/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa Educa+ Amazonas
In the modality of Vocational Education Training (VET), teaching strategies involve methodologies, techniques and active practices planned and implemented in formal and informal learning environments in order to access, produce and express the student's knowledge. Considering that this study f...
Autor principal: | Maia, Adriana Gama do Nascimento |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1337 |
id |
oai:localhost:4321-1337 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-13372023-08-02T19:18:57Z Estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa Educa+ Amazonas Maia, Adriana Gama do Nascimento Queiroz Neto, José Pinheiro de http://lattes.cnpq.br/8055796489225138 Queiroz Neto, José Pinheiro de http://lattes.cnpq.br/8055796489225138 Passos, Marize Lyra Silva http://lattes.cnpq.br/4004424177280845 Frota, Vitor Bremgartner da http://lattes.cnpq.br/6100146230873494 Metodologias ativas Programa Educa+Amazonas Cultura maker Estratégia de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM In the modality of Vocational Education Training (VET), teaching strategies involve methodologies, techniques and active practices planned and implemented in formal and informal learning environments in order to access, produce and express the student's knowledge. Considering that this study focuses on teaching resources and methodological proposals for the comprehensive transformation of the student, the overall objective of this research was to enhance the use of the maker culture in vocational and technological education through the Educa+ Amazonas Program, in order to make classes more practical, dynamic and interactive for the absorption of the content covered. Terms such as experimentation, curiosity, stimuli and research are fundamental for the development of critical thinking in students, who learn through their own experiences. The theoretical contribution is anchored in the theory of experimentation and research of DEWEY (2001), in the active methodologies present in the assumptions of MORAN (2019) and the formative process focused on the work of SAVIANI (1995). For this, it was chosen the case study in research of applied nature, with quali-quantitative approach due to the complementation given that enriched the analysis and final discussions. The data collection was done through semi-structured questionnaires applied to teachers and students of the technical courses of Computer Network and Electronics of the Benjamin Constant unit (IBC) of the Technological Education Center of Amazonas (Cetam). The results presented by the research showed the need for a manual with teaching strategies for the use of maker culture, culminating in the preparation of a guide as an Educational Product of the Postgraduate Programme in Vocational Education and Training entitled "Maker Culture: a teaching strategy in strengthening the teaching work in VET". Thus, the educational use of maker culture can become an important methodology in human and integral training of students. Na modalidade da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), as estratégias de ensino envolvem metodologias, técnicas e práticas ativas planejadas e implementadas em ambientes formais e informais de aprendizagem com a finalidade de acessar, produzir e expressar o conhecimento do estudante. Considerando que este estudo tem foco nos recursos didáticos e propostas metodológicas para a transformação integral do estudante, o objetivo geral desta pesquisa foi o de potencializar o uso da cultura maker na educação profissional e tecnológica por meio do Programa Educa+ Amazonas, com a finalidade de tornar as aulas mais práticas, dinâmicas e interativas para absorção do conteúdo abordado. Termos como experimentação, curiosidade, estímulos e pesquisa são fundamentais para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno, que aprende através de suas próprias vivências. O aporte teórico está ancorado na teoria da experimentação e da investigação de DEWEY (2001), nas metodologias ativas presentes nos pressupostos de MORAN (2019) e no processo formativo voltado ao trabalho de SAVIANI (1995). Para tanto, optou-se pelo estudo de caso na pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quali-quantitativa devido à complementação dada que enriqueceram a análise e as discussões finais. A coleta de dados foi feita por meio de questionários semiestruturados aplicados aos docentes e discentes dos cursos técnicos de Rede de Computadores e Eletrônica da unidade Benjamin Constant (IBC) do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Os resultados apresentados pela pesquisa evidenciaram a necessidade de um manual com estratégias de ensino para o uso da cultura maker, culminando na elaboração de um guia como Produto Educacional do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica intitulado “Cultura Maker: uma estratégia de ensino no fortalecimento do trabalho docente na EPT”. Dessa forma, o uso didático da cultura maker pode se tornar uma importante metodologia na formação humana e integral dos alunos. 2023-08-02T19:18:57Z 2023-08-02 2023-08-02T19:18:57Z 2023-04-27 Dissertação MAIA, Adriana Gama do Nascimento. Estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa Educa+ Amazonas. 2023. 108 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1337 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Metodologias ativas Programa Educa+Amazonas Cultura maker Estratégia de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Metodologias ativas Programa Educa+Amazonas Cultura maker Estratégia de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Maia, Adriana Gama do Nascimento Estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa Educa+ Amazonas |
topic_facet |
Metodologias ativas Programa Educa+Amazonas Cultura maker Estratégia de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
In the modality of Vocational Education Training (VET), teaching strategies involve
methodologies, techniques and active practices planned and implemented in formal
and informal learning environments in order to access, produce and express the
student's knowledge. Considering that this study focuses on teaching resources and
methodological proposals for the comprehensive transformation of the student, the
overall objective of this research was to enhance the use of the maker culture in
vocational and technological education through the Educa+ Amazonas Program, in
order to make classes more practical, dynamic and interactive for the absorption of the
content covered. Terms such as experimentation, curiosity, stimuli and research are
fundamental for the development of critical thinking in students, who learn through their
own experiences. The theoretical contribution is anchored in the theory of
experimentation and research of DEWEY (2001), in the active methodologies present
in the assumptions of MORAN (2019) and the formative process focused on the work
of SAVIANI (1995). For this, it was chosen the case study in research of applied nature,
with quali-quantitative approach due to the complementation given that enriched the
analysis and final discussions. The data collection was done through semi-structured
questionnaires applied to teachers and students of the technical courses of Computer
Network and Electronics of the Benjamin Constant unit (IBC) of the Technological
Education Center of Amazonas (Cetam). The results presented by the research
showed the need for a manual with teaching strategies for the use of maker culture,
culminating in the preparation of a guide as an Educational Product of the
Postgraduate Programme in Vocational Education and Training entitled "Maker Culture:
a teaching strategy in strengthening the teaching work in VET". Thus, the educational
use of maker culture can become an important methodology in human and integral
training of students. |
author_additional |
Queiroz Neto, José Pinheiro de |
author_additionalStr |
Queiroz Neto, José Pinheiro de |
format |
Dissertação |
author |
Maia, Adriana Gama do Nascimento |
title |
Estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa Educa+ Amazonas |
title_short |
Estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa Educa+ Amazonas |
title_full |
Estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa Educa+ Amazonas |
title_fullStr |
Estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa Educa+ Amazonas |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa Educa+ Amazonas |
title_sort |
estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa educa+ amazonas |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1337 |
_version_ |
1787150015388450816 |
score |
11.755432 |