Capítulo de Livro

O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro

Relato de experiência apresentado no I Encontro Neabi-CMC e o Mês da Consciência Negra por uma educação antirracista na escola, momento em que foi socializado o resultado da pesquisa de PIBIC sobre o ensino de história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena, considerando a Lei n. 10.639/2...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Yara Araújo dos
Outros Autores: Serra, Vilma de Jesus de Almeida, Amazonas-Passos, Mirlândia Regina
Grau: Capítulo de Livro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1462
id oai:localhost:4321-1462
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-14622025-02-11T19:42:13Z O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro Santos, Yara Araújo dos Serra, Vilma de Jesus de Almeida Amazonas-Passos, Mirlândia Regina Ensino de história Cultura afro-brasileira e indígena Educação antirracista Consciência negra Lei n. 10.639/2003 Perfil étnico-racial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Relato de experiência apresentado no I Encontro Neabi-CMC e o Mês da Consciência Negra por uma educação antirracista na escola, momento em que foi socializado o resultado da pesquisa de PIBIC sobre o ensino de história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena, considerando a Lei n. 10.639/2003 e Lei n. 11.645/2008, leis que orientaram a pesquisa de PIBIC. A pesquisa teve como objetivo investigar em que medida essas leis foram aplicadas no currículo escolar e principalmente na sala de aula. Abordou a pesquisa qualitativa e quantitativa, em que foi aferido se o processo educativo do Campus Manaus Centro do IFAM considera os sujeitos e sua cultura. Relatamos as respostas dos 200 alunos dos cursos da forma integrada que responderam questões sobre o seu perfil étnico-racial e os resultados da pequisa de PIBIC que evidenciou existirem pontos bastantes negativos quando se trata do ensino da cultura e da história afro-brasileira e indígena no contexto do Campus Manaus Centro do IFAM. 2024-04-20T20:21:04Z 2024-04-20 2024-04-20T20:21:04Z 2023 Capítulo de Livro SANTOS, Yara Araújo dos ; SERRA, Vilma de Jesus de Almeida ; AMAZONAS-PASSOS, Mirlândia Regina. O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro. In: SERRA, V. J. A. ; AMAZONAS-PASSOS, M. R. (org.). Negritude em pauta: relatos de experiências e reflexões das ações NEABI-CMC por uma educação antirracista na escola. Manaus-AM: EDIFAM, 2023, cap. 2, p. 26-34. 978-65-85652-23-0 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1462 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Ensino de história
Cultura afro-brasileira e indígena
Educação antirracista
Consciência negra
Lei n. 10.639/2003
Perfil étnico-racial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Ensino de história
Cultura afro-brasileira e indígena
Educação antirracista
Consciência negra
Lei n. 10.639/2003
Perfil étnico-racial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Santos, Yara Araújo dos
O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro
topic_facet Ensino de história
Cultura afro-brasileira e indígena
Educação antirracista
Consciência negra
Lei n. 10.639/2003
Perfil étnico-racial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Relato de experiência apresentado no I Encontro Neabi-CMC e o Mês da Consciência Negra por uma educação antirracista na escola, momento em que foi socializado o resultado da pesquisa de PIBIC sobre o ensino de história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena, considerando a Lei n. 10.639/2003 e Lei n. 11.645/2008, leis que orientaram a pesquisa de PIBIC. A pesquisa teve como objetivo investigar em que medida essas leis foram aplicadas no currículo escolar e principalmente na sala de aula. Abordou a pesquisa qualitativa e quantitativa, em que foi aferido se o processo educativo do Campus Manaus Centro do IFAM considera os sujeitos e sua cultura. Relatamos as respostas dos 200 alunos dos cursos da forma integrada que responderam questões sobre o seu perfil étnico-racial e os resultados da pequisa de PIBIC que evidenciou existirem pontos bastantes negativos quando se trata do ensino da cultura e da história afro-brasileira e indígena no contexto do Campus Manaus Centro do IFAM.
format Capítulo de Livro
author Santos, Yara Araújo dos
author2 Serra, Vilma de Jesus de Almeida
Amazonas-Passos, Mirlândia Regina
author2Str Serra, Vilma de Jesus de Almeida
Amazonas-Passos, Mirlândia Regina
title O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro
title_short O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro
title_full O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro
title_fullStr O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro
title_full_unstemmed O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no IFAM Campus Manaus Centro
title_sort o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no ifam campus manaus centro
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1462
_version_ 1829089814480158720
score 11.755432