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Dissertação
Violência sexual contra crianças e adolescentes em comunidades rurais do Amazonas: a escola como rede de proteção
A compreensão do fenômeno violência sexual contra crianças e adolescentes é um fator primordial para o seu enfrentamento. Nesse sentido, analisa-se de que maneira a violência sexual contra esse público tem sido enfrentada pelas escolas de comunidades rurais de Iranduba-AM. Para tanto, foram traçados...
Autor principal: | Araújo, Marinete Cardoso de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6258862519999575 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9830 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-98302023-11-24T05:03:46Z Violência sexual contra crianças e adolescentes em comunidades rurais do Amazonas: a escola como rede de proteção Araújo, Marinete Cardoso de Fernandez, Cristiane Bonfim http://lattes.cnpq.br/6258862519999575 http://lattes.cnpq.br/2022338716203801 Santos, Carolina Cassia Batista http://lattes.cnpq.br/0183458578484951 Costa, Roberta Justina da http://lattes.cnpq.br/8612882140752866 Crime sexual contra as crianças Vítimas de abuso sexual Adolescentes maltratados sexualmente CIENCIAS HUMANAS Violência sexual Crianças e adolescentes Escola Rede de Proteção A compreensão do fenômeno violência sexual contra crianças e adolescentes é um fator primordial para o seu enfrentamento. Nesse sentido, analisa-se de que maneira a violência sexual contra esse público tem sido enfrentada pelas escolas de comunidades rurais de Iranduba-AM. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar as ações desenvolvidas no espaço escolar para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e conhecer a percepção de professores e gestores a respeito desse enfrentamento em escolas públicas Trata-se de uma pesquisa explicativa de abordagem qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, tendo como sujeitos dois gestores e o grupo focal com participação de 19 professores de duas escolas. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas mediante análise de conteúdo. Diante de todo o cenário, conclui-se que as ações de enfrentamento à violência sexual contra criança e adolescentes das escolas públicas estudadas são insuficientes e as parcerias com outras instituições, limitadas. Portanto, como ator principal, a escola precisa se posicionar na Rede de Proteção e desenvolver ações coletivas, procurando se articular com outras instituições, comunidades ao redor, familiares e estudantes, a fim de incentivar a todos para o enfrentamento da violência sexual. No entanto, isso implica investimento na formação de seus profissionais pela consciência de que o trabalho em conjunto e articulado garante melhor enfrentamento da violência sexual e proteção de crianças e adolescentes pela escola. Understanding the phenomenon of sexual violence against children and adolescents is a key factor to deal with it. This research allowed us to identify the actions developed in the school space to face sexual violence against children and adolescents, through the speech of the managers, and to know the perception of teachers regarding the confrontation of sexual violence against children and adolescents from public schools located in the rural area of the city of Iranduba, Amazonas. This is an exploratory research with a qualitative approach. Semi-structured interviews were used as data collection instruments with two managers as subjects and a focus group with the participation of 19 teachers from two schools. The analysis of the material obtained in the research was carried out through content analysis. Given the whole scenario, we conclude that the actions to combat sexual violence against children and adolescents in the public schools studied are insufficient and partnerships with other institutions are limited. Therefore, the school needs to position itself as an active player in the protection network and develop collective actions, seeking partnerships with other institutions, surrounding communities, families and students, encouraging everyone to face sexual violence. However, this implies investment in the training of its professionals, being aware that working together and articulated guarantees the confrontation of the phenomenon of sexual violence, and the protection of children and adolescents by the school. 2023-11-23T13:59:50Z 2023-09-25 Dissertação ARAUJO, Marinete Cardoso de. Violência sexual contra crianças e adolescentes em comunidades rurais do Amazonas: a escola como rede de proteção. 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9830 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Serviço Social |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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A compreensão do fenômeno violência sexual contra crianças e adolescentes é um fator primordial para o seu enfrentamento. Nesse sentido, analisa-se de que maneira a violência sexual contra esse público tem sido enfrentada pelas escolas de comunidades rurais de Iranduba-AM. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar as ações desenvolvidas no espaço escolar para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e conhecer a percepção de professores e gestores a respeito desse enfrentamento em escolas públicas Trata-se de uma pesquisa explicativa de abordagem qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, tendo como sujeitos dois gestores e o grupo focal com participação de 19 professores de duas escolas. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas mediante análise de conteúdo. Diante de todo o cenário, conclui-se que as ações de enfrentamento à violência sexual contra criança e adolescentes das escolas públicas estudadas são insuficientes e as parcerias com outras instituições, limitadas. Portanto, como ator principal, a escola precisa se posicionar na Rede de Proteção e desenvolver ações coletivas, procurando se articular com outras instituições, comunidades ao redor, familiares e estudantes, a fim de incentivar a todos para o enfrentamento da violência sexual. No entanto, isso implica investimento na formação de seus profissionais pela consciência de que o trabalho em conjunto e articulado garante melhor enfrentamento da violência sexual e proteção de crianças e adolescentes pela escola. |
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