A formação continuada de alfabetizadoras e as necessidades dos contextos escolares: um estudo na rede municipal de ensino de Humaitá-AM

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, no Núcleo de Ciências Humanas, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.

Autor principal: Gomes, Cristiangrey Quinderé
Outros Autores: França, Rosangela de Fátima Cavalcante
Publicado em: 2017
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Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1997
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spelling oai:localhost:123456789-19972018-10-29T19:10:57Z A formação continuada de alfabetizadoras e as necessidades dos contextos escolares: um estudo na rede municipal de ensino de Humaitá-AM Gomes, Cristiangrey Quinderé França, Rosangela de Fátima Cavalcante Formação continuada Professoras alfabetizadoras Políticas de formação de professores Contextos escolares Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, no Núcleo de Ciências Humanas, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação. No Brasil, a formação continuada teve suas ações impulsionadas a partir da década de 1990 (século XX), período no qual se evidenciou várias propostas visando à formação de professores em serviço, nas diferentes instâncias dos Sistemas Públicos de Ensino. Com a aprovação da atual Lei de Diretrizes Bases da Educação Básica Nacional, nº 9.394/96, começa a ser instituído um novo quadro legal referente a essa temática. Nessa perspectiva, as responsabilidades e obrigações dos sistemas de ensino, a respeito da elaboração e da implementação de políticas de valorização e qualificação da profissão docente, estão amparadas oficialmente, estabelecendo-se, assim, os direitos dos profissionais da educação de aperfeiçoarem-se por meio de processos formativos contínuos. Partindo dessa contextualização, a questão problematizadora deste estudo foi: de que modo a formação continuada de professoras alfabetizadoras, ofertada pela rede pública municipal de ensino de Humaitá-AM, atende às demandas específicas de cada contexto escolar? Em consonância com tal questionamento, o objetivo geral consistiu em analisar se a formação continuada de professoras alfabetizadoras do município de Humaitá-AM atende às demandas específicas de cada contexto escolar. Trata-se, portanto, o presente estudo, de uma pesquisa descritiva exploratória, de abordagem qualitativa, cuja mesma teve como sujeitos 23 professoras que trabalham de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Para a obtenção dos dados desse estudo foi aplicado um questionário e realizada uma entrevista semiestruturada gravada. A pesquisa em pauta foi realizada no primeiro semestre de 2016, tendo como locus cinco escolas da rede pública municipal de Humaitá-AM. Após as análises realizadas, tendo por base as categorias construídas e levando em consideração o olhar das alfabetizadoras, os resultados revelaram que a formação continuada ofertada no contexto educacional investigado denota atendimento parcial quanto suas demandas específicas, pois, encontramos dois grupos de alfabetizadoras com percepções divergentes. Um grupo sinalizou ausência de diagnóstico para o levantamento das reais necessidades da prática diária, assim como se ressente da ausência e/ou insuficiência de material didático-pedagógico, do apoio da gestão escolar, da precária condição de trabalho. Outro grupo enunciou momentos reflexivos como espaço de problematização e subsídio à prática e aproximações entre os conteúdos trabalhados e as necessidades pedagógicas cotidianas. Conclui-se, mediante tal resultado, que as políticas educacionais voltadas à formação continuada de professoras alfabetizadoras, no espaço escolar, são fundamentais e possuem um potencial significativo para a promoção da melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos. Este fato culmina com um impacto relevante na prática social, na medida em que as professoras alfabetizadoras habilitam-se a construir uma formação com base sólida, adquirindo o domínio teórico-prático necessário para uma ação pedagógica mais eficiente e eficaz. Estas constatações são fundamentais para que as políticas de formação continuada sejam pensadas para ocorrerem no espaço escolar e estarem articuladas a outras políticas, uma vez que a problemática da aprendizagem e da construção da qualidade na educação pública exige uma multiplicidade de ações e intervenções para além da formação continuada de professores. 2017-12-18T18:31:44Z 2017-12-18T18:31:44Z 2016 http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1997
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