Formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de Manaus - AM

Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.

Autor principal: Mesquita Júnior, Sérgio Paulo
Outros Autores: França, Rosangela de Fátima Cavalcante
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1990
id oai:localhost:123456789-1990
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-19902018-10-29T19:10:57Z Formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de Manaus - AM Mesquita Júnior, Sérgio Paulo França, Rosangela de Fátima Cavalcante Formação Continuada Letramento Digital Tecnologias Educacionais Anos Iniciais Ensino Fundamental Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação. No contexto atual de nossa sociedade, torna-se quase impossível pensar em uma educação sem a presença das tecnologias, uma vez que as mudanças sociais submetem a educação a novas demandas, as quais nos levam a uma reflexão crítica a respeito das potencialidades desses novos meios de ensino, onde julgamos que essas tecnologias podem ter um papel relevante no processo de ensino-aprendizado. Porém, é necessário entender que essas ferramentas tecnológicas jamais ocuparão o papel do professor, mas irão contribuir para pensar sobre o papel da escola e do professor. Serão exigidas novas competências pedagógicas, as quais demandarão uma formação continuada para que possam prover uma educação satisfatória. Para isso é necessário que haja uma melhor compreensão do conceito de letramento digital, pois o mesmo ainda não foi completamente compreendido em virtude da imprecisão de alguns autores a respeito do termo. A presente pesquisa se norteou pela seguinte questão: Como a formação continuada para o letramento digital influencia a prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino Fundamental? Teve como Objetivo geral: Investigar a influência da formação continuada para o letramento digital na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Manaus-AM e seus Objetivos específicos são: a) averiguar a percepção de professores e coordenadores/formadores com relação à compreensão do que é o letramento digital; b) identificar o tipo de influência/contribuição que o letramento digital promove na prática pedagógica no olhar dos professores e coordenadores/formadores; c) caracterizar as dificuldades encontradas pelos professores na utilização das tecnologias na prática pedagógica e dos coordenadores/formadores para a realização das formações continuadas. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, desenvolvida em dois momentos: um relacionado ao estudo bibliográfico e o outro ao estudo empírico. Os participantes da pesquisa foram dez (10) professores de uma escola municipal de Manaus-AM e seis (06) formadores da Gerência de Tecnologia Educacional. Este estudo toma como referências teóricas básicas: Gatti (1993), Masetto (2000), Buzato (2001 e 2003), Xavier (2002), Moran (2000 e 2004), Soares (2004), Gregio (2005), Belloni (2008), Silva (2008), Pachane (2008), Freitas (2010), Kenski (2013), dentre outros. A análise dos dados deu-se por meio de procedimentos interpretativos, à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979). Como resultado da investigação foi possível perceber que, apesar da falta de um maior conhecimento teórico a respeito do letramento digital, é perceptível sua influência positiva na prática pedagógica. A partir desse resultado conclui-se que investir na formação continuada para o letramento digital contribui na melhoria no processo de ensino-aprendizagem, bem como na reorientação e aumento de criticidade no vasto rol de conhecimentos prévios dos alunos, trazidos para a sala de aula, proveniente da facilidade de acesso através das mídias digitais. 2017-12-18T17:08:46Z 2017-12-18T17:08:46Z 2014 http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1990
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Formação Continuada
Letramento Digital
Tecnologias Educacionais
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
spellingShingle Formação Continuada
Letramento Digital
Tecnologias Educacionais
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
Mesquita Júnior, Sérgio Paulo
Formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de Manaus - AM
topic_facet Formação Continuada
Letramento Digital
Tecnologias Educacionais
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
description Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.
author Mesquita Júnior, Sérgio Paulo
author2 França, Rosangela de Fátima Cavalcante
author2Str França, Rosangela de Fátima Cavalcante
title Formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de Manaus - AM
title_short Formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de Manaus - AM
title_full Formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de Manaus - AM
title_fullStr Formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de Manaus - AM
title_full_unstemmed Formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de Manaus - AM
title_sort formação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de manaus - am
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1990
_version_ 1787136586460168192
score 11.687526