Outros

Concepções de letramento e formação docente: Implicações na prática das professoras do ciclo final dos anos iniciais

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profa. Dra. Maria Cândida Müller.

Autor principal: Barbosa, Ezequiel Ferreira
Outros Autores: Müller, Maria Cândida
Grau: Outros
Publicado em: 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1089
id oai:localhost:123456789-1089
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-10892018-10-29T19:10:51Z Concepções de letramento e formação docente: Implicações na prática das professoras do ciclo final dos anos iniciais Barbosa, Ezequiel Ferreira Müller, Maria Cândida Formação docente Letramento Anos iniciais do Ensino Fundamental Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profa. Dra. Maria Cândida Müller. O contexto atual exige, cada vez mais, que os cidadãos sejam capazes de se inserirem no mundo do conhecimento, exigência básica para o exercício da cidadania na contemporaneidade. Neste contexto, a língua, como uma das formas de manifestação da linguagem humana, é um dos instrumentos mais poderosos de comunicação e, consequentemente, um dos meios pelo qual se dá o processo de ensino e de aprendizagem, seja em ambientes formais ou informais. Assim, a escola como uma das instituições responsáveis por garantir que os indivíduos de uma sociedade ampliem suas competências comunicativas, deve estar preparada para oferecer condições para esta inserção. Ensinar língua materna, então, não se restringe mais à associação entre sons e letras, mas levar o aluno a fazer uso desse conhecimento para estabelecer relações e atribuir funções entre o que lê e escreve a partir de suas experiências de vida. A presente pesquisa parte da constatação de que no Brasil os índices de desenvolvimento da educação básica apresentam um baixo nível de proficiência em língua materna. Seu foco principal se dá nos 4ºs e 5ºs anos de uma escola pública no município de Vilhena – RO, por apresentar um nível abaixo das demais. O objetivo da pesquisa foi o de investigar as concepções de letramento das professoras e implicações para o ensino de língua materna, assim como obter indícios da possível influência dessas concepções no resultado do baixo nível de letramento dos alunos apontados pelas pesquisas. Foram utilizados como instrumentos um questionário com o objetivo de fazer um levantamento do perfil formativo das professoras e de suas rotinas de trabalho, uma entrevista que continha questões sobre concepções e práticas de letramento que pudessem oferecer dados para a análise das discussões propostas. Após a análise das respostas das professoras foram realizados três encontros com o objetivo de propor a criação de um grupo de formação com as professoras, dentro da própria escola, que discutisse questões referentes ao letramento e como poderiam preparar os alunos para que desenvolvam melhor suas competências comunicativas. A partir dos desses encontros, foi criado um quadro com as sugestões das próprias professoras que dariam, junto com a coordenação pedagógica e direção escolar, ao prosseguimento da proposta. 2016-08-03T20:48:30Z 2016-08-03T20:48:30Z 2015 Other BARBOSA, Ezequiel Ferreira. Concepções de letramento e formação docente: Implicações na prática das professoras do ciclo final dos anos iniciais. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1089
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Formação docente
Letramento
Anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Formação docente
Letramento
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Barbosa, Ezequiel Ferreira
Concepções de letramento e formação docente: Implicações na prática das professoras do ciclo final dos anos iniciais
topic_facet Formação docente
Letramento
Anos iniciais do Ensino Fundamental
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profa. Dra. Maria Cândida Müller.
format Outros
author Barbosa, Ezequiel Ferreira
author2 Müller, Maria Cândida
author2Str Müller, Maria Cândida
title Concepções de letramento e formação docente: Implicações na prática das professoras do ciclo final dos anos iniciais
title_short Concepções de letramento e formação docente: Implicações na prática das professoras do ciclo final dos anos iniciais
title_full Concepções de letramento e formação docente: Implicações na prática das professoras do ciclo final dos anos iniciais
title_fullStr Concepções de letramento e formação docente: Implicações na prática das professoras do ciclo final dos anos iniciais
title_full_unstemmed Concepções de letramento e formação docente: Implicações na prática das professoras do ciclo final dos anos iniciais
title_sort concepções de letramento e formação docente: implicações na prática das professoras do ciclo final dos anos iniciais
publishDate 2016
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1089
_version_ 1787136471042359296
score 11.755432