/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas
Ao longo dos anos, avanços tecnológicos conhecidos como Revoluções Industriais foram fundamentais para impulsionar a industrialização global. A Indústria 4.0, que começou a ganhar destaque em 2011, na Alemanha, representa uma evolução da automação industrial ao integrar tecnologias inovadoras em vár...
Autor principal: | Santos, Nycolle Oliveira Souza |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6088235355621185, https://orcid.org/0009-0002-3302-3340 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9848 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9848 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-98482023-11-30T05:03:53Z Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas Santos, Nycolle Oliveira Souza Souza Júnior, Armando Araújo de http://lattes.cnpq.br/6088235355621185 http://lattes.cnpq.br/4819744809032210 Oliveira, Marcelo Albuquerque de Oliveira Júnior, Manoel Carlos de https://orcid.org/0009-0002-3302-3340 Realidade virtual - Inovações tecnológicas Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas Inovações educacionais ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUCAO Indúsria 4.0 Tecnologias habilitadoras Realidade aumentada Educação Ao longo dos anos, avanços tecnológicos conhecidos como Revoluções Industriais foram fundamentais para impulsionar a industrialização global. A Indústria 4.0, que começou a ganhar destaque em 2011, na Alemanha, representa uma evolução da automação industrial ao integrar tecnologias inovadoras em vários setores da economia, inclusive na educação, modificando métodos de ensino e oferecendo oportunidades para aprimorar o processo ensino-aprendizagem, especialmente através da aplicação da realidade aumentada. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi avaliar a utilização da realidade aumentada sob a perspectiva dos docentes e discentes de Instituições de Ensino Superior do estado do Amazonas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório, que teve como base a pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas fundamentadas no Modelo de Avaliação de Abordagens Educacionais em Realidade Aumentada Móvel (Evaluation model of Mobile Augmented Reality Educational Approaches - MAREEA). A análise de conteúdo demonstrou que a RA vem sendo aplicada para melhoria e aperfeiçoamento do processo educativo, principalmente na educação tecnológica, educação social e educação inclusiva. Todavia, notou-se que esta tecnologia habilitadora da I4.0 ainda não é amplamente difundida no Ensino Superior, de forma que possui lacunas a serem preenchidas, indicando uma carência significativa de investimentos tanto em infraestrutura tecnológica quanto em capacitação dos profissionais da educação para explorar plenamente o potencial da ferramenta. Throughout the years, technological advancements, known as Industrial Revolutions, have been pivotal in driving global industrialization. Industry 4.0, which began gaining prominence in 2011 in Germany, represents an evolution of industrial automation by integrating innovative technologies across various sectors of the economy, including education. This modification of teaching methods offers opportunities to enhance the teaching and learning process, especially through the application of augmented reality. In this regard, the objective of the present study was to evaluate the use of augmented reality from the perspective of educators and students in Higher Education Institutions in the state of Amazonas. To achieve this, a qualitative exploratory research approach was employed, based on field research through semi-structured interviews grounded in the Evaluation Model of Mobile Augmented Reality Educational Approaches (MAREEA). Content analysis demonstrated that augmented reality has been applied for the improvement and refinement of the educational process, particularly in technological education, social education, and inclusive education. However, it was noted that this Industry 4.0 enabling technology is not yet widely disseminated in Higher Education, indicating significant gaps to be filled, highlighting a substantial need for investments in both technological infrastructure and the training of education professionals to fully explore the tool's potential. 2023-11-29T18:12:21Z 2023-11-01 Dissertação SANTOS, Nycolle Oliveira Souza . Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9848 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Realidade virtual - Inovações tecnológicas Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas Inovações educacionais ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUCAO Indúsria 4.0 Tecnologias habilitadoras Realidade aumentada Educação |
spellingShingle |
Realidade virtual - Inovações tecnológicas Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas Inovações educacionais ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUCAO Indúsria 4.0 Tecnologias habilitadoras Realidade aumentada Educação Santos, Nycolle Oliveira Souza Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas |
topic_facet |
Realidade virtual - Inovações tecnológicas Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas Inovações educacionais ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUCAO Indúsria 4.0 Tecnologias habilitadoras Realidade aumentada Educação |
description |
Ao longo dos anos, avanços tecnológicos conhecidos como Revoluções Industriais foram fundamentais para impulsionar a industrialização global. A Indústria 4.0, que começou a ganhar destaque em 2011, na Alemanha, representa uma evolução da automação industrial ao integrar tecnologias inovadoras em vários setores da economia, inclusive na educação, modificando métodos de ensino e oferecendo oportunidades para aprimorar o processo ensino-aprendizagem, especialmente através da aplicação da realidade aumentada. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi avaliar a utilização da realidade aumentada sob a perspectiva dos docentes e discentes de Instituições de Ensino Superior do estado do Amazonas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório, que teve como base a pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas fundamentadas no Modelo de Avaliação de Abordagens Educacionais em Realidade Aumentada Móvel (Evaluation model of Mobile Augmented Reality Educational Approaches - MAREEA). A análise de conteúdo demonstrou que a RA vem sendo aplicada para melhoria e aperfeiçoamento do processo educativo, principalmente na educação tecnológica, educação social e educação inclusiva. Todavia, notou-se que esta tecnologia habilitadora da I4.0 ainda não é amplamente difundida no Ensino Superior, de forma que possui lacunas a serem preenchidas, indicando uma carência significativa de investimentos tanto em infraestrutura tecnológica quanto em capacitação dos profissionais da educação para explorar plenamente o potencial da ferramenta. |
author_additional |
Souza Júnior, Armando Araújo de |
author_additionalStr |
Souza Júnior, Armando Araújo de |
format |
Dissertação |
author |
Santos, Nycolle Oliveira Souza |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6088235355621185 https://orcid.org/0009-0002-3302-3340 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/6088235355621185 https://orcid.org/0009-0002-3302-3340 |
title |
Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas |
title_short |
Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas |
title_full |
Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas |
title_fullStr |
Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas |
title_full_unstemmed |
Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas |
title_sort |
realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do amazonas |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2023 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9848 |
_version_ |
1831970267068366848 |
score |
11.753735 |