Inovação organizacional em face de uma perspectiva democrática para a gestão de escolas públicas na Amazônia

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia, como um dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Administração.

Autor principal: Piacentini, Alexandre Leonardo Simões
Outros Autores: Pedro Filho, Flávio de São
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1936
id oai:localhost:123456789-1936
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-19362018-10-29T19:10:53Z Inovação organizacional em face de uma perspectiva democrática para a gestão de escolas públicas na Amazônia Piacentini, Alexandre Leonardo Simões Pedro Filho, Flávio de São Gestão Escolar Democrática Gestão organizacional Escolas públicas Paradigma funcionalista Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia, como um dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Administração. Esta dissertação analisa como diferentes abordagens empregadas na gestão organizacional, responderiam ao desafio de amparar uma via democratizante para a gestão escolar, segundo a perspectiva de escolas públicas situadas na Amazônia. O pressuposto aqui é de que não há um modelo universal de gestão que possa ser empregado de modo irrestrito a todas as organizações. Parte-se da conjectura de que existem parâmetros gerais aplicáveis a cenários diferentes, adequados a uma gestão aprendente condizente com as especificidades de uma organização educacional alinhada a conceitos modernos de Administração. Para tanto, buscou-se elucidar o seguinte questionamento: como diferentes abordagens contemporâneas empregadas na gestão organizacional, podem contribuir para o aperfeiçoamento da democratização na gestão de escolas públicas na Amazônia? O objetivo geral delineado foi analisar teorias empregadas na gestão organizacional pelo viés da Gestão Escolar Democrática, com foco no aperfeiçoamento da gestão de organizações escolares públicas na Amazônia. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se (1) identificar os parâmetros conceituais que definem as principais características do modelo de Gestão Escolar Democrática; (2) analisar aspectos organizacionais do modelo de Gestão Escolar Democrática, segundo a perspectiva de escolas públicas situadas na Amazônia; (3) apontar elementos para inovação organizacional em face da Gestão Escolar Democrática, focalizando a perspectiva de escolas públicas na Amazônia. A realização deste estudo teve base nas teorias Funcionalista e Contingencial. O suporte trazido ao contexto da pesquisa para alcançar os objetivos específicos, foram as perspectivas teóricas de Inovação e Inteligência Emocional, e as abordagens de gestão organizacional Arquitetura Estratégica, Gestão Estratégica e a Teoria U. Quanto à metodologia deste estudo, empregou-se abordagem quanti-qualitativa em virtude de envolver construção teórica, aferição estatística do contexto fático, e a posterior análise da configuração emergente da confrontação destes parâmetros com abordagens teóricas organizacionais. Método Estudo de Caso guiou os procedimentos empregados. Os resultados revelaram (1) um construto organizado em três dimensões essenciais correspondentes aos eixos temáticos Descentralização, Autonomia e Participação, caracterizando os principais enfoques e atitudes que lhes são representativas; (2) encontrou-se pontos críticos nas características correspondentes às dimensões Autonomia e Participação, convergentes para uma mesma causa principal, relacionada às diferentes maneiras como a realidade vivenciada é apreendida e valorizada pelos sujeitos envolvidos; (3) ao contrário da Arquitetura Estratégica e Teoria U, os resultados indicaram que, a Gestão Estratégica não ampara o modelo de Gestão Escolar Democrática devido à divergência entre pressupostos teóricos. Em face ao problema de pesquisa é possível concluir que as contribuições ocorrem no eixo das complexidades organizacionais e humanas que permeiam a gestão escolar. Esta pesquisa oferece subsídios a formuladores de políticas públicas, gestores de sistemas educacionais e de organizações escolares. 2017-12-11T20:19:15Z 2017-12-11T20:19:15Z 2016 http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1936
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Gestão Escolar Democrática
Gestão organizacional
Escolas públicas
Paradigma funcionalista
spellingShingle Gestão Escolar Democrática
Gestão organizacional
Escolas públicas
Paradigma funcionalista
Piacentini, Alexandre Leonardo Simões
Inovação organizacional em face de uma perspectiva democrática para a gestão de escolas públicas na Amazônia
topic_facet Gestão Escolar Democrática
Gestão organizacional
Escolas públicas
Paradigma funcionalista
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia, como um dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Administração.
author Piacentini, Alexandre Leonardo Simões
author2 Pedro Filho, Flávio de São
author2Str Pedro Filho, Flávio de São
title Inovação organizacional em face de uma perspectiva democrática para a gestão de escolas públicas na Amazônia
title_short Inovação organizacional em face de uma perspectiva democrática para a gestão de escolas públicas na Amazônia
title_full Inovação organizacional em face de uma perspectiva democrática para a gestão de escolas públicas na Amazônia
title_fullStr Inovação organizacional em face de uma perspectiva democrática para a gestão de escolas públicas na Amazônia
title_full_unstemmed Inovação organizacional em face de uma perspectiva democrática para a gestão de escolas públicas na Amazônia
title_sort inovação organizacional em face de uma perspectiva democrática para a gestão de escolas públicas na amazônia
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1936
_version_ 1787136579021570048
score 11.653393