Trabalho de Conclusão de Curso

Utilização de aula demonstrativa como modalidade didática no ensino/aprendizagem em estudo de fisiologia vegetal

The teaching of Biology, Botany is one of the areas that present the biggest difficulty in terms of assimilating contents by the student, respected because of exhaustion and monotonous, and has become a challenge for teachers who have to seek diverse ways to contextualize the contents in order...

ver descrição completa

Autor principal: Nascimento, Lilian Loren dos Anjos Muniz do
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1036
id oai:localhost:4321-1036
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-10362022-10-19T16:34:36Z Utilização de aula demonstrativa como modalidade didática no ensino/aprendizagem em estudo de fisiologia vegetal Nascimento, Lilian Loren dos Anjos Muniz do Chaves, Edson Valente http://lattes.cnpq.br/5983123273315301 Chaves, Edson Valente http://lattes.cnpq.br/5983123273315301 Enriconi, Adriana http://lattes.cnpq.br/4273322336883518 Biologia - ensino Fisiologia vegetal Didática CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL The teaching of Biology, Botany is one of the areas that present the biggest difficulty in terms of assimilating contents by the student, respected because of exhaustion and monotonous, and has become a challenge for teachers who have to seek diverse ways to contextualize the contents in order to attract and attract attention of these students. In this context, this research aimed at the use of demonstrative class as a didactic modality for the students' approach to the plant kingdom and the phytoremediation technique, which was carried out during the supervised curriculum internship III and IV, developed in IFAM Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Campus Manaus - Centre in the classes of the 2 year of high school integrated to the technician of information technology, mechanics, buildings and chemistry. A total of 157 male and female students aged 15 to 20 years. The methodology employed was qualitative in nature. A questionnaire was used as a data collection instrument, field notebook and participant observation. After the application of the previous questionnaire, the content proposed in our research with an expository class dialogue was started contextualizing the importance of plants in the daily life, mechanisms of absorption and conduction of substance by the plant and phytoremediation, Later, a demonstrative lecture on the conduction of substances by plants. At the end of the activities and as an evaluation students were asked to write a text using the botanical terms used during the classes and the application of an evaluation questionnaire. Among the results obtained with our research we realized that the students still had knowledge about phytoremediation technique and were very participative both in the demonstrative class and participation in the questionnaires. No ensino de Biologia, a Botânica é uma das áreas que apresenta grandes dificuldades de compreensão dos conteúdos pelos estudantes, sendo considerado por estes como exaustivos e monótomos, tem se tornado um desafio para professores que devem buscar formas diversificadas para a contextualização dos conteúdos de maneira a atrair e prender atenção desses estudantes. Nesse contexto, esta pesquisa propõe à utilização de aula demonstrativa como modalidade didática para a aproximação dos estudantes com o conteúdo de fisiologia vegetal e a técnica de fitorremediação, que foi realizada durante o estágio curricular supervisionado III e IV, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Campus Manaus - Centro, nas turmas do 2º ano do ensino médio integrado ao técnico de informática, mecânica, edificações e química. Participaram desta pesquisa 157 estudantes homens e mulheres com a faixa etária de 15 a 20 anos de idade. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa. Utilizou-se questionário como instrumento de coleta de dados, caderno de campo e observação participante. Após a aplicação do questionário prévio, iniciou-se o conteúdo proposto em nossa pesquisa com aula expositiva dialogada contextualizando a importância das plantas no cotidiano, mecanismos de absorção e condução de substância pela planta e fitorremediação, posteriormente foi realizada aula demonstrativa sobre a condução de substâncias pelas plantas. Ao final das atividades e como avaliação foi solicitado que os estudantes redigissem um texto usando os termos botânicos utilizados durante as aulas e aplicação de um questionário avaliativo. Dentre os resultados obtidos com nossa pesquisa percebemos que os estudantes ainda tinham conhecimentos sobre a técnica de fitorremediação e foram bastante participativos tanto na aula demonstrativa quanto na participação dos questionários. 2022-10-19T16:33:57Z 2022-10-19 2022-10-19T16:33:57Z 2017-12-14 Trabalho de Conclusão de Curso NASCIMENTO, Lílian Loren dos Anjos Muniz do. Utilização de aula demonstrativa como modalidade didática no ensino/aprendizagem em estudo de fisiologia vegetal. 2017. 67 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1036 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Biologia - ensino
Fisiologia vegetal
Didática
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
spellingShingle Biologia - ensino
Fisiologia vegetal
Didática
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Nascimento, Lilian Loren dos Anjos Muniz do
Utilização de aula demonstrativa como modalidade didática no ensino/aprendizagem em estudo de fisiologia vegetal
topic_facet Biologia - ensino
Fisiologia vegetal
Didática
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
description The teaching of Biology, Botany is one of the areas that present the biggest difficulty in terms of assimilating contents by the student, respected because of exhaustion and monotonous, and has become a challenge for teachers who have to seek diverse ways to contextualize the contents in order to attract and attract attention of these students. In this context, this research aimed at the use of demonstrative class as a didactic modality for the students' approach to the plant kingdom and the phytoremediation technique, which was carried out during the supervised curriculum internship III and IV, developed in IFAM Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Campus Manaus - Centre in the classes of the 2 year of high school integrated to the technician of information technology, mechanics, buildings and chemistry. A total of 157 male and female students aged 15 to 20 years. The methodology employed was qualitative in nature. A questionnaire was used as a data collection instrument, field notebook and participant observation. After the application of the previous questionnaire, the content proposed in our research with an expository class dialogue was started contextualizing the importance of plants in the daily life, mechanisms of absorption and conduction of substance by the plant and phytoremediation, Later, a demonstrative lecture on the conduction of substances by plants. At the end of the activities and as an evaluation students were asked to write a text using the botanical terms used during the classes and the application of an evaluation questionnaire. Among the results obtained with our research we realized that the students still had knowledge about phytoremediation technique and were very participative both in the demonstrative class and participation in the questionnaires.
author_additional Chaves, Edson Valente
author_additionalStr Chaves, Edson Valente
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Nascimento, Lilian Loren dos Anjos Muniz do
title Utilização de aula demonstrativa como modalidade didática no ensino/aprendizagem em estudo de fisiologia vegetal
title_short Utilização de aula demonstrativa como modalidade didática no ensino/aprendizagem em estudo de fisiologia vegetal
title_full Utilização de aula demonstrativa como modalidade didática no ensino/aprendizagem em estudo de fisiologia vegetal
title_fullStr Utilização de aula demonstrativa como modalidade didática no ensino/aprendizagem em estudo de fisiologia vegetal
title_full_unstemmed Utilização de aula demonstrativa como modalidade didática no ensino/aprendizagem em estudo de fisiologia vegetal
title_sort utilização de aula demonstrativa como modalidade didática no ensino/aprendizagem em estudo de fisiologia vegetal
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1036
_version_ 1787149959255031808
score 11.753735