/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental
A Educação Ambiental tem sido bastante enfatizada nos últimos tempos, devido aos acontecimentos desastrosos ocorrido pelo mundo, sendo o aquecimento global um dos temas mais discutido atualmente. O grande número de desastres ecológicos ocorridos por ações antrópicas, como por exemplo, poluiçõe...
Autor principal: | Silva, Ingride Jarline Santos da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1049 |
id |
oai:localhost:4321-1049 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-10492022-11-23T20:55:31Z Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental Silva, Ingride Jarline Santos da Silva, Janari Rui Negreiros da http://lattes.cnpq.br/2785071645616428 Silva, Janari Rui Negreiros da http://lattes.cnpq.br/2785071645616428 Aguiar, Madalena Otaviano http://lattes.cnpq.br/8123789811990668 Ferreira, Danielle Cristina Oliveira http://lattes.cnpq.br/3971794341049346 Biologia - ensino Formação de professores Educação ambiental CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL A Educação Ambiental tem sido bastante enfatizada nos últimos tempos, devido aos acontecimentos desastrosos ocorrido pelo mundo, sendo o aquecimento global um dos temas mais discutido atualmente. O grande número de desastres ecológicos ocorridos por ações antrópicas, como por exemplo, poluiçõesde ruas e rios na cidade de Manaus-AM, resultado da má educação do homem, contribuiu para elaboração deste trabalho, com o intuito de descobrir, aonde está a falha que resulta nesta problemática.Com isso, o presente trabalho tem como objetivo investigar as concepções e práticas pedagógicas a respeito da Educação Ambiental dos professores formados em Licenciatura em Física, Matemática, Ciências Biológicas e Química, vinculados ao IFAM-CMC ministrando aulas para as licenciaturas da mesma instituição, assim como os referidos alunos das mesmas licenciaturas, desta referida Instituição. Foram utilizados para esta pesquisa, questionários semi-estruturados para obtenção dos dados acerca do perfil e das concepções sobre a Educação Ambiental, dos professores. Os questionários foram aplicados aos docentes ao acaso, e para os discentes foram escolhidos os que estavam regularmente matriculados da disciplina de Educação na Região Amazônica. O resultado demonstrou que a prática da Educação Ambiental de forma interdisciplinar, caracteriza-se muitas vezes como um grande desafio para muitos docentes, sendo as inúmeras justificativas para ausência da Educação ambiental nas salas de aula, como por exemplo: falta de tempo, pouco domínio sobre tema e / ou pouca relação entre a temática da Educação ambiental e as disciplinas específicas, com isso, comprovou-se que a Educação Ambiental não faz parte do cotidiano escolar de muitos professores, sendo que alguns docentes e discentes possuem uma visão simplificada e frágil do cerne da Educação Ambiental. Concluiu-se então que tanto dos docentes formados, e os que estão cursando a licenciatura precisam de uma maior aproximação com a Educação Ambiental, para que possam trabalhar esta temática em suas aulas, independentemente da disciplina. 2022-10-26T18:48:14Z 2022-10-26 2022-10-26T18:48:14Z 2017-12-14 Trabalho de Conclusão de Curso SILVA, Ingride Jarline Santos da. Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental. 2017. 51 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1049 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Biologia - ensino Formação de professores Educação ambiental CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
spellingShingle |
Biologia - ensino Formação de professores Educação ambiental CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL Silva, Ingride Jarline Santos da Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental |
topic_facet |
Biologia - ensino Formação de professores Educação ambiental CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
description |
A Educação Ambiental tem sido bastante enfatizada nos últimos tempos, devido aos
acontecimentos desastrosos ocorrido pelo mundo, sendo o aquecimento global um dos temas
mais discutido atualmente. O grande número de desastres ecológicos ocorridos por ações
antrópicas, como por exemplo, poluiçõesde ruas e rios na cidade de Manaus-AM, resultado da
má educação do homem, contribuiu para elaboração deste trabalho, com o intuito de
descobrir, aonde está a falha que resulta nesta problemática.Com isso, o presente trabalho tem
como objetivo investigar as concepções e práticas pedagógicas a respeito da Educação
Ambiental dos professores formados em Licenciatura em Física, Matemática, Ciências
Biológicas e Química, vinculados ao IFAM-CMC ministrando aulas para as licenciaturas da
mesma instituição, assim como os referidos alunos das mesmas licenciaturas, desta referida
Instituição. Foram utilizados para esta pesquisa, questionários semi-estruturados para
obtenção dos dados acerca do perfil e das concepções sobre a Educação Ambiental, dos
professores. Os questionários foram aplicados aos docentes ao acaso, e para os discentes
foram escolhidos os que estavam regularmente matriculados da disciplina de Educação na
Região Amazônica. O resultado demonstrou que a prática da Educação Ambiental de forma
interdisciplinar, caracteriza-se muitas vezes como um grande desafio para muitos docentes,
sendo as inúmeras justificativas para ausência da Educação ambiental nas salas de aula, como
por exemplo: falta de tempo, pouco domínio sobre tema e / ou pouca relação entre a temática
da Educação ambiental e as disciplinas específicas, com isso, comprovou-se que a Educação
Ambiental não faz parte do cotidiano escolar de muitos professores, sendo que alguns
docentes e discentes possuem uma visão simplificada e frágil do cerne da Educação
Ambiental. Concluiu-se então que tanto dos docentes formados, e os que estão cursando a
licenciatura precisam de uma maior aproximação com a Educação Ambiental, para que
possam trabalhar esta temática em suas aulas, independentemente da disciplina. |
author_additional |
Silva, Janari Rui Negreiros da |
author_additionalStr |
Silva, Janari Rui Negreiros da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Silva, Ingride Jarline Santos da |
title |
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental |
title_short |
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental |
title_full |
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental |
title_fullStr |
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental |
title_sort |
formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1049 |
_version_ |
1787149961416146944 |
score |
11.653393 |