Trabalho de Conclusão de Curso

O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química

The growing lack of interest in chemistry subjective must be a motivational factor for the teacher to seek alternative methods to become teaching more interesting. The goal of this research was to encourage the production of didactic material applied to teaching chemistry using the methodology of...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Daniele Menezes de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1075
id oai:localhost:4321-1075
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-10752022-11-25T15:31:57Z O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química Oliveira, Daniele Menezes de Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva http://lattes.cnpq.br/4062149157525849 Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva http://lattes.cnpq.br/4062149157525849 Alves, Edilson Gomes http://lattes.cnpq.br/0914810895785401 Ferreira, Danielle Cristina Oliveira http://lattes.cnpq.br/3971794341049346 Química - ensino Recursos didáticos Recursos tecnológicos Jogo didático CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA The growing lack of interest in chemistry subjective must be a motivational factor for the teacher to seek alternative methods to become teaching more interesting. The goal of this research was to encourage the production of didactic material applied to teaching chemistry using the methodology of corpus linguistics, which consisted in collecting and stocking up Chemistry contents from the 1stterm of high school, from the internet in a specific software used as computational tools where the research and the development of new methods were facilitated. As an example of this resource material produced and supported from the software is was done and applied a game about periodic table. The questionary applied at the end of the activity allowed for an evaluation about the importance in produce didactic resources by teacher, as well as, the importance and benefits from using games as teaching resource. Among the results it was observed the students understood appropriately the contents, prompted to work in groups, motivated to health competition for the purpose of win, in addition to create a diversity didactic materials by teachers, toward teaching chemistry. A crescente falta de interesse na disciplina de química deve ser um fator motivacional para o professor buscar métodos alternativos para tornar o ensino de química mais interessante. O objetivo da pesquisa foi incentivar a produção de material didático aplicado para o ensino de Química, utilizando uma proposta didática através da metodologia da Linguística de Corpus que consistiu em coletar e armazenar conteúdos de Química do primeiro ano do Ensino Médio, da internet em software específico usado como ferramenta computacional, onde a pesquisa e o desenvolvimento de novos métodos foram facilitados. Como exemplo desse material de pesquisa produzido e baseado no software, foi feito e aplicado um jogo de Tabela Periódica. O questionário aplicado ao final da atividade permitiu uma avaliação sobre a importância da produção de recursos didáticos pelo professor, bem como da importância e dos benefícios da utilização de jogos como recursos de ensino. Dentre os resultados foi observado que os estudantes compreenderam apropriadamente os conteúdos, o trabalho em grupo foi estimulado, a motivação a competição saudável, além da possibilidade de criação de uma infinidade de materiais didáticos pelo professor voltados para o ensino de Química. 2022-11-25T15:30:55Z 2022-11-25 2022-11-25T15:30:55Z 2017-06-28 Trabalho de Conclusão de Curso OLIVEIRA, Daniele Menezes de. O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química. 2017. 45 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1075 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Química - ensino
Recursos didáticos
Recursos tecnológicos
Jogo didático
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Química - ensino
Recursos didáticos
Recursos tecnológicos
Jogo didático
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Oliveira, Daniele Menezes de
O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química
topic_facet Química - ensino
Recursos didáticos
Recursos tecnológicos
Jogo didático
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description The growing lack of interest in chemistry subjective must be a motivational factor for the teacher to seek alternative methods to become teaching more interesting. The goal of this research was to encourage the production of didactic material applied to teaching chemistry using the methodology of corpus linguistics, which consisted in collecting and stocking up Chemistry contents from the 1stterm of high school, from the internet in a specific software used as computational tools where the research and the development of new methods were facilitated. As an example of this resource material produced and supported from the software is was done and applied a game about periodic table. The questionary applied at the end of the activity allowed for an evaluation about the importance in produce didactic resources by teacher, as well as, the importance and benefits from using games as teaching resource. Among the results it was observed the students understood appropriately the contents, prompted to work in groups, motivated to health competition for the purpose of win, in addition to create a diversity didactic materials by teachers, toward teaching chemistry.
author_additional Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
author_additionalStr Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Oliveira, Daniele Menezes de
title O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química
title_short O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química
title_full O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química
title_fullStr O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química
title_full_unstemmed O uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química
title_sort o uso de recursos tecnológicos para auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de química
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1075
_version_ 1787149974375497728
score 11.653393