/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas
The present work aimed to teach ecology concepts, in a playful way, to the students of the 6th grade of Elementary School of a School of Integral Time in the city of Manaus-AM, using as a didactic-pedagogical tool the playfulness. The Case Study was carried out in two phases, namely: 1st phase...
Autor principal: | Sousa, Kátia Lima de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1053 |
id |
oai:localhost:4321-1053 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-10532022-11-04T16:50:37Z Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas Sousa, Kátia Lima de Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de http://lattes.cnpq.br/2805649897134729 Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de http://lattes.cnpq.br/2805649897134729 Reis, Clebernilson Souza, José Estanislau Sant'Anna de http://lattes.cnpq.br/7774391151208979 Ciências - ensino Ecologia Jogo didático CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS The present work aimed to teach ecology concepts, in a playful way, to the students of the 6th grade of Elementary School of a School of Integral Time in the city of Manaus-AM, using as a didactic-pedagogical tool the playfulness. The Case Study was carried out in two phases, namely: 1st phase, the direct observation in the classroom, at the time of classes and the resolutions of the exercises proposed in the book on the subject treated. The 2 ° phase have been prepared ecology games. After the presentation of the games, the students' acceptance and learning index was evaluated through a questionnaire elaborated for this purpose.109 students from the 6th grade of Elementary School, from classes 3, 4 and 5 participated in the research, presenting satisfactory results, When more than 95,116% were favorable to the application of the games, demonstrating interest and participation in the activities. O presente trabalho teve por objetivo ensinar os conceitos de Ecologia, de forma lúdica, aos alunos do 6°ano do Ensino Fundamental de uma Escola de Tempo Integral da cidade de Manaus-AM, usando como instrumento didático-pedagógico a ludicidade. O Estudo de Caso foi realizado em duas fases, a saber: 1a fase, a observação direta em sala de aula, no momento das aulas e das resoluções dos exercicios propostos no livro sobre o assunto tratado. A 2a fase foram preparados os jogos de ecologia. Após à apresentação dos jogos foi avaliado o índice de aceitação e aprendizagem dos alunos, através de um questionário elaborado com essa finalidade.109 alunos do 6°ano do Ensino Fundamental, das turmas 3, 4 e 5 participaram da pesquisa, apresentando resultados satisfatórios, quando mais de 95,116% foram favoráveis à aplicação dos jogos, demonstrando interesse e participação nas atividades. 2022-11-04T16:38:12Z 2022-11-04 2022-11-04T16:38:12Z 2016-12-19 Trabalho de Conclusão de Curso SOUSA. Kátia Lima de. produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas. 2016. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1053 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Ciências - ensino Ecologia Jogo didático CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
spellingShingle |
Ciências - ensino Ecologia Jogo didático CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Sousa, Kátia Lima de Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas |
topic_facet |
Ciências - ensino Ecologia Jogo didático CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
description |
The present work aimed to teach ecology concepts, in a playful way,
to the students of the 6th grade of Elementary School of a School of Integral
Time in the city of Manaus-AM, using as a didactic-pedagogical tool the
playfulness. The Case Study was carried out in two phases, namely: 1st phase,
the direct observation in the classroom, at the time of classes and the
resolutions of the exercises proposed in the book on the subject treated. The 2 °
phase have been prepared ecology games. After the presentation of the games,
the students' acceptance and learning index was evaluated through a
questionnaire elaborated for this purpose.109 students from the 6th grade of
Elementary School, from classes 3, 4 and 5 participated in the research,
presenting satisfactory results, When more than 95,116% were favorable to the
application of the games, demonstrating interest and participation in the
activities. |
author_additional |
Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de |
author_additionalStr |
Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Sousa, Kátia Lima de |
title |
Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas |
title_short |
Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas |
title_full |
Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas |
title_fullStr |
Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas |
title_full_unstemmed |
Produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas |
title_sort |
produções de jogos sobre ecologia como instrumento didático pedagógico no ensino fundamental: relações ecológicas |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1053 |
_version_ |
1787149962032709632 |
score |
11.755432 |