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Dissertação
Tambor de Mina na Amazônia: memória e reconfiguração identitária do Terreiro de Santa Bárbara do Seringal Mirim - AM
O presente trabalho parte de alguns pressupostos para as reflexões e análises interdisciplinares, proposta pelo Programa de Pós Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia – PPGSCA – UFAM. Faz-se necessário compreender os processos sociais e a construção do pensamento social amazônico, através d...
Autor principal: | Gama, Júlio César Coelho |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5757410610762612 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9989 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-99892024-02-09T05:03:55Z Tambor de Mina na Amazônia: memória e reconfiguração identitária do Terreiro de Santa Bárbara do Seringal Mirim - AM Gama, Júlio César Coelho Costa, Renilda Aparecida http://lattes.cnpq.br/5757410610762612 http://lattes.cnpq.br/6498691376146312 Matos, Gláucio Campos Gomes de http://lattes.cnpq.br/3029233831909914 Andrade, Maria do Carmo Ferreira de http://lattes.cnpq.br/2536202312964658 Cultos afro-brasileiros CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA Tambor de Mina Memória Reconfiguração identitária O presente trabalho parte de alguns pressupostos para as reflexões e análises interdisciplinares, proposta pelo Programa de Pós Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia – PPGSCA – UFAM. Faz-se necessário compreender os processos sociais e a construção do pensamento social amazônico, através de registro documentais, fontes primárias, expressões culturais e de todo arcabouço referencivos para a construção dessa pesquisa, onde os processos de colonização e a migração nordestina e dos negros que vieramdo Maranhão. Visitaremos abordagens necessárias dos precursores e diálogos referente ao Tambor de Mina na Amazônia, utilizando a metodologia da história oral e da memória das manifestações da cidade de Manaus, as mães de santo e religiosas, que implementaram o culto e das manifestações religiosas afro-brasileiras e folclóricas da ancestralidade negra. As memórias Daomeanas no Terreiro de Santa Bárbara do Seringal Mirim e de suas expressões culturais como o Boi Mina de Ouro, a Dança do Pássaro Papagaio e as mudanças ocorridas, Seringal Mirim que foi um local para a experimentação do plantio da seringueira, em que serviria como um seringal-modelo, em experimentação do “Clube da Seringueira’ no período “áureo da borracha”. Essa abordagem pretende tratar de um recorte referente às memórias e reconfigurações do Terreiro de Santa Bárbara e para dar conta deste escopo se fez necessário a partir da contextualização da realidade amazonense a elaboração de uma questão: Há um processo de reconfiguração na matriz identitária do Terreiro de Santa Bárbara do Seringal Mirim? A partir desta indagação vem à tona a percepção mais ampla da incidência do religioso, ou seja, não se pode pensar identidade amazonense, sem pensar a contribuição das Religiões de Matrizes Africanas e, este estudo oportuniza a construção de elos e aproximações necessárias para o entendimento dessas mudanças pelas lentes interpretativas de Norbert Elias, entendendo que a identidade é conceituada como uma construção social em constante transformação, e composta pelos costumes e tradições, e dessas reconfigurações. Configurações dentre eles, destacamos o conceito de configuração como central, pois ele possibilita a reformulação até mesmo do próprio significado de sociologia na teoria Eliasiana, interdependência e equilíbrio das tensões nesse sentido, é considerada uma sociologia configuracional. The present work is based on some assumptions for interdisciplinary reflections and analyses, proposed by the Graduate Program in Society and Culture in the Amazon - PPGSCA - UFAM. It is necessary to understand the social processes and the construction of Amazonian social thought, through documentary records, primary sources, cultural expressions and the entire referential framework for the construction of this research, where the processes of colonization and migration of the Northeast and the blacks who came from Maranhão. We will visit necessary approaches of the precursors and dialogues related to the Tambor de Mina in the Amazon, using the methodology of oral history and the memory of the manifestations of the city of Manaus, the mothers of saints and religious, who implemented the cult and the Afro-Brazilian and folkloric religious manifestations of black ancestry. The Daomeanas memories in the Terreiro de Santa Bárbara do Seringal Mirim and its cultural expressions such as the Boi Mina de Ouro, the Dance of the Parrot Bird and the changes that occurred, Seringal Mirim which was a place for the experimentation of the planting of the rubber tree, in which it would serve as a model rubber tree, in experimentation of the "Clube da Seringueira'' in the "golden of rubber" period. This approach intends to deal with a cutout referring to the memories and reconfigurations of the Terreiro de Santa Bárbara and to account for this scope it was necessary from the contextualization of the Amazonian reality to elaborate a question: Is there a process of reconfiguration in the identity matrix of the Terreiro de Santa Bárbara do Seringal Mirim? From this question comes to the fore the broader perception of the incidence of the religious, that is, one cannot think of Amazonian identity, without thinking about the contribution of the Religions of African Matrices and, this study provides the construction of links and approximations necessary for the understanding of these changes by the interpretative lenses of Norbert Elias, understanding that identity is conceptualized as a social construction in constant transformation, and composed of customs and traditions, and of these reconfigurations. Configurations among them, we highlight the concept of configuration as central, because it allows the reformulation even of the very meaning of sociology in Eliasian theory, interdependence and balance of tensions in this sense, is considered a configurational sociology. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2024-02-08T19:32:36Z 2023-07-21 Dissertação GAMA, Júlio César Coelho. Tambor de Mina na Amazônia: memória e reconfiguração identitária do Terreiro de Santa Bárbara do Seringal Mirim - AM. 2023. 177 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9989 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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pelo Programa de Pós Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia – PPGSCA – UFAM. Faz-se
necessário compreender os processos sociais e a construção do pensamento social amazônico, através
de registro documentais, fontes primárias, expressões culturais e de todo arcabouço referencivos para a
construção dessa pesquisa, onde os processos de colonização e a migração nordestina e dos negros que
vieramdo Maranhão. Visitaremos abordagens necessárias dos precursores e diálogos referente ao
Tambor de Mina na Amazônia, utilizando a metodologia da história oral e da memória das
manifestações da cidade de Manaus, as mães de santo e religiosas, que implementaram o culto e das
manifestações religiosas afro-brasileiras e folclóricas da ancestralidade negra. As memórias Daomeanas
no Terreiro de Santa Bárbara do Seringal Mirim e de suas expressões culturais como o Boi Mina de
Ouro, a Dança do Pássaro Papagaio e as mudanças ocorridas, Seringal Mirim que foi um local para a
experimentação do plantio da seringueira, em que serviria como um seringal-modelo, em
experimentação do “Clube da Seringueira’ no período “áureo da borracha”. Essa abordagem pretende
tratar de um recorte referente às memórias e reconfigurações do Terreiro de Santa Bárbara e para dar
conta deste escopo se fez necessário a partir da contextualização da realidade amazonense a elaboração
de uma questão: Há um processo de reconfiguração na matriz identitária do Terreiro de Santa
Bárbara do Seringal Mirim? A partir desta indagação vem à tona a percepção mais ampla da
incidência do religioso, ou seja, não se pode pensar identidade amazonense, sem pensar a contribuição
das Religiões de Matrizes Africanas e, este estudo oportuniza a construção de elos e aproximações
necessárias para o entendimento dessas mudanças pelas lentes interpretativas de Norbert Elias,
entendendo que a identidade é conceituada como uma construção social em constante transformação, e
composta pelos costumes e tradições, e dessas reconfigurações. Configurações dentre eles, destacamos
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