Dissertação

A construção de novas experiências docentes: o ensino híbrido como prática pedagógica na (e pós) pandemia

In 2020, the whole world was surprised by the covid-19 virus, which claimed millions of lives and sentenced so many others to social isolation. The determination of isolation given by the World Health Organization (WHO), provoked the deconstruction of the way of carrying out face-to-face work activi...

ver descrição completa

Autor principal: Rodrigues, Simone Santos
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1325
id oai:localhost:4321-1325
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-13252023-07-28T00:28:28Z A construção de novas experiências docentes: o ensino híbrido como prática pedagógica na (e pós) pandemia Rodrigues, Simone Santos Queiroz Neto, José Pinheiro de http://lattes.cnpq.br/8055796489225138 Queiroz Neto, José Pinheiro de http://lattes.cnpq.br/8055796489225138 Lacerda Junior, José Cavalcante Ferreira, Daniel Coelho Educação Profissional e Tecnológica Ensino Híbrido Metodologias Ativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM In 2020, the whole world was surprised by the covid-19 virus, which claimed millions of lives and sentenced so many others to social isolation. The determination of isolation given by the World Health Organization (WHO), provoked the deconstruction of the way of carrying out face-to-face work activities, demanding an adaptation to the need to avoid interaction between people and, in this way,way, prevent the spread of the virus. This measure reached all educational units in the country, requiring new mechanisms for conducting classes, which had a strong impact on the activities of teachers during the pandemic.. Thus, seeking to deepen the subject, we carried out a bibliographical research, with a mixed approach, that is, qualitative and quantitative (quali-quanti), and for data collection we applied questionnaires, using thegoogle forms, targeting professionals who work in high school vocational and technological education (EPTNM), with the objective of verifying the knowledge of teachers regarding the use of hybrid teaching as a pedagogical practice, within the scope of the Campus Manaus Industrial District/ IFAM, as well as highlighting which challenges were faced in order to carry out hybrid teaching as a teaching practice in the pandemic, and how Digital Information and Communication Technologies (TDICs) contributed, or not, to this pedagogical process. The results point to challenges and paths to be followed for the proper use of blended learning as a pedagogical tool, indicating which factors were decisive in the use of this teaching methodology, in some cases forcibly applied by covid-19 and which presents itself as a viable option even in the post-pandemic. Em 2020 o mundo inteiro foi surpreendido com o vírus da covid-19, que ceifou milhões de vidas e sentenciou tantas outras ao isolamento social. A determinação do isolamento dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), provocou a desconstrução na maneira de realizar as atividades laborativas presenciais, exigindo uma adequação face à necessidade de evitar a interação entre as pessoas e, dessa maneira impedir a propagação do vírus. Esta medida, atingiu todas as unidades educacionais do país, requerendo novos mecanismos para realização das aulas, o que impactou fortemente nas atividades dos docentes durante a pandemia. Dessa forma, buscando aprofundar sobre o assunto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com abordagem mista, ou seja, qualitativa e quantitativa (quali-quanti), e para coleta de dados aplicamos questionários, utilizando o google forms, tendo como público-alvo os profissionais que atuam na educação profissional e tecnológica de nível médio (EPTNM), com objetivo de verificar qual o conhecimento dos docentes a respeito do uso do ensino híbrido como prática pedagógica, no âmbito do Campus Manaus Distrito Industrial/IFAM, bem como, evidenciar quais desafios foram enfrentados para realização do ensino híbrido como prática docente na pandemia, e como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) contribuíram, ou não, com esse processo pedagógico. Os resultados apontam desafios e caminhos a serem trilhados para o uso adequado do ensino híbrido como ferramenta pedagógica, indicando quais fatores foram decisivos no uso desta metodologia de ensino, em alguns casos aplicada de maneira forçosa pela covid-19 e que se apresenta como opção viável mesmo no pós-pandemia. 2023-07-28T00:28:28Z 2023-07-27 2023-07-28T00:28:28Z 2023-04-27 Dissertação RODRIGUES, Simone Santos. A construção de novas experiências docentes: o ensino híbrido como prática pedagógica na (e pós) pandemia. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1325 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Híbrido
Metodologias Ativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Híbrido
Metodologias Ativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Rodrigues, Simone Santos
A construção de novas experiências docentes: o ensino híbrido como prática pedagógica na (e pós) pandemia
topic_facet Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Híbrido
Metodologias Ativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description In 2020, the whole world was surprised by the covid-19 virus, which claimed millions of lives and sentenced so many others to social isolation. The determination of isolation given by the World Health Organization (WHO), provoked the deconstruction of the way of carrying out face-to-face work activities, demanding an adaptation to the need to avoid interaction between people and, in this way,way, prevent the spread of the virus. This measure reached all educational units in the country, requiring new mechanisms for conducting classes, which had a strong impact on the activities of teachers during the pandemic.. Thus, seeking to deepen the subject, we carried out a bibliographical research, with a mixed approach, that is, qualitative and quantitative (quali-quanti), and for data collection we applied questionnaires, using thegoogle forms, targeting professionals who work in high school vocational and technological education (EPTNM), with the objective of verifying the knowledge of teachers regarding the use of hybrid teaching as a pedagogical practice, within the scope of the Campus Manaus Industrial District/ IFAM, as well as highlighting which challenges were faced in order to carry out hybrid teaching as a teaching practice in the pandemic, and how Digital Information and Communication Technologies (TDICs) contributed, or not, to this pedagogical process. The results point to challenges and paths to be followed for the proper use of blended learning as a pedagogical tool, indicating which factors were decisive in the use of this teaching methodology, in some cases forcibly applied by covid-19 and which presents itself as a viable option even in the post-pandemic.
author_additional Queiroz Neto, José Pinheiro de
author_additionalStr Queiroz Neto, José Pinheiro de
format Dissertação
author Rodrigues, Simone Santos
title A construção de novas experiências docentes: o ensino híbrido como prática pedagógica na (e pós) pandemia
title_short A construção de novas experiências docentes: o ensino híbrido como prática pedagógica na (e pós) pandemia
title_full A construção de novas experiências docentes: o ensino híbrido como prática pedagógica na (e pós) pandemia
title_fullStr A construção de novas experiências docentes: o ensino híbrido como prática pedagógica na (e pós) pandemia
title_full_unstemmed A construção de novas experiências docentes: o ensino híbrido como prática pedagógica na (e pós) pandemia
title_sort construção de novas experiências docentes: o ensino híbrido como prática pedagógica na (e pós) pandemia
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1325
_version_ 1787150011623014400
score 11.675088