Dissertação

Filosofia política e educação em Aristóteles: contribuição para a formação democrática do educando no ensino médio

Atravessando os séculos, a Política tem permanecido presente na história e contribuído para as várias organizações dos mais diversos povos. Os gregos perceberam a importância e a pertinência da temática e buscaram investigar a sua relevância por meio da Filosofia. A presente pesquisa tem como o...

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Autor principal: Brandão Neto, Nilo Praxedes
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/1834809014296364
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9970
Resumo:
Atravessando os séculos, a Política tem permanecido presente na história e contribuído para as várias organizações dos mais diversos povos. Os gregos perceberam a importância e a pertinência da temática e buscaram investigar a sua relevância por meio da Filosofia. A presente pesquisa tem como objetivo geral estabelecer uma proposta metodológica para o ensino de filosofia no campo da filosofia política que desenvolva o diálogo e a participação crítica-política dos estudantes da educação básica para o desenvolvimento da autonomia, sendo ela resultado de uma prática realizada durante as aulas de filosofia como atividade didática-pedagógica. Apresentamos como objetivos específicos, desenvolver uma investigação minuciosa sobre os principais aspectos da Filosofia Política de Aristóteles, ressaltando sua contribuição na atualidade; analisar o ensino da filosofia política a partir da proposta do Novo Ensino Médio tendo como parâmetro a filosofia de Aristóteles para a emancipação dos estudantes; Aplicar oficinas para os alunos da 2ª série do ensino médio abordando discussões sobre a filosofia política a partir de Aristóteles que possibilitem a formação política e o protagonismo estudantil. O primeiro capítulo apresenta uma investigação reflexiva da herança deixada pelos gregos, com ênfase no filósofo Aristóteles (1998; 2009), buscando entender como esses conceitos podem se relacionar com a contemporaneidade e como esta abstraiu a ideia política dos gregos. O segundo capítulo faz uma análise crítica do currículo do Novo Ensino Médio e das diretrizes propostas pelos documentos oficiais, Constituição Federal (CF), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Referencial Curricular Amazonense (RCA). Além dos documentos oficiais, discutiremos com textos de Paulo Freire (1996; 2001) em nossas análises. O terceiro capítulo pretende criar intervenções pedagógicas planejadas para despertar a conscientização dos jovens do ensino médio a partir de debates filosóficos por meio de rodas de conversa, discutindo categorias como ideologia, alienação, autonomia e emancipação nos espaços democráticos formativos. Para isso, essa pesquisa se pautada na abordagem qualitativa e, quanto ao seu tipo será de campo, com objetivos exploratórios e descritivos. No que diz respeito à coleta de dados, são de caráter empírico, resultantes da práxis docente com o tema Filosofia Política no Ensino Médio. O método epistemológico da investigação científica baseia-se no histórico-dialético que tem como premissa central a necessidade de compreender e de explicar os objetos e fenômenos investigados visando entender os aspectos que venham caracterizar o desenvolvimento das forças que movimentam a sociedade.