Trabalho de Conclusão de Curso

Uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de química no contexto da pandemia

The objective of this work is to present an analysis of the use of digital technologies in teaching and learning Chemistry for high school students at a publie school in Manaus, related to the period before and after the Covid-19 Pandemic, from the student's perspective. The research was carried out...

ver descrição completa

Autor principal: Bastos, Luana Caroline de Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1554
id oai:localhost:4321-1554
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-15542024-10-02T18:56:20Z Uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de química no contexto da pandemia Bastos, Luana Caroline de Souza Silva, Viviane Gomes da http://lattes.cnpq.br/3840356643382333 Silva, Viviane Gomes da http://lattes.cnpq.br/3840356643382333 Melo, Ana Cláudia Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/5944321508964046 Costa, Katia Maria Guimarães http://lattes.cnpq.br/4801914492093251 Tecnologias digitais Ensino-aprendizagem de química Pandemia Covid-19 Residência pedagógica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The objective of this work is to present an analysis of the use of digital technologies in teaching and learning Chemistry for high school students at a publie school in Manaus, related to the period before and after the Covid-19 Pandemic, from the student's perspective. The research was carried out at the Tiradentes State School within the scope of the Pedagogical Residency Program - CAPES, in partnership with the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM) in the year 2023. The Pedagogical Residency Program (RP) launched by Notice no. 06/2018, from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES, a foundation linked to the Ministry of Education, and aims to provide undergraduate students with improvements in their practical training through their immersion in the basic education school, starting from the second half of your course. In view of this, a descriptive and exploratory research was carried out, considering that it will bring a bibliographical survey of the topic, as well as an analysis of new knowledge collected in the field research. As an element of analysis of the data collected through a questionnaire, a qualitative approach was selected, the results were presented in the form of graphs and these were discussed with the main authors. O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de Química de alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Manaus, relacionado ao periodo anterior e posterior a Pandemia de Covid-19, na perspectiva do discente. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Tiradentes no âmbito do Programa Residência Pedagógica - CAPES, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) no ano de 2023. O Programa Residência Pedagógica (RP) lançado pelo Edital n° 06/2018, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, fundação vinculada ao Ministério da Educação, e tem como objetivo levar aos licenciandos aperfeiçoamento em sua formação prática a partir da imersão deles na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Diante disso, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, haja vista, trará um levantamento bibliográfico da temática, bem como uma análise de novos conhecimentos coletados na pesquisa de campo. Como elemento de análise dos dados coletados através de um questionário foi selecionada a abordagem qualitativa, os resultados foram apresentados em forma de gráficos e estes foram discutidos com os principais autores. 2024-10-02T18:56:20Z 2024-10-02 2024-10-02T18:56:20Z 2023-12-06 Trabalho de Conclusão de Curso BASTOS, Luana Caroline de Souza. Uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de química no contexto da pandemia. 2023. 60 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1554 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Tecnologias digitais
Ensino-aprendizagem de química
Pandemia Covid-19
Residência pedagógica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Tecnologias digitais
Ensino-aprendizagem de química
Pandemia Covid-19
Residência pedagógica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Bastos, Luana Caroline de Souza
Uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de química no contexto da pandemia
topic_facet Tecnologias digitais
Ensino-aprendizagem de química
Pandemia Covid-19
Residência pedagógica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The objective of this work is to present an analysis of the use of digital technologies in teaching and learning Chemistry for high school students at a publie school in Manaus, related to the period before and after the Covid-19 Pandemic, from the student's perspective. The research was carried out at the Tiradentes State School within the scope of the Pedagogical Residency Program - CAPES, in partnership with the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM) in the year 2023. The Pedagogical Residency Program (RP) launched by Notice no. 06/2018, from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES, a foundation linked to the Ministry of Education, and aims to provide undergraduate students with improvements in their practical training through their immersion in the basic education school, starting from the second half of your course. In view of this, a descriptive and exploratory research was carried out, considering that it will bring a bibliographical survey of the topic, as well as an analysis of new knowledge collected in the field research. As an element of analysis of the data collected through a questionnaire, a qualitative approach was selected, the results were presented in the form of graphs and these were discussed with the main authors.
author_additional Silva, Viviane Gomes da
author_additionalStr Silva, Viviane Gomes da
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Bastos, Luana Caroline de Souza
title Uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de química no contexto da pandemia
title_short Uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de química no contexto da pandemia
title_full Uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de química no contexto da pandemia
title_fullStr Uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de química no contexto da pandemia
title_full_unstemmed Uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de química no contexto da pandemia
title_sort uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de química no contexto da pandemia
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1554
_version_ 1816141443861839872
score 11.755432