/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Livro
Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial
Capítulo 1: Acesso dos alunos indígenas pelas cotas raciais no IFAM Campus Manaus Centro. Capítulo 2: Ações de extensão via NEABI-CMC: arte, cultura e produção textual no contexto étnico-racial. Capítulo 3: Olhares em formação: a valorização dos povos originários e a Semana dos Povos Indígenas no IF...
Autor principal: | Serra, Vilma de Jesus de Almeida (org.) |
---|---|
Outros Autores: | Amazonas-Passos, Mirlândia Regina (org.), Vários autores |
Grau: | Livro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1657 |
id |
oai:localhost:4321-1657 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-16572025-02-12T19:04:17Z Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial Serra, Vilma de Jesus de Almeida (org.) Amazonas-Passos, Mirlândia Regina (org.) Vários autores Cotas raciais Historia e cultura afro-brasileira Povos indígenas Projeto de extensão Ensino contextualizado Educação profissional técnica e tecnológica NEABI-CMC CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Capítulo 1: Acesso dos alunos indígenas pelas cotas raciais no IFAM Campus Manaus Centro. Capítulo 2: Ações de extensão via NEABI-CMC: arte, cultura e produção textual no contexto étnico-racial. Capítulo 3: Olhares em formação: a valorização dos povos originários e a Semana dos Povos Indígenas no IFAM-CMC. Capítulo 4: Entre cantos e contos: o encontro das diferenças, uma experiência de educação antirracista e valorização indígena. Capítulo 5: Plantas medicinais e as tradições indígenas. Capítulo 6: Jardim sensorial: perspectivas para o ensino contextualizado na Amazônia. Capítulo 7: Experiência como ouvinte da mesa-redonda: Educação e inclusão no currículo escolar da história e cultura afro-brasileira e indígena. Capítulo 8: Vivências com povos indígenas em Manaus. Capítulo 9: Práticas formativas sobre a temática étnico-racial no IFAM-CMC. Capítulo 10: Povos indígenas: uma construção do conhecimento literário. Capítulo 11: Aprendizagem baseada na temática indígena do Amazonas. Este e-book é mais uma produção do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena do Campus Manaus Centro (NEABI-CMC) que traz relatos de experiências e reflexões sobre ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela comunidade IFAM Campus Manaus Centro, abrangendo o contexto étnico-racial. Os autores que assinam este e-book transitam entre discentes do ensino técnico, discentes da graduação, pós-graduação, professores e técnicos administrativos que contribuíram para a produção deste e-book relatando suas ações desenvolvidas em projetos de extensão, de ensino, de voluntariado e como monitores na organização dos eventos Semana dos Povos Indígenas do Amazonas 2023 e Encontro do NEABI-CMC em Ensino, Pesquisa e Extensão, o ENCEPE 2024 que abordou a temática “Diversidade étnico-racial no contexto escolar”. 2025-02-12T19:04:17Z 2025-02-12 2025-02-12T19:04:17Z 2024 Livro SERRA, Vilma de Jesus de Almeida; AMAZONAS-PASSOS, Mirlândia Regina (org.). Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial. Manaus: NEABI-CMC, 2024. E-book. ISBN 978-65-85652-75-9. 978-65-85652-75-9 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1657 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Cotas raciais Historia e cultura afro-brasileira Povos indígenas Projeto de extensão Ensino contextualizado Educação profissional técnica e tecnológica NEABI-CMC CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
spellingShingle |
Cotas raciais Historia e cultura afro-brasileira Povos indígenas Projeto de extensão Ensino contextualizado Educação profissional técnica e tecnológica NEABI-CMC CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Serra, Vilma de Jesus de Almeida (org.) Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial |
topic_facet |
Cotas raciais Historia e cultura afro-brasileira Povos indígenas Projeto de extensão Ensino contextualizado Educação profissional técnica e tecnológica NEABI-CMC CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
description |
Capítulo 1: Acesso dos alunos indígenas pelas cotas raciais no IFAM Campus Manaus Centro. Capítulo 2: Ações de extensão via NEABI-CMC: arte, cultura e produção textual no contexto étnico-racial. Capítulo 3: Olhares em formação: a valorização dos povos originários e a Semana dos Povos Indígenas no IFAM-CMC. Capítulo 4: Entre cantos e contos: o encontro das diferenças, uma experiência de educação antirracista e valorização indígena. Capítulo 5: Plantas medicinais e as tradições indígenas. Capítulo 6: Jardim sensorial: perspectivas para o ensino contextualizado na Amazônia. Capítulo 7: Experiência como ouvinte da mesa-redonda: Educação e inclusão no currículo
escolar da história e cultura afro-brasileira e indígena. Capítulo 8: Vivências com povos indígenas em Manaus. Capítulo 9: Práticas formativas sobre a temática étnico-racial no IFAM-CMC. Capítulo 10: Povos indígenas: uma construção do conhecimento literário. Capítulo 11: Aprendizagem baseada na
temática indígena do Amazonas. |
format |
Livro |
author |
Serra, Vilma de Jesus de Almeida (org.) |
author2 |
Amazonas-Passos, Mirlândia Regina (org.) Vários autores |
author2Str |
Amazonas-Passos, Mirlândia Regina (org.) Vários autores |
title |
Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial |
title_short |
Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial |
title_full |
Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial |
title_fullStr |
Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial |
title_full_unstemmed |
Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial |
title_sort |
reflexões e experiências do neabi-cmc: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2025 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1657 |
_version_ |
1829089817794707456 |
score |
11.755432 |