/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Capítulo de Livro
O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro
Relato de experiência apresentado no I Encontro Neabi-CMC e o Mês da Consciência Negra por uma educação antirracista na escola, momento em que foi socializado o resultado da pesquisa de PIBIC sobre o ensino de história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena, considerando a Lei n. 10.639/2...
Autor principal: | Santos, Yara Araújo dos |
---|---|
Outros Autores: | Serra, Vilma de Jesus de Almeida, Amazonas-Passos, Mirlândia Regina |
Grau: | Capítulo de Livro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1462 |
id |
oai:localhost:4321-1462 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-14622025-02-11T19:42:13Z O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro Santos, Yara Araújo dos Serra, Vilma de Jesus de Almeida Amazonas-Passos, Mirlândia Regina Ensino de história Cultura afro-brasileira e indígena Educação antirracista Consciência negra Lei n. 10.639/2003 Perfil étnico-racial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Relato de experiência apresentado no I Encontro Neabi-CMC e o Mês da Consciência Negra por uma educação antirracista na escola, momento em que foi socializado o resultado da pesquisa de PIBIC sobre o ensino de história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena, considerando a Lei n. 10.639/2003 e Lei n. 11.645/2008, leis que orientaram a pesquisa de PIBIC. A pesquisa teve como objetivo investigar em que medida essas leis foram aplicadas no currículo escolar e principalmente na sala de aula. Abordou a pesquisa qualitativa e quantitativa, em que foi aferido se o processo educativo do Campus Manaus Centro do IFAM considera os sujeitos e sua cultura. Relatamos as respostas dos 200 alunos dos cursos da forma integrada que responderam questões sobre o seu perfil étnico-racial e os resultados da pequisa de PIBIC que evidenciou existirem pontos bastantes negativos quando se trata do ensino da cultura e da história afro-brasileira e indígena no contexto do Campus Manaus Centro do IFAM. 2024-04-20T20:21:04Z 2024-04-20 2024-04-20T20:21:04Z 2023 Capítulo de Livro SANTOS, Yara Araújo dos ; SERRA, Vilma de Jesus de Almeida ; AMAZONAS-PASSOS, Mirlândia Regina. O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro. In: SERRA, V. J. A. ; AMAZONAS-PASSOS, M. R. (org.). Negritude em pauta: relatos de experiências e reflexões das ações NEABI-CMC por uma educação antirracista na escola. Manaus-AM: EDIFAM, 2023, cap. 2, p. 26-34. 978-65-85652-23-0 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1462 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Ensino de história Cultura afro-brasileira e indígena Educação antirracista Consciência negra Lei n. 10.639/2003 Perfil étnico-racial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Ensino de história Cultura afro-brasileira e indígena Educação antirracista Consciência negra Lei n. 10.639/2003 Perfil étnico-racial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Santos, Yara Araújo dos O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro |
topic_facet |
Ensino de história Cultura afro-brasileira e indígena Educação antirracista Consciência negra Lei n. 10.639/2003 Perfil étnico-racial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Relato de experiência apresentado no I Encontro Neabi-CMC e o Mês da Consciência Negra por uma educação antirracista na escola, momento em que foi socializado o resultado da pesquisa de PIBIC sobre o ensino de história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena, considerando a Lei n. 10.639/2003 e Lei n. 11.645/2008, leis que orientaram a pesquisa de PIBIC. A pesquisa teve como objetivo investigar em que medida essas leis foram aplicadas no currículo escolar e principalmente na sala de aula. Abordou a pesquisa qualitativa e quantitativa, em que foi aferido se o processo educativo do Campus Manaus Centro do IFAM considera os sujeitos e sua cultura. Relatamos as respostas dos 200 alunos dos cursos da forma integrada que responderam questões sobre o seu perfil étnico-racial e os resultados da pequisa de PIBIC que evidenciou existirem pontos bastantes negativos quando se trata do ensino da cultura e da história afro-brasileira e indígena no contexto do Campus Manaus Centro do IFAM. |
format |
Capítulo de Livro |
author |
Santos, Yara Araújo dos |
author2 |
Serra, Vilma de Jesus de Almeida Amazonas-Passos, Mirlândia Regina |
author2Str |
Serra, Vilma de Jesus de Almeida Amazonas-Passos, Mirlândia Regina |
title |
O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro |
title_short |
O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro |
title_full |
O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro |
title_fullStr |
O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro |
title_full_unstemmed |
O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro |
title_sort |
o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no ifam campus manaus centro |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1462 |
_version_ |
1829089814480158720 |
score |
11.755432 |