/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Contribuições da abordagem CTS no ensino de química: uma possibilidade para a educação de jovens e adultos
This course conclusion work is the result of an exploratory bibliographical research that analyzes the contributions of the Science, Technology and Society (CTS) approach to chemistry teaching, especially in Youth and Adult Education (EJA). Seeking to answer how the CTS approach can contribute...
Autor principal: | França Júnior, Antônio de Andrade |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1550 |
id |
oai:localhost:4321-1550 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-15502024-10-01T19:43:57Z Contribuições da abordagem CTS no ensino de química: uma possibilidade para a educação de jovens e adultos França Júnior, Antônio de Andrade Costa, Kátia Maria Guimarães http://lattes.cnpq.br/4801914492093251 Costa, Kátia Maria Guimarães http://lattes.cnpq.br/4801914492093251 Melo, Ana Cláudia Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/5944321508964046 Oliveira, Lyege Magalhães http://lattes.cnpq.br/6690728944762905 Abordagem CTS Ensino de Química EJA Aprendizagem contextualizada Formação cidadã CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This course conclusion work is the result of an exploratory bibliographical research that analyzes the contributions of the Science, Technology and Society (CTS) approach to chemistry teaching, especially in Youth and Adult Education (EJA). Seeking to answer how the CTS approach can contribute to teaching and learning in chemistry. The research uses a qualitative approach. The content analysis was developed according to Bardin (2016). To this end, this study verified the need and possibilities of the CTS approach in teaching chemistry for the formation of critical and reflective citizens. Therefore, the results show that the use of the CTS movement as a teaching resource in chemistry classes contributes significantly for a better understanding of chemistry concepts. Este trabalho de conclusão de curso é o resultado de uma pesquisa bibliográfica exploratória que analisa as contribuições da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de química, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscando responder de que forma a abordagem CTS pode contribuir para o ensino e aprendizagem na química. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa. A análise de conteúdo foi desenvolvida de acordo com Bardin (2016). Para tanto, com este estudo verificou-se a necessidade e possibilidades da abordagem CTS no ensino de química para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, com isso, os resultados mostram que a utilização do movimento CTS como recurso de ensino nas aulas de química contribui de forma significativa para melhor compreensão dos conceitos da química. 2024-10-01T19:43:57Z 2024-10-01 2024-10-01T19:43:57Z 2023-12-06 Trabalho de Conclusão de Curso FRANÇA JÚNIOR, Antônio de Andrade. Contribuições da abordagem CTS no ensino de química: uma possibilidade para a educação de jovens e adultos. 2023. 34 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1550 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Abordagem CTS Ensino de Química EJA Aprendizagem contextualizada Formação cidadã CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Abordagem CTS Ensino de Química EJA Aprendizagem contextualizada Formação cidadã CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM França Júnior, Antônio de Andrade Contribuições da abordagem CTS no ensino de química: uma possibilidade para a educação de jovens e adultos |
topic_facet |
Abordagem CTS Ensino de Química EJA Aprendizagem contextualizada Formação cidadã CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
This course conclusion work is the result of an exploratory bibliographical research that
analyzes the contributions of the Science, Technology and Society (CTS) approach to
chemistry teaching, especially in Youth and Adult Education (EJA). Seeking to answer
how the CTS approach can contribute to teaching and learning in chemistry. The
research uses a qualitative approach. The content analysis was developed according
to Bardin (2016). To this end, this study verified the need and possibilities of the CTS
approach in teaching chemistry for the formation of critical and reflective citizens.
Therefore, the results show that the use of the CTS movement as a teaching resource
in chemistry classes contributes significantly for a better understanding of chemistry
concepts. |
author_additional |
Costa, Kátia Maria Guimarães |
author_additionalStr |
Costa, Kátia Maria Guimarães |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
França Júnior, Antônio de Andrade |
title |
Contribuições da abordagem CTS no ensino de química: uma possibilidade para a educação de jovens e adultos |
title_short |
Contribuições da abordagem CTS no ensino de química: uma possibilidade para a educação de jovens e adultos |
title_full |
Contribuições da abordagem CTS no ensino de química: uma possibilidade para a educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Contribuições da abordagem CTS no ensino de química: uma possibilidade para a educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Contribuições da abordagem CTS no ensino de química: uma possibilidade para a educação de jovens e adultos |
title_sort |
contribuições da abordagem cts no ensino de química: uma possibilidade para a educação de jovens e adultos |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1550 |
_version_ |
1811876364190482432 |
score |
11.755432 |