/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de Manaus - AM
Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.
Autor principal: | Mesquita Júnior, Sérgio Paulo |
---|---|
Outros Autores: | França, Rosangela de Fátima Cavalcante |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1990 |
id |
oai:localhost:123456789-1990 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-19902018-10-29T19:10:57Z Formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de Manaus - AM Mesquita Júnior, Sérgio Paulo França, Rosangela de Fátima Cavalcante Formação Continuada Letramento Digital Tecnologias Educacionais Anos Iniciais Ensino Fundamental Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação. No contexto atual de nossa sociedade, torna-se quase impossível pensar em uma educação sem a presença das tecnologias, uma vez que as mudanças sociais submetem a educação a novas demandas, as quais nos levam a uma reflexão crítica a respeito das potencialidades desses novos meios de ensino, onde julgamos que essas tecnologias podem ter um papel relevante no processo de ensino-aprendizado. Porém, é necessário entender que essas ferramentas tecnológicas jamais ocuparão o papel do professor, mas irão contribuir para pensar sobre o papel da escola e do professor. Serão exigidas novas competências pedagógicas, as quais demandarão uma formação continuada para que possam prover uma educação satisfatória. Para isso é necessário que haja uma melhor compreensão do conceito de letramento digital, pois o mesmo ainda não foi completamente compreendido em virtude da imprecisão de alguns autores a respeito do termo. A presente pesquisa se norteou pela seguinte questão: Como a formação continuada para o letramento digital influencia a prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino Fundamental? Teve como Objetivo geral: Investigar a influência da formação continuada para o letramento digital na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Manaus-AM e seus Objetivos específicos são: a) averiguar a percepção de professores e coordenadores/formadores com relação à compreensão do que é o letramento digital; b) identificar o tipo de influência/contribuição que o letramento digital promove na prática pedagógica no olhar dos professores e coordenadores/formadores; c) caracterizar as dificuldades encontradas pelos professores na utilização das tecnologias na prática pedagógica e dos coordenadores/formadores para a realização das formações continuadas. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, desenvolvida em dois momentos: um relacionado ao estudo bibliográfico e o outro ao estudo empírico. Os participantes da pesquisa foram dez (10) professores de uma escola municipal de Manaus-AM e seis (06) formadores da Gerência de Tecnologia Educacional. Este estudo toma como referências teóricas básicas: Gatti (1993), Masetto (2000), Buzato (2001 e 2003), Xavier (2002), Moran (2000 e 2004), Soares (2004), Gregio (2005), Belloni (2008), Silva (2008), Pachane (2008), Freitas (2010), Kenski (2013), dentre outros. A análise dos dados deu-se por meio de procedimentos interpretativos, à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979). Como resultado da investigação foi possível perceber que, apesar da falta de um maior conhecimento teórico a respeito do letramento digital, é perceptível sua influência positiva na prática pedagógica. A partir desse resultado conclui-se que investir na formação continuada para o letramento digital contribui na melhoria no processo de ensino-aprendizagem, bem como na reorientação e aumento de criticidade no vasto rol de conhecimentos prévios dos alunos, trazidos para a sala de aula, proveniente da facilidade de acesso através das mídias digitais. 2017-12-18T17:08:46Z 2017-12-18T17:08:46Z 2014 http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1990 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Formação Continuada Letramento Digital Tecnologias Educacionais Anos Iniciais Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Formação Continuada Letramento Digital Tecnologias Educacionais Anos Iniciais Ensino Fundamental Mesquita Júnior, Sérgio Paulo Formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de Manaus - AM |
topic_facet |
Formação Continuada Letramento Digital Tecnologias Educacionais Anos Iniciais Ensino Fundamental |
description |
Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação. |
author |
Mesquita Júnior, Sérgio Paulo |
author2 |
França, Rosangela de Fátima Cavalcante |
author2Str |
França, Rosangela de Fátima Cavalcante |
title |
Formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de Manaus - AM |
title_short |
Formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de Manaus - AM |
title_full |
Formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de Manaus - AM |
title_fullStr |
Formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de Manaus - AM |
title_full_unstemmed |
Formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de Manaus - AM |
title_sort |
formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de manaus - am |
publishDate |
2017 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1990 |
_version_ |
1787136586460168192 |
score |
11.687526 |