Outros

Um olhar da Psicologia sobre o PROUCA no contexto de intensificação das TDIC nas políticas educacionais

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines.

Autor principal: Silva, Josemar Farias da
Outros Autores: Martines, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes
Grau: Outros
Publicado em: 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1316
id oai:localhost:123456789-1316
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-13162018-10-29T19:10:51Z Um olhar da Psicologia sobre o PROUCA no contexto de intensificação das TDIC nas políticas educacionais Silva, Josemar Farias da Martines, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Tecnologias na educação Políticas educacionais PROUCA Psicologia histórico-cultural Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines. A presente dissertação se propõe a estudar o PROUCA a partir do olhar da Psicologia histórico-cultural, de forma a compreender os complexos processos que tem atribuído um lugar às tecnologias digitais, em especial o computador, a partir da incorporação de um laptop para fins pedagógicos numa perspectiva de 1:1, como se propõe o programa Um computador por aluno. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e de cunho bibliográfico e documental, onde utilizamos em nossa análise os documentos produzidos institucionalmente como leis e decretos, avaliações produzidas pelo governo, documentos do projeto “Formação Brasil”, bem como relatos e artigos produzidos no âmbito da formação e pesquisa desenvolvida ao longo do projeto e que se encontravam disponíveis em sites do governo e de instituições formadoras. A análise dos documentos foi inspirada no referencial teórico-analítico proposto por Stephen Ball, a qual entende as políticas educacionais enquanto fluxos de discursos e embates que se dão na sociedade, sempre em referência a um contexto dado e construído histórico e culturalmente, questões essas, consoantes com os pressupostos da psicologia histórico-cultural, por levar em consideração o social e o cultural na constituição do sujeito. Elegemos e destacamos como discursos centrais dentro da política, o discurso da qualidade e da inclusão digital via intensificação do uso das TDIC nas escolas públicas, questões estas que vêm embasando e endossando as ações do governo na adoção do modelo proposto pela OLPC. Partimos do pressuposto que as políticas só podem ser entendidas com referência ao contexto em que estão inseridas. Ainda em relação ao contexto da influência, discutimos também os ideais pedagógicos que encontraram morada no programa e assim, delinearam as configurações, uso e apropriação dessas tecnologias, a partir do processo de formação levado a cabo. A análise permitiu evidenciar as apropriações neoliberais que se dão no campo educacional relacionados ao uso do computador, bem como a filiação ideológica dos pressupostos pedagógicos que sustentam e advogam o uso cada vez maior de computadores na educação, dada a centralidade da aprendizagem verificada no discurso neoliberal em detrimento do ensino, como propõe o construcionismo proposto por Seymour Papert, tão disseminado na literatura sobre tecnologias educacionais. Num entremeio de limites e possibilidades percebemos a necessidade de uma apropriação de forma crítica, no que concerne o uso do computador para fins pedagógicos num modelo de ensino-aprendizagem que de fato contribua para o desenvolvimento pleno do sujeito. 2016-11-30T18:59:03Z 2016-11-30T18:59:03Z 2014 Other SILVA, Josemar Farias da. Um olhar da Psicologia sobre o PROUCA no contexto de intensificação das TDIC nas políticas educacionais. 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2014. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1316
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Tecnologias na educação
Políticas educacionais
PROUCA
Psicologia histórico-cultural
spellingShingle Tecnologias na educação
Políticas educacionais
PROUCA
Psicologia histórico-cultural
Silva, Josemar Farias da
Um olhar da Psicologia sobre o PROUCA no contexto de intensificação das TDIC nas políticas educacionais
topic_facet Tecnologias na educação
Políticas educacionais
PROUCA
Psicologia histórico-cultural
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines.
format Outros
author Silva, Josemar Farias da
author2 Martines, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes
author2Str Martines, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes
title Um olhar da Psicologia sobre o PROUCA no contexto de intensificação das TDIC nas políticas educacionais
title_short Um olhar da Psicologia sobre o PROUCA no contexto de intensificação das TDIC nas políticas educacionais
title_full Um olhar da Psicologia sobre o PROUCA no contexto de intensificação das TDIC nas políticas educacionais
title_fullStr Um olhar da Psicologia sobre o PROUCA no contexto de intensificação das TDIC nas políticas educacionais
title_full_unstemmed Um olhar da Psicologia sobre o PROUCA no contexto de intensificação das TDIC nas políticas educacionais
title_sort um olhar da psicologia sobre o prouca no contexto de intensificação das tdic nas políticas educacionais
publishDate 2016
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1316
_version_ 1787136504047337472
score 11.755432