Capítulo de Livro

Acesso dos alunos indígenas pelas cotas raciais no IFAM Campus Manaus Centro

A escrita deste capítulo é resultado da compilação dos relatórios dos trabalhos realizados pela equipe gestora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena e pela Comissão de Heteroidentificação do Campus Manaus Centro. Tem como objetivo fornecer descrição detalhada sobre alunos indígenas, suas e...

ver descrição completa

Autor principal: Serra, Vilma de Jesus de Almeida
Outros Autores: Amazonas-Passos, Mirlândia Regina, Bentes, Cybelle Taveira
Grau: Capítulo de Livro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1646
id oai:localhost:4321-1646
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-16462025-02-11T19:38:41Z Acesso dos alunos indígenas pelas cotas raciais no IFAM Campus Manaus Centro Serra, Vilma de Jesus de Almeida Amazonas-Passos, Mirlândia Regina Bentes, Cybelle Taveira Alunos indígenas Cotas raciais Comissão de Heteroidentificação Evasão Permanência e êxito NEABI-CMC Educação Profissional Técnica e Tecnológica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA A escrita deste capítulo é resultado da compilação dos relatórios dos trabalhos realizados pela equipe gestora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena e pela Comissão de Heteroidentificação do Campus Manaus Centro. Tem como objetivo fornecer descrição detalhada sobre alunos indígenas, suas etnias e os cursos de ingresso no IFAM nos anos de 2021 a 2024. Descreve, também, um panorama sobre o índice de evasão desse público, além de trazer uma reflexão sobre estratégias que podem fortalecer a permanência e o êxito desses discentes. 2025-02-10T21:28:18Z 2025-02-10 2025-02-10T21:28:18Z 2024 Capítulo de Livro SERRA, Vilma de Jesus de Almeida; AMAZONAS-PASSOS, Mirlândia Regina; BENTES, Cybelle Taveira. Acesso dos alunos indígenas pelas cotas raciais no IFAM Campus Manaus Centro. In: SERRA, V. J. A.; AMAZONAS-PASSOS, M. R. (org.). Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial. Manaus: NEABI-CMC, 2024. E-book, cap. 1, p. 9-27. ISBN 978-65-85652-75-9. 978-65-85652-75-9 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1646 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Alunos indígenas
Cotas raciais
Comissão de Heteroidentificação
Evasão
Permanência e êxito
NEABI-CMC
Educação Profissional Técnica e Tecnológica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
spellingShingle Alunos indígenas
Cotas raciais
Comissão de Heteroidentificação
Evasão
Permanência e êxito
NEABI-CMC
Educação Profissional Técnica e Tecnológica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Serra, Vilma de Jesus de Almeida
Acesso dos alunos indígenas pelas cotas raciais no IFAM Campus Manaus Centro
topic_facet Alunos indígenas
Cotas raciais
Comissão de Heteroidentificação
Evasão
Permanência e êxito
NEABI-CMC
Educação Profissional Técnica e Tecnológica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
description A escrita deste capítulo é resultado da compilação dos relatórios dos trabalhos realizados pela equipe gestora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena e pela Comissão de Heteroidentificação do Campus Manaus Centro. Tem como objetivo fornecer descrição detalhada sobre alunos indígenas, suas etnias e os cursos de ingresso no IFAM nos anos de 2021 a 2024. Descreve, também, um panorama sobre o índice de evasão desse público, além de trazer uma reflexão sobre estratégias que podem fortalecer a permanência e o êxito desses discentes.
format Capítulo de Livro
author Serra, Vilma de Jesus de Almeida
author2 Amazonas-Passos, Mirlândia Regina
Bentes, Cybelle Taveira
author2Str Amazonas-Passos, Mirlândia Regina
Bentes, Cybelle Taveira
title Acesso dos alunos indígenas pelas cotas raciais no IFAM Campus Manaus Centro
title_short Acesso dos alunos indígenas pelas cotas raciais no IFAM Campus Manaus Centro
title_full Acesso dos alunos indígenas pelas cotas raciais no IFAM Campus Manaus Centro
title_fullStr Acesso dos alunos indígenas pelas cotas raciais no IFAM Campus Manaus Centro
title_full_unstemmed Acesso dos alunos indígenas pelas cotas raciais no IFAM Campus Manaus Centro
title_sort acesso dos alunos indígenas pelas cotas raciais no ifam campus manaus centro
publisher Brasil
publishDate 2025
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1646
_version_ 1829089815422828544
score 11.755432