Dissertação

Estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa Educa+ Amazonas

In the modality of Vocational Education Training (VET), teaching strategies involve methodologies, techniques and active practices planned and implemented in formal and informal learning environments in order to access, produce and express the student's knowledge. Considering that this study f...

ver descrição completa

Autor principal: Maia, Adriana Gama do Nascimento
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1337
id oai:localhost:4321-1337
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-13372023-08-02T19:18:57Z Estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa Educa+ Amazonas Maia, Adriana Gama do Nascimento Queiroz Neto, José Pinheiro de http://lattes.cnpq.br/8055796489225138 Queiroz Neto, José Pinheiro de http://lattes.cnpq.br/8055796489225138 Passos, Marize Lyra Silva http://lattes.cnpq.br/4004424177280845 Frota, Vitor Bremgartner da http://lattes.cnpq.br/6100146230873494 Metodologias ativas Programa Educa+Amazonas Cultura maker Estratégia de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM In the modality of Vocational Education Training (VET), teaching strategies involve methodologies, techniques and active practices planned and implemented in formal and informal learning environments in order to access, produce and express the student's knowledge. Considering that this study focuses on teaching resources and methodological proposals for the comprehensive transformation of the student, the overall objective of this research was to enhance the use of the maker culture in vocational and technological education through the Educa+ Amazonas Program, in order to make classes more practical, dynamic and interactive for the absorption of the content covered. Terms such as experimentation, curiosity, stimuli and research are fundamental for the development of critical thinking in students, who learn through their own experiences. The theoretical contribution is anchored in the theory of experimentation and research of DEWEY (2001), in the active methodologies present in the assumptions of MORAN (2019) and the formative process focused on the work of SAVIANI (1995). For this, it was chosen the case study in research of applied nature, with quali-quantitative approach due to the complementation given that enriched the analysis and final discussions. The data collection was done through semi-structured questionnaires applied to teachers and students of the technical courses of Computer Network and Electronics of the Benjamin Constant unit (IBC) of the Technological Education Center of Amazonas (Cetam). The results presented by the research showed the need for a manual with teaching strategies for the use of maker culture, culminating in the preparation of a guide as an Educational Product of the Postgraduate Programme in Vocational Education and Training entitled "Maker Culture: a teaching strategy in strengthening the teaching work in VET". Thus, the educational use of maker culture can become an important methodology in human and integral training of students. Na modalidade da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), as estratégias de ensino envolvem metodologias, técnicas e práticas ativas planejadas e implementadas em ambientes formais e informais de aprendizagem com a finalidade de acessar, produzir e expressar o conhecimento do estudante. Considerando que este estudo tem foco nos recursos didáticos e propostas metodológicas para a transformação integral do estudante, o objetivo geral desta pesquisa foi o de potencializar o uso da cultura maker na educação profissional e tecnológica por meio do Programa Educa+ Amazonas, com a finalidade de tornar as aulas mais práticas, dinâmicas e interativas para absorção do conteúdo abordado. Termos como experimentação, curiosidade, estímulos e pesquisa são fundamentais para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno, que aprende através de suas próprias vivências. O aporte teórico está ancorado na teoria da experimentação e da investigação de DEWEY (2001), nas metodologias ativas presentes nos pressupostos de MORAN (2019) e no processo formativo voltado ao trabalho de SAVIANI (1995). Para tanto, optou-se pelo estudo de caso na pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quali-quantitativa devido à complementação dada que enriqueceram a análise e as discussões finais. A coleta de dados foi feita por meio de questionários semiestruturados aplicados aos docentes e discentes dos cursos técnicos de Rede de Computadores e Eletrônica da unidade Benjamin Constant (IBC) do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Os resultados apresentados pela pesquisa evidenciaram a necessidade de um manual com estratégias de ensino para o uso da cultura maker, culminando na elaboração de um guia como Produto Educacional do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica intitulado “Cultura Maker: uma estratégia de ensino no fortalecimento do trabalho docente na EPT”. Dessa forma, o uso didático da cultura maker pode se tornar uma importante metodologia na formação humana e integral dos alunos. 2023-08-02T19:18:57Z 2023-08-02 2023-08-02T19:18:57Z 2023-04-27 Dissertação MAIA, Adriana Gama do Nascimento. Estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa Educa+ Amazonas. 2023. 108 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1337 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Metodologias ativas
Programa Educa+Amazonas
Cultura maker
Estratégia de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Metodologias ativas
Programa Educa+Amazonas
Cultura maker
Estratégia de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Maia, Adriana Gama do Nascimento
Estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa Educa+ Amazonas
topic_facet Metodologias ativas
Programa Educa+Amazonas
Cultura maker
Estratégia de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description In the modality of Vocational Education Training (VET), teaching strategies involve methodologies, techniques and active practices planned and implemented in formal and informal learning environments in order to access, produce and express the student's knowledge. Considering that this study focuses on teaching resources and methodological proposals for the comprehensive transformation of the student, the overall objective of this research was to enhance the use of the maker culture in vocational and technological education through the Educa+ Amazonas Program, in order to make classes more practical, dynamic and interactive for the absorption of the content covered. Terms such as experimentation, curiosity, stimuli and research are fundamental for the development of critical thinking in students, who learn through their own experiences. The theoretical contribution is anchored in the theory of experimentation and research of DEWEY (2001), in the active methodologies present in the assumptions of MORAN (2019) and the formative process focused on the work of SAVIANI (1995). For this, it was chosen the case study in research of applied nature, with quali-quantitative approach due to the complementation given that enriched the analysis and final discussions. The data collection was done through semi-structured questionnaires applied to teachers and students of the technical courses of Computer Network and Electronics of the Benjamin Constant unit (IBC) of the Technological Education Center of Amazonas (Cetam). The results presented by the research showed the need for a manual with teaching strategies for the use of maker culture, culminating in the preparation of a guide as an Educational Product of the Postgraduate Programme in Vocational Education and Training entitled "Maker Culture: a teaching strategy in strengthening the teaching work in VET". Thus, the educational use of maker culture can become an important methodology in human and integral training of students.
author_additional Queiroz Neto, José Pinheiro de
author_additionalStr Queiroz Neto, José Pinheiro de
format Dissertação
author Maia, Adriana Gama do Nascimento
title Estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa Educa+ Amazonas
title_short Estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa Educa+ Amazonas
title_full Estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa Educa+ Amazonas
title_fullStr Estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa Educa+ Amazonas
title_full_unstemmed Estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa Educa+ Amazonas
title_sort estratégias de ensino na educação profissional e tecnológica: o uso da cultura maker no programa educa+ amazonas
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1337
_version_ 1787150015388450816
score 11.755432