Trabalho de Conclusão de Curso

Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental

A Educação Ambiental tem sido bastante enfatizada nos últimos tempos, devido aos acontecimentos desastrosos ocorrido pelo mundo, sendo o aquecimento global um dos temas mais discutido atualmente. O grande número de desastres ecológicos ocorridos por ações antrópicas, como por exemplo, poluiçõe...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Ingride Jarline Santos da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1049
id oai:localhost:4321-1049
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-10492022-11-23T20:55:31Z Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental Silva, Ingride Jarline Santos da Silva, Janari Rui Negreiros da http://lattes.cnpq.br/2785071645616428 Silva, Janari Rui Negreiros da http://lattes.cnpq.br/2785071645616428 Aguiar, Madalena Otaviano http://lattes.cnpq.br/8123789811990668 Ferreira, Danielle Cristina Oliveira http://lattes.cnpq.br/3971794341049346 Biologia - ensino Formação de professores Educação ambiental CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL A Educação Ambiental tem sido bastante enfatizada nos últimos tempos, devido aos acontecimentos desastrosos ocorrido pelo mundo, sendo o aquecimento global um dos temas mais discutido atualmente. O grande número de desastres ecológicos ocorridos por ações antrópicas, como por exemplo, poluiçõesde ruas e rios na cidade de Manaus-AM, resultado da má educação do homem, contribuiu para elaboração deste trabalho, com o intuito de descobrir, aonde está a falha que resulta nesta problemática.Com isso, o presente trabalho tem como objetivo investigar as concepções e práticas pedagógicas a respeito da Educação Ambiental dos professores formados em Licenciatura em Física, Matemática, Ciências Biológicas e Química, vinculados ao IFAM-CMC ministrando aulas para as licenciaturas da mesma instituição, assim como os referidos alunos das mesmas licenciaturas, desta referida Instituição. Foram utilizados para esta pesquisa, questionários semi-estruturados para obtenção dos dados acerca do perfil e das concepções sobre a Educação Ambiental, dos professores. Os questionários foram aplicados aos docentes ao acaso, e para os discentes foram escolhidos os que estavam regularmente matriculados da disciplina de Educação na Região Amazônica. O resultado demonstrou que a prática da Educação Ambiental de forma interdisciplinar, caracteriza-se muitas vezes como um grande desafio para muitos docentes, sendo as inúmeras justificativas para ausência da Educação ambiental nas salas de aula, como por exemplo: falta de tempo, pouco domínio sobre tema e / ou pouca relação entre a temática da Educação ambiental e as disciplinas específicas, com isso, comprovou-se que a Educação Ambiental não faz parte do cotidiano escolar de muitos professores, sendo que alguns docentes e discentes possuem uma visão simplificada e frágil do cerne da Educação Ambiental. Concluiu-se então que tanto dos docentes formados, e os que estão cursando a licenciatura precisam de uma maior aproximação com a Educação Ambiental, para que possam trabalhar esta temática em suas aulas, independentemente da disciplina. 2022-10-26T18:48:14Z 2022-10-26 2022-10-26T18:48:14Z 2017-12-14 Trabalho de Conclusão de Curso SILVA, Ingride Jarline Santos da. Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental. 2017. 51 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1049 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Biologia - ensino
Formação de professores
Educação ambiental
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
spellingShingle Biologia - ensino
Formação de professores
Educação ambiental
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Silva, Ingride Jarline Santos da
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental
topic_facet Biologia - ensino
Formação de professores
Educação ambiental
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
description A Educação Ambiental tem sido bastante enfatizada nos últimos tempos, devido aos acontecimentos desastrosos ocorrido pelo mundo, sendo o aquecimento global um dos temas mais discutido atualmente. O grande número de desastres ecológicos ocorridos por ações antrópicas, como por exemplo, poluiçõesde ruas e rios na cidade de Manaus-AM, resultado da má educação do homem, contribuiu para elaboração deste trabalho, com o intuito de descobrir, aonde está a falha que resulta nesta problemática.Com isso, o presente trabalho tem como objetivo investigar as concepções e práticas pedagógicas a respeito da Educação Ambiental dos professores formados em Licenciatura em Física, Matemática, Ciências Biológicas e Química, vinculados ao IFAM-CMC ministrando aulas para as licenciaturas da mesma instituição, assim como os referidos alunos das mesmas licenciaturas, desta referida Instituição. Foram utilizados para esta pesquisa, questionários semi-estruturados para obtenção dos dados acerca do perfil e das concepções sobre a Educação Ambiental, dos professores. Os questionários foram aplicados aos docentes ao acaso, e para os discentes foram escolhidos os que estavam regularmente matriculados da disciplina de Educação na Região Amazônica. O resultado demonstrou que a prática da Educação Ambiental de forma interdisciplinar, caracteriza-se muitas vezes como um grande desafio para muitos docentes, sendo as inúmeras justificativas para ausência da Educação ambiental nas salas de aula, como por exemplo: falta de tempo, pouco domínio sobre tema e / ou pouca relação entre a temática da Educação ambiental e as disciplinas específicas, com isso, comprovou-se que a Educação Ambiental não faz parte do cotidiano escolar de muitos professores, sendo que alguns docentes e discentes possuem uma visão simplificada e frágil do cerne da Educação Ambiental. Concluiu-se então que tanto dos docentes formados, e os que estão cursando a licenciatura precisam de uma maior aproximação com a Educação Ambiental, para que possam trabalhar esta temática em suas aulas, independentemente da disciplina.
author_additional Silva, Janari Rui Negreiros da
author_additionalStr Silva, Janari Rui Negreiros da
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Silva, Ingride Jarline Santos da
title Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental
title_short Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental
title_full Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental
title_fullStr Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental
title_full_unstemmed Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental
title_sort formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1049
_version_ 1787149961416146944
score 11.653393