Dissertação

Realidade e perspectivas para a educação inclusiva de alunos com potencial para altas habilidades/superdotação na cidade de Manaus

No contexto educacional atual, a prática educativa confronta-se com duas realidades distintas: a construção sócio-histórica em que as oportunidades e direitos são oferecidos para poucos, gerando discriminação e exclusão sócio-educacional; e o desafio da educação inclusiva, que respeita a diversidade...

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Autor principal: Machado, Andrezza Belota Lopes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1078436779666761, https://orcid.org/0000-0001-7032-4324
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9654
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-96542023-09-04T05:03:47Z Realidade e perspectivas para a educação inclusiva de alunos com potencial para altas habilidades/superdotação na cidade de Manaus Machado, Andrezza Belota Lopes Becker, Maria Alice D'Ávila http://lattes.cnpq.br/1078436779666761 http://lattes.cnpq.br/2646127728681981 Chagas, Aristonildo Chagas Araújo nascimento http://lattes.cnpq.br/4976737419000759 Virgolim, Angela Mágda Rodrigues http://lattes.cnpq.br/6738239759772816 Becker, Maria Alice D'Avila http://lattes.cnpq.br/2646127728681981 https://orcid.org/0000-0001-7032-4324 Crianças superdotadas Savants (Síndrome savant) Educação inclusiva CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Alunos com Potencial para Altas Habilidades/Superdotação Educação Inclusiva Formação de Professores No contexto educacional atual, a prática educativa confronta-se com duas realidades distintas: a construção sócio-histórica em que as oportunidades e direitos são oferecidos para poucos, gerando discriminação e exclusão sócio-educacional; e o desafio da educação inclusiva, que respeita a diversidade e visa oportunizar situações de aprendizagem a todos os educandos, de acordo com suas necessidades individuais, respeitando e valorizando a diferença como uma característica inerente ao ser humano e que precisa ser considerada na estruturação e organização do ensino. Na vivência destas realidades dicotômicas, encontram-se presentes os educandos com necessidades educacionais especiais, dentre os quais o aluno com potencial para Altas Habilidades/Superdotação (AH/S). À luz da história da educação, este aluno enfrenta grande dificuldade de reconhecimento e identificação de seus talentos, tanto no contexto educacional como social, seja em razão de diversos estereótipos construídos historicamente ou pelos poucos estudos e divulgação da temática junto aos educadores e a sociedade, inclusive nos dias atuais. Nesse sentido, urge a necessidade de investimento, pelos sistemas de ensino público e privado, na formação específica de educadores sobre as necessidades de desenvolvimento desses alunos, objetivando que o ele reverta-se em estratégias, recursos e metodologias educacionais desafiadoras que estimulem e aperfeiçoem os potenciais e talentos humanos. Neste contexto, o presente estudo buscou analisar como ocorre a educação dos alunos com potencial para Altas Habilidades/Superdotação nas séries ou ciclos iniciais do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal e estadual de ensino, tendo como base: as concepções, dificuldades, ações desenvolvidas e as perspectivas para o atendimento educacional desses educandos, apontadas pelos educadores que atuam nos respectivos sistemas de ensino, tanto nas escolas (microssistema) como nos setores responsáveis pelas ações de políticas públicas (macrossistema). Destaca-se ainda o levantamento de informações sobre formações existentes ou em perspectiva para esses educadores sobre o tema em questão. O estudo caracterizou-se como descritivo-exploratório, tendo como método a perspectiva sócio-histórica, apresentada na forma quali-quantitativa. A fonte direta de coleta de dados foi a pesquisa de campo e as indiretas foram a bibliográfica e webgráfica. Como procedimentos de coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas/fechadas e entrevista semi-estruturada. A análise do estudo foi efetivada pelo método de Análise do Conteúdo. Os resultados indicaram que não há, de conhecimento público, nenhum atendimento educacional em funcionamento, até o momento da pesquisa, para o desenvolvimento das potencialidades dos educandos com AH/S em Manaus. No entanto, existe perspectiva para a implementação deles, tanto na Secretaria municipal como estadual de ensino, a partir do ano letivo de 2007. Quanto à formação de professores, a grande maioria dos participantes aponta nunca haver recebido formação sobre a temática, sendo esta questão destacada como um dos fatores dificultadores para a identificação e o desenvolvimento do trabalho pedagógico de qualidade para o atendimento das reais necessidades de desenvolvimento dos alunos com potencial para Altas Habilidades/Superdotação. PALAVRAS-CHAVE: Alunos com Potencial para Altas Habilidades/Superdotação – Educação inclusiva – Formação de Professores. In the current educational context, the educative practice faces two different realities: the socio-historic construction so that way the opportunities and rights are offered to few people, happening discrimination and socio-educational exclusion, and the challenge of the inclusive education, that respects the diversity and give opportunities to the educators teach with quality, according to your own necessity, respecting and valuing the difference like a being caractheristic and it must be considered to have a good structure and organization of the teaching. In this reality, we can see an educator with special necessity of the education, where there are students with a great power to many Skills/Gifted (GPS/G). In the education history, this student faces a lot of difficults of recognition and identification of your talents, in the education context as much as social, for many stereotypes during a history process or for the fews studies and the subject matter divulgation joining educators and the society, mainly in the current days. This way, there is the necessity to invest in it, for the public and particular systems, in the specific qualification of the educators about the development necessities of these students, with strategies, resources and educational methodologies that stimulates and improves the great powers and human talents. This way, this search analyzes how happens the education of the students with great powers for many skills/gifted in the starting grades of the elementary school from states and municipal schools, considered as a base the conceptions, difficults, the developed actions and the perspective to the educational attending of these educators, said for the own educators who work in this sistem at school (microsistem) as much as in the sector for the public politics action (macrosistem). It id important to point out that the information surveys about qualification or perspective to these educators about the subject to be questioned. The search is considered like a exploitable-description, having as a method a socio-historic perspective, presented in a quail-quantity way. The resource to survey the data base (information) was practice search and bibliographic and webgraphic resources. To collect the informations was used questionnaires and interviews. The content analyzes was stable by the content analyze method. The results showed that there is not an education attending working out at the moment that the search was accomplished to the development of the educators potencials with (GPS/G) in Manaus. However, there is a perspective to introduce these projects said before at the Municipal Secretary (Secretaria Municipal) and State Secretary (Secretaria Estadual), starting in 2007. In regard to teachers qualification, most of them say that they‘ve never had a qualification about the subject matter, and this a very important question and considered as a difficult reason to the identification and development of the quality pedagogic work to the attend the real necessities to the development of the students with great powers for many skills/gifted (GPS/G). KEYS-WORDS: Students with great powers for many Skills/Gifted – Inclusive Education – Teachers Qualification CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2023-09-04T04:01:22Z 2007-04-18 Dissertação MACHADO, Andrezza Belota Lopes. Realidade e perspectivas para a educação inclusiva de alunos com potencial para altas habilidades/superdotação na cidade de Manaus. 2007. 225 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2007. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9654 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
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