Dissertação

O Processo de implementação da Educação integral em quatro Escolas do Ensino Fundamental em Manaus, Amazonas

A pesquisa objetiva investigar o processo de implementação de princípios das práticas democráticas potencializadoras da Educação Integral, na percepção de profissionais (gestores e professores) do Ensino Fundamental, de escolas selecionadas da rede pública da cidade de Manaus. Considerando as consta...

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Autor principal: Freitas, Leiliane de Almeida
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1075037415003976, https://orcid.org/0009-0008-9651-9347
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9680
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-96802023-09-06T05:04:27Z O Processo de implementação da Educação integral em quatro Escolas do Ensino Fundamental em Manaus, Amazonas Freitas, Leiliane de Almeida Santos, Saulo Cézar Seiffert http://lattes.cnpq.br/1075037415003976 http://lattes.cnpq.br/7982886390004064 Gusmão, Marta Silva dos Santos Oliveira, Gabriela Rodella de https://orcid.org/0009-0008-9651-9347 Educação Integral - Manaus (AM) Educação Integral - Aspectos sociais CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Práticas Democráticas Educação Integral Desenvolvimento do Indivíduo Educação Contemporânea A pesquisa objetiva investigar o processo de implementação de princípios das práticas democráticas potencializadoras da Educação Integral, na percepção de profissionais (gestores e professores) do Ensino Fundamental, de escolas selecionadas da rede pública da cidade de Manaus. Considerando as constantes mudanças nos aspectos científicos, tecnológicos, econômicos e sociais que influem nas demandas sociais, a educação assume outras dimensões e precisa ser pensada para resolver os desafios contemporâneos. Daí a emergência de debates sobre a Educação Integral como formadora de um cidadão mais ativo, participativo, por meio de uma educação integrada em todas as dimensões. A principal justificativa do trabalho é contribuir com a discussão da temática sobre as práticas democráticas potencializadoras de Educação Integral, desenvolvidas na cidade de Manaus onde, até então, são pouco conhecidas. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo com abordagem fenomenológica, tendo como sujeitos da pesquisa oito profissionais (quatro diretoras e quatro professores de Ciências e Matemática) de escolas selecionadas do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). Os instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas gravadas em áudio e pesquisa documental, através do Projeto Político Pedagógico das escolas e da proposta de Educação Integral elaborada pela SEMED. Os dados obtidos nas entrevistas foram transcritos e tiveram dois destinos: a descrição de dados através de narrativas e a categorização usando análise de conteúdo. As categorias surgiram como base teórica e as subcategorias emergiram a partir dos dados obtidos. Os resultados apontam para mudanças de concepções dos profissionais sobre Educação Integral, adequações que incluem desde currículo e metodologias até as práticas democráticas a partir de experiências observadas em instituições visitadas em outros estados. Nas entrevistas, foi identificado que a falta de conhecimento e ausência de referências de escolas na cidade de Manaus estavam entre os principais desafios. Quanto à análise de conteúdo, os resultados apontam que as práticas democráticas podem ser desenvolvidas com a participação dos envolvidos em três dimensões: dos estudantes, dos familiares e dos professores. Foi identificado também o desenvolvimento do trabalho em equipe, do trabalho colaborativo, a melhora na aprendizagem dos alunos por meio dos Índices do Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), mudanças no comportamento dos estudantes e dos profissionais partícipes desse processo. The research investigates the process of implementing the principles of democratic practices as enhancers of Comprehensive Education in the perception of professionals (managers and teachers) of Elementary Education in selected schools of the Public Education System of Manaus. Considering the constant changes in scientific, technological, economical, and social elements influencing societal needs, Education assumes other dimensions and must be rethought to address contemporary challenges. Debates on Comprehensive Education as an approach fostering the constitution of a more active citizen through integrated education across all dimensions have emerged. The main purpose is to contribute to the discussion about democratic practices as potential maximisers of Comprehensive Education in Manaus, where it is relatively unknown. A qualitative study with a phenomenological approach was conducted, involving eight professionals (4 directors and 4 Science and Mathematics teachers) from selected Elementary Education schools of SEMED. Data collection involved audio-recorded interviews and documentary research, including the analysis of the schools' Educational and Political Projects and SEMED's Comprehensive Education plan. Results indicate changes in professionals' perception of Comprehensive Education, incorporating adjustments ranging from curriculum and methodologies to democratic practices based on experiences observed in institutions from other states. Challenges include the lack of knowledge and reference to schools in Manaus. Content analysis reveals democratic practices can be developed involving three dimensions: students, relatives, and teachers. The study identifies teamwork development, learning process improvement as demonstrated by IDEB, and changes in student and professional behaviour as outcomes of this teaching procedure. . 2023-09-06T02:05:35Z 2023-06-09 Dissertação FREITAS, Leiliane de Almeida. O Processo de implementação da Educação integral em quatro Escolas do Ensino Fundamental em Manaus, Amazonas. 2023. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9680 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
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