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Dissertação
Tambor de Mina na Amazônia: memória e reconfiguração identitária do Terreiro de Santa Bárbara do Seringal Mirim - AM
O presente trabalho parte de alguns pressupostos para as reflexões e análises interdisciplinares, proposta pelo Programa de Pós Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia – PPGSCA – UFAM. Faz-se necessário compreender os processos sociais e a construção do pensamento social amazônico, através d...
Autor principal: | Gama, Júlio César Coelho |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5757410610762612 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9989 |
Resumo: |
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O presente trabalho parte de alguns pressupostos para as reflexões e análises interdisciplinares, proposta
pelo Programa de Pós Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia – PPGSCA – UFAM. Faz-se
necessário compreender os processos sociais e a construção do pensamento social amazônico, através
de registro documentais, fontes primárias, expressões culturais e de todo arcabouço referencivos para a
construção dessa pesquisa, onde os processos de colonização e a migração nordestina e dos negros que
vieramdo Maranhão. Visitaremos abordagens necessárias dos precursores e diálogos referente ao
Tambor de Mina na Amazônia, utilizando a metodologia da história oral e da memória das
manifestações da cidade de Manaus, as mães de santo e religiosas, que implementaram o culto e das
manifestações religiosas afro-brasileiras e folclóricas da ancestralidade negra. As memórias Daomeanas
no Terreiro de Santa Bárbara do Seringal Mirim e de suas expressões culturais como o Boi Mina de
Ouro, a Dança do Pássaro Papagaio e as mudanças ocorridas, Seringal Mirim que foi um local para a
experimentação do plantio da seringueira, em que serviria como um seringal-modelo, em
experimentação do “Clube da Seringueira’ no período “áureo da borracha”. Essa abordagem pretende
tratar de um recorte referente às memórias e reconfigurações do Terreiro de Santa Bárbara e para dar
conta deste escopo se fez necessário a partir da contextualização da realidade amazonense a elaboração
de uma questão: Há um processo de reconfiguração na matriz identitária do Terreiro de Santa
Bárbara do Seringal Mirim? A partir desta indagação vem à tona a percepção mais ampla da
incidência do religioso, ou seja, não se pode pensar identidade amazonense, sem pensar a contribuição
das Religiões de Matrizes Africanas e, este estudo oportuniza a construção de elos e aproximações
necessárias para o entendimento dessas mudanças pelas lentes interpretativas de Norbert Elias,
entendendo que a identidade é conceituada como uma construção social em constante transformação, e
composta pelos costumes e tradições, e dessas reconfigurações. Configurações dentre eles, destacamos
o conceito de configuração como central, pois ele possibilita a reformulação até mesmo do próprio
significado de sociologia na teoria Eliasiana, interdependência e equilíbrio das tensões nesse sentido, é
considerada uma sociologia configuracional. |