Trabalho de Conclusão de Curso

Mapas conceituais: a biologia na perspectiva didática ao ensino de alunos surdos do IFAM/CMC

Inclusive education is gaining its space. With the validity of the Law of Guidelines and Bases No. 9394/96, the students deprived of hearing started to have the right to attend regular schools. Aiming at this, the research sought to develop a methodological tool that could guarantee the accessib...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Bruna Rachel Cardoso da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1043
id oai:localhost:4321-1043
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-10432022-11-23T21:13:59Z Mapas conceituais: a biologia na perspectiva didática ao ensino de alunos surdos do IFAM/CMC Silva, Bruna Rachel Cardoso da Lavor, Patrícia Lucena de http://lattes.cnpq.br/4714557006281147 Lavor, Patrícia Lucena de http://lattes.cnpq.br/4714557006281147 Alves, Edilson Gomes http://lattes.cnpq.br/0914810895785401 Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Biologia - ensino Inclusão Mapas conceituais CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL Inclusive education is gaining its space. With the validity of the Law of Guidelines and Bases No. 9394/96, the students deprived of hearing started to have the right to attend regular schools. Aiming at this, the research sought to develop a methodological tool that could guarantee the accessibility of these students in the understanding of biological concepts. This research aimed to analyze the activities with concept maps in teaching deaf students in Biology activities inserted in the Integrated High School in Informatic from the IFAM / CMC, trying to understand how the Concept Map helped to biology discipline of teaching on challenges of the deaf student in the IFAM / CMC. A educação inclusiva vem ganhando seu espaço. Com a vigência da Lei de Diretrizes e Bases Nº 9394/96, os alunos desprovidos de audição passaram a possuir o direito de frequentar escolas regulares. Visando isso, a pesquisa buscou desenvolver uma ferramenta metodológica que pudesse garantir a acessibilidade desses alunos na compreensão de conceitos biológicos. Essa pesquisa teve como objetivo analisar as atividades com Mapas Conceituais no ensino de alunos surdos nas atividades de Biologia inseridas no Ensino Médio Integrado em Informática do IFAM/CMC, buscando compreender de que forma o Mapa Conceitual contribuiu para o ensino da disciplina de biologia diante dos desafios de aluno surdo no IFAM/CMC. 2022-10-20T16:56:13Z 2022-10-20 2022-10-20T16:56:13Z 2017-12-15 Trabalho de Conclusão de Curso SILVA, Bruna Rachel Cardoso da. Mapas conceituais: a biologia na perspectiva didática ao ensino de alunos surdos do IFAM/CMC. 2017. 46 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1043 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Biologia - ensino
Inclusão
Mapas conceituais
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
spellingShingle Biologia - ensino
Inclusão
Mapas conceituais
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Silva, Bruna Rachel Cardoso da
Mapas conceituais: a biologia na perspectiva didática ao ensino de alunos surdos do IFAM/CMC
topic_facet Biologia - ensino
Inclusão
Mapas conceituais
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
description Inclusive education is gaining its space. With the validity of the Law of Guidelines and Bases No. 9394/96, the students deprived of hearing started to have the right to attend regular schools. Aiming at this, the research sought to develop a methodological tool that could guarantee the accessibility of these students in the understanding of biological concepts. This research aimed to analyze the activities with concept maps in teaching deaf students in Biology activities inserted in the Integrated High School in Informatic from the IFAM / CMC, trying to understand how the Concept Map helped to biology discipline of teaching on challenges of the deaf student in the IFAM / CMC.
author_additional Lavor, Patrícia Lucena de
author_additionalStr Lavor, Patrícia Lucena de
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Silva, Bruna Rachel Cardoso da
title Mapas conceituais: a biologia na perspectiva didática ao ensino de alunos surdos do IFAM/CMC
title_short Mapas conceituais: a biologia na perspectiva didática ao ensino de alunos surdos do IFAM/CMC
title_full Mapas conceituais: a biologia na perspectiva didática ao ensino de alunos surdos do IFAM/CMC
title_fullStr Mapas conceituais: a biologia na perspectiva didática ao ensino de alunos surdos do IFAM/CMC
title_full_unstemmed Mapas conceituais: a biologia na perspectiva didática ao ensino de alunos surdos do IFAM/CMC
title_sort mapas conceituais: a biologia na perspectiva didática ao ensino de alunos surdos do ifam/cmc
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1043
_version_ 1787149960500740096
score 11.755432