Dissertação

O ensino de filosofia no ensino fundamental: a transversalidade na construção de uma educação democrática

O Ensino de Filosofia no Ensino Fundamental, ainda que com caráter facultativo, é tema de diversas discussões. Além de ser ofertado em várias instituições escolares privadas, é também um componente presente na matriz curricular de algumas redes públicas municipais de ensino, como, por exemplo, em Ma...

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Autor principal: Ferraz, Mauro César da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9977454760445926
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8936
Resumo:
O Ensino de Filosofia no Ensino Fundamental, ainda que com caráter facultativo, é tema de diversas discussões. Além de ser ofertado em várias instituições escolares privadas, é também um componente presente na matriz curricular de algumas redes públicas municipais de ensino, como, por exemplo, em Manaus. A presente pesquisa investiga as abordagens e possibilidades do Ensino de Filosofia na etapa intermediária da educação básica (ensino fundamental), procurando, num primeiro momento, compreender as relações entre educação, filosofia, transversalidade e democracia, assim como busca investigar aspectos teórico-práticos referentes a essas temáticas e ao processo de ensino. Num segundo momento, avançando para a dimensão prático-propositiva, apresenta-se uma proposta metodológica para realização de oficinas de iniciação filosófica e de desenvolvimento da educação para o pensar como práxis pedagógicas que incorporam a filosofia como elemento do processo de formação imtegral dos sujeitos e necessárias à concepção de educação democrática adotada na rede pública de Manaus. Constatados os diversos ataques engendrados contra a filosofia e sua presença no seio da escola básica brasileira, assim como à democracia enquanto forma de governo e modo de vida, considera-se relevante e urgente investir em disposições do pensamento e propostas de ações orientadas para o enfrentamento de tais retrocessos e, da mesma maneira, em propostas que visem não somente a manutenção ou permanência, mas, sobretudo, a expansão da presença da filosofia tanto nas diversas instânciais sociais balizadoras da consolidação da democracia, quanto na formação educacional integral. Portanto, entende-se como pertinente a abordagem do Ensino de Filosofia na etapa escolar fundamental como estratégia de resistência e de avanço na formação para o livre pensar, na introdução consistente de saberes necessários e imprescindíveis à dinâmica da existência, e como postura de contestação frente a quaisquer formas obtusas e cerceadoras da educação para o pensar democrático e da disposição intrínseca para a liberdade, para o pensamento crítico e reflexivo.