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Dissertação
Filosofia política e educação em Aristóteles: contribuição para a formação democrática do educando no ensino médio
Atravessando os séculos, a Política tem permanecido presente na história e contribuído para as várias organizações dos mais diversos povos. Os gregos perceberam a importância e a pertinência da temática e buscaram investigar a sua relevância por meio da Filosofia. A presente pesquisa tem como o...
Autor principal: | Brandão Neto, Nilo Praxedes |
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Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/1834809014296364 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9970 |
Resumo: |
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Atravessando os séculos, a Política tem permanecido presente na história e
contribuído para as várias organizações dos mais diversos povos. Os gregos
perceberam a importância e a pertinência da temática e buscaram investigar a sua
relevância por meio da Filosofia. A presente pesquisa tem como objetivo geral
estabelecer uma proposta metodológica para o ensino de filosofia no campo da
filosofia política que desenvolva o diálogo e a participação crítica-política dos
estudantes da educação básica para o desenvolvimento da autonomia, sendo ela
resultado de uma prática realizada durante as aulas de filosofia como atividade
didática-pedagógica. Apresentamos como objetivos específicos, desenvolver uma
investigação minuciosa sobre os principais aspectos da Filosofia Política de
Aristóteles, ressaltando sua contribuição na atualidade; analisar o ensino da filosofia
política a partir da proposta do Novo Ensino Médio tendo como parâmetro a filosofia
de Aristóteles para a emancipação dos estudantes; Aplicar oficinas para os alunos da
2ª série do ensino médio abordando discussões sobre a filosofia política a partir de
Aristóteles que possibilitem a formação política e o protagonismo estudantil. O
primeiro capítulo apresenta uma investigação reflexiva da herança deixada pelos
gregos, com ênfase no filósofo Aristóteles (1998; 2009), buscando entender como
esses conceitos podem se relacionar com a contemporaneidade e como esta abstraiu
a ideia política dos gregos. O segundo capítulo faz uma análise crítica do currículo do
Novo Ensino Médio e das diretrizes propostas pelos documentos oficiais, Constituição
Federal (CF), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) e Referencial Curricular Amazonense (RCA). Além dos
documentos oficiais, discutiremos com textos de Paulo Freire (1996; 2001) em nossas
análises. O terceiro capítulo pretende criar intervenções pedagógicas planejadas para
despertar a conscientização dos jovens do ensino médio a partir de debates filosóficos
por meio de rodas de conversa, discutindo categorias como ideologia, alienação,
autonomia e emancipação nos espaços democráticos formativos. Para isso, essa
pesquisa se pautada na abordagem qualitativa e, quanto ao seu tipo será de campo,
com objetivos exploratórios e descritivos. No que diz respeito à coleta de dados, são
de caráter empírico, resultantes da práxis docente com o tema Filosofia Política no
Ensino Médio. O método epistemológico da investigação científica baseia-se no
histórico-dialético que tem como premissa central a necessidade de compreender e
de explicar os objetos e fenômenos investigados visando entender os aspectos que
venham caracterizar o desenvolvimento das forças que movimentam a sociedade. |