Trabalho de Conclusão de Curso

Proposta de sequência didática como recurso pedagógico para o processo de ensino - aprendizagem do uso do protetor solar no primeiro ano do ensino médio

In the rush of everyday life, many important things are postponed, including skin care. In recent years the rates of skin problems have grown significantly, especially skin cancer. Thus, studying and understanding the problem is fundamental for the development of personal care actions. Given t...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Michelli da Conceição
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1024
id oai:localhost:4321-1024
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-10242022-10-17T21:44:47Z Proposta de sequência didática como recurso pedagógico para o processo de ensino - aprendizagem do uso do protetor solar no primeiro ano do ensino médio Lima, Michelli da Conceição Enriconi, Adriana http://lattes.cnpq.br/4273322336883518 Enriconi, Adriana http://lattes.cnpq.br/4273322336883518 Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Pinto, Elson Antonio Sadalla http://lattes.cnpq.br/9786797594989755 Biologia - ensino Recurso pedagógico Proteção - raios solares CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL In the rush of everyday life, many important things are postponed, including skin care. In recent years the rates of skin problems have grown significantly, especially skin cancer. Thus, studying and understanding the problem is fundamental for the development of personal care actions. Given this, this work is a booklet production through a didactic sequence based on the fourth unit of Zabala, with the objective of evaluating the nature of the knowledge that integrated high school students have about the use of sunscreen. The study was developed with first year students of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - IFAM in Manaus, which consists of applying a sequence that was divided into four parts and had so its finals product the production of a booklet. The research proved to be efficient in building students' scientific knowledge, enabling the dynamization of the class with easy and interactive activities. Na pressa do dia a dia muitas coisas importantes são adiadas, dentre elas o cuidado com a pele. Nos últimos anos têm crescido significativamente os índices de problemas na pele, principalmente, o câncer de pele. Com isso, estudar e entender o problema é fundamental para o desenvolvimento de ações pessoais de cuidados. Diante disso, este trabalho trata-se de uma produção de cartilha por meio de uma sequência didática baseada na quarta unidade de Zabala, com o objetivo de avaliar a natureza do conhecimento que os alunos do Ensino Médio integrado possuem sobre o uso do protetor solar. O estudo foi desenvolvido com alunos do 1º ano do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas – IFAM em Manaus e constitui na aplicação de uma sequência em quatro partes. Que teve como produto final a produção de uma cartilha. A pesquisa mostrou-se eficiente na construção dos conhecimentos científicos dos alunos, possibilitando a dinamização da aula com atividades fáceis e interativas. 2022-10-17T16:54:59Z 2022-10-17 2022-10-17T16:54:59Z 2019-12-05 Trabalho de Conclusão de Curso LIMA, Michelli da Conceição. Proposta de sequência didática como recurso pedagógico para o processo de ensino - aprendizagem do uso do protetor solar no primeiro ano do ensino médio. 2019. 47 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1024 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Biologia - ensino
Recurso pedagógico
Proteção - raios solares
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
spellingShingle Biologia - ensino
Recurso pedagógico
Proteção - raios solares
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Lima, Michelli da Conceição
Proposta de sequência didática como recurso pedagógico para o processo de ensino - aprendizagem do uso do protetor solar no primeiro ano do ensino médio
topic_facet Biologia - ensino
Recurso pedagógico
Proteção - raios solares
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
description In the rush of everyday life, many important things are postponed, including skin care. In recent years the rates of skin problems have grown significantly, especially skin cancer. Thus, studying and understanding the problem is fundamental for the development of personal care actions. Given this, this work is a booklet production through a didactic sequence based on the fourth unit of Zabala, with the objective of evaluating the nature of the knowledge that integrated high school students have about the use of sunscreen. The study was developed with first year students of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - IFAM in Manaus, which consists of applying a sequence that was divided into four parts and had so its finals product the production of a booklet. The research proved to be efficient in building students' scientific knowledge, enabling the dynamization of the class with easy and interactive activities.
author_additional Enriconi, Adriana
author_additionalStr Enriconi, Adriana
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Lima, Michelli da Conceição
title Proposta de sequência didática como recurso pedagógico para o processo de ensino - aprendizagem do uso do protetor solar no primeiro ano do ensino médio
title_short Proposta de sequência didática como recurso pedagógico para o processo de ensino - aprendizagem do uso do protetor solar no primeiro ano do ensino médio
title_full Proposta de sequência didática como recurso pedagógico para o processo de ensino - aprendizagem do uso do protetor solar no primeiro ano do ensino médio
title_fullStr Proposta de sequência didática como recurso pedagógico para o processo de ensino - aprendizagem do uso do protetor solar no primeiro ano do ensino médio
title_full_unstemmed Proposta de sequência didática como recurso pedagógico para o processo de ensino - aprendizagem do uso do protetor solar no primeiro ano do ensino médio
title_sort proposta de sequência didática como recurso pedagógico para o processo de ensino - aprendizagem do uso do protetor solar no primeiro ano do ensino médio
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1024
_version_ 1787149957313069056
score 11.755432