Dissertação

Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas

Ao longo dos anos, avanços tecnológicos conhecidos como Revoluções Industriais foram fundamentais para impulsionar a industrialização global. A Indústria 4.0, que começou a ganhar destaque em 2011, na Alemanha, representa uma evolução da automação industrial ao integrar tecnologias inovadoras em vár...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Nycolle Oliveira Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6088235355621185, https://orcid.org/0009-0002-3302-3340
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9848
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9848
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-98482023-11-30T05:03:53Z Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas Santos, Nycolle Oliveira Souza Souza Júnior, Armando Araújo de http://lattes.cnpq.br/6088235355621185 http://lattes.cnpq.br/4819744809032210 Oliveira, Marcelo Albuquerque de Oliveira Júnior, Manoel Carlos de https://orcid.org/0009-0002-3302-3340 Realidade virtual - Inovações tecnológicas Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas Inovações educacionais ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUCAO Indúsria 4.0 Tecnologias habilitadoras Realidade aumentada Educação Ao longo dos anos, avanços tecnológicos conhecidos como Revoluções Industriais foram fundamentais para impulsionar a industrialização global. A Indústria 4.0, que começou a ganhar destaque em 2011, na Alemanha, representa uma evolução da automação industrial ao integrar tecnologias inovadoras em vários setores da economia, inclusive na educação, modificando métodos de ensino e oferecendo oportunidades para aprimorar o processo ensino-aprendizagem, especialmente através da aplicação da realidade aumentada. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi avaliar a utilização da realidade aumentada sob a perspectiva dos docentes e discentes de Instituições de Ensino Superior do estado do Amazonas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório, que teve como base a pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas fundamentadas no Modelo de Avaliação de Abordagens Educacionais em Realidade Aumentada Móvel (Evaluation model of Mobile Augmented Reality Educational Approaches - MAREEA). A análise de conteúdo demonstrou que a RA vem sendo aplicada para melhoria e aperfeiçoamento do processo educativo, principalmente na educação tecnológica, educação social e educação inclusiva. Todavia, notou-se que esta tecnologia habilitadora da I4.0 ainda não é amplamente difundida no Ensino Superior, de forma que possui lacunas a serem preenchidas, indicando uma carência significativa de investimentos tanto em infraestrutura tecnológica quanto em capacitação dos profissionais da educação para explorar plenamente o potencial da ferramenta. Throughout the years, technological advancements, known as Industrial Revolutions, have been pivotal in driving global industrialization. Industry 4.0, which began gaining prominence in 2011 in Germany, represents an evolution of industrial automation by integrating innovative technologies across various sectors of the economy, including education. This modification of teaching methods offers opportunities to enhance the teaching and learning process, especially through the application of augmented reality. In this regard, the objective of the present study was to evaluate the use of augmented reality from the perspective of educators and students in Higher Education Institutions in the state of Amazonas. To achieve this, a qualitative exploratory research approach was employed, based on field research through semi-structured interviews grounded in the Evaluation Model of Mobile Augmented Reality Educational Approaches (MAREEA). Content analysis demonstrated that augmented reality has been applied for the improvement and refinement of the educational process, particularly in technological education, social education, and inclusive education. However, it was noted that this Industry 4.0 enabling technology is not yet widely disseminated in Higher Education, indicating significant gaps to be filled, highlighting a substantial need for investments in both technological infrastructure and the training of education professionals to fully explore the tool's potential. 2023-11-29T18:12:21Z 2023-11-01 Dissertação SANTOS, Nycolle Oliveira Souza . Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9848 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Realidade virtual - Inovações tecnológicas
Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas
Inovações educacionais
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUCAO
Indúsria 4.0
Tecnologias habilitadoras
Realidade aumentada
Educação
spellingShingle Realidade virtual - Inovações tecnológicas
Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas
Inovações educacionais
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUCAO
Indúsria 4.0
Tecnologias habilitadoras
Realidade aumentada
Educação
Santos, Nycolle Oliveira Souza
Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas
topic_facet Realidade virtual - Inovações tecnológicas
Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas
Inovações educacionais
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUCAO
Indúsria 4.0
Tecnologias habilitadoras
Realidade aumentada
Educação
description Ao longo dos anos, avanços tecnológicos conhecidos como Revoluções Industriais foram fundamentais para impulsionar a industrialização global. A Indústria 4.0, que começou a ganhar destaque em 2011, na Alemanha, representa uma evolução da automação industrial ao integrar tecnologias inovadoras em vários setores da economia, inclusive na educação, modificando métodos de ensino e oferecendo oportunidades para aprimorar o processo ensino-aprendizagem, especialmente através da aplicação da realidade aumentada. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi avaliar a utilização da realidade aumentada sob a perspectiva dos docentes e discentes de Instituições de Ensino Superior do estado do Amazonas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório, que teve como base a pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas fundamentadas no Modelo de Avaliação de Abordagens Educacionais em Realidade Aumentada Móvel (Evaluation model of Mobile Augmented Reality Educational Approaches - MAREEA). A análise de conteúdo demonstrou que a RA vem sendo aplicada para melhoria e aperfeiçoamento do processo educativo, principalmente na educação tecnológica, educação social e educação inclusiva. Todavia, notou-se que esta tecnologia habilitadora da I4.0 ainda não é amplamente difundida no Ensino Superior, de forma que possui lacunas a serem preenchidas, indicando uma carência significativa de investimentos tanto em infraestrutura tecnológica quanto em capacitação dos profissionais da educação para explorar plenamente o potencial da ferramenta.
author_additional Souza Júnior, Armando Araújo de
author_additionalStr Souza Júnior, Armando Araújo de
format Dissertação
author Santos, Nycolle Oliveira Souza
author2 http://lattes.cnpq.br/6088235355621185
https://orcid.org/0009-0002-3302-3340
author2Str http://lattes.cnpq.br/6088235355621185
https://orcid.org/0009-0002-3302-3340
title Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas
title_short Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas
title_full Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas
title_fullStr Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas
title_full_unstemmed Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas
title_sort realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do amazonas
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9848
_version_ 1831970267068366848
score 11.753735