo de ensino-aprendizagem das ciências ambientais, utilizando uma adaptação da Metodologia NAVE para o escopo desta pesquisa O jogo teve a participação de alunos do curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária na ideação e foi validado por discentes do curso Técnico de Nível Médio em Informática por meio de atividade prática e posterior avaliação por formulário. O jogo retratou o consumo de água nas residências, ampliando a visão e promovendo a sensibilização e engajamento em relação ao uso da água, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem da água. O jogo está disponível gratuitamente, esperamos que esta ferramenta possa contribuir para o ensino das ciências ambientais, despertando uma nova visão frente aos problemas ambientais trabalhados desenvolvidos no jogo. Modern society has increasingly lived with the consequences of the impacts caused by human action on the environment, fronts of debate and action have been formed globally and locally, trying to penetrate all spheres of society, from the early years of schools to the highest levels of government and industry. Technology has proven to be a great ally, not only predicting or generating models that help prevent catastrophes, but also bringing knowledge and interconnecting people and places, revolutionizing the way of interacting, teaching and learning. In this way, the present work aimed to develop a digital game that supports the teaching-learning process of environmental sciences, using an adaptation of the NAVE Methodology for the scope of this research. in Agriculture and Livestock in the ideation and was validated by students of the Technician of Middle Level course in Informatics through practical activity and subsequent evaluation by form. The game portrayed water consumption in homes, expanding the vision and promoting awareness and engagement in relation to water use, strengthening the teaching and learning process about water. The game is available for free, we hope that this tool can contribute to the teaching of environmental sciences, awakening a new vision in the face of the environmental problems worked and developed in the game. 2023-08-08T17:48:26Z 2023-04-19 Dissertação SILVA, Ruan Alex Colares da. Consumo doméstico d’água por meio de jogo educacional. 2023. 54 f. (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9547 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Água - Conservação
Água - Desperdício
Água - Distribuição
Jogos educativos
OUTROS: CIENCIAS
ODS 6
Economia
Recursos hídricos
Gamificação
spellingShingle Água - Conservação
Água - Desperdício
Água - Distribuição
Jogos educativos
OUTROS: CIENCIAS
ODS 6
Economia
Recursos hídricos
Gamificação
Silva, Ruan Alex Colares da
Consumo doméstico d’água por meio de jogo educacional
topic_facet Água - Conservação
Água - Desperdício
Água - Distribuição
Jogos educativos
OUTROS: CIENCIAS
ODS 6
Economia
Recursos hídricos
Gamificação
description A sociedade moderna tem convivido cada vez mais com as consequências dos impactos causados pela ação do homem no meio ambiente, frentes de debate e ação se formaram de forma global e localmente, tentando penetrar todas as esferas da sociedade, dos anos iniciais das escolas até as mais altas cúpulas governamentais e industriais. A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada, não apenas prevendo ou gerando modelos que ajudem a prevenir catástrofes, mas também levando conhecimento e interconectando pessoas e lugares, revolucionando a forma de interagir, de ensinar e aprender. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo digital que sirva de apoio ao processo de ensino-aprendizagem das ciências ambientais, utilizando uma adaptação da Metodologia NAVE para o escopo desta pesquisa O jogo teve a participação de alunos do curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária na ideação e foi validado por discentes do curso Técnico de Nível Médio em Informática por meio de atividade prática e posterior avaliação por formulário. O jogo retratou o consumo de água nas residências, ampliando a visão e promovendo a sensibilização e engajamento em relação ao uso da água, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem da água. O jogo está disponível gratuitamente, esperamos que esta ferramenta possa contribuir para o ensino das ciências ambientais, despertando uma nova visão frente aos problemas ambientais trabalhados desenvolvidos no jogo.
author_additional Cavalcante, Kátia Viana
author_additionalStr Cavalcante, Kátia Viana
format Dissertação
author Silva, Ruan Alex Colares da
author2 http://lattes.cnpq.br/3816271907604712
author2Str http://lattes.cnpq.br/3816271907604712
title Consumo doméstico d’água por meio de jogo educacional
title_short Consumo doméstico d’água por meio de jogo educacional
title_full Consumo doméstico d’água por meio de jogo educacional
title_fullStr Consumo doméstico d’água por meio de jogo educacional
title_full_unstemmed Consumo doméstico d’água por meio de jogo educacional
title_sort consumo doméstico d’água por meio de jogo educacional
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9547
_version_ 1831970199999348736
score 11.753735