Livro

Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial

Capítulo 1: Acesso dos alunos indígenas pelas cotas raciais no IFAM Campus Manaus Centro. Capítulo 2: Ações de extensão via NEABI-CMC: arte, cultura e produção textual no contexto étnico-racial. Capítulo 3: Olhares em formação: a valorização dos povos originários e a Semana dos Povos Indígenas no IF...

ver descrição completa

Autor principal: Serra, Vilma de Jesus de Almeida (org.)
Outros Autores: Amazonas-Passos, Mirlândia Regina (org.), Vários autores
Grau: Livro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1657
id oai:localhost:4321-1657
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-16572025-02-12T19:04:17Z Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial Serra, Vilma de Jesus de Almeida (org.) Amazonas-Passos, Mirlândia Regina (org.) Vários autores Cotas raciais Historia e cultura afro-brasileira Povos indígenas Projeto de extensão Ensino contextualizado Educação profissional técnica e tecnológica NEABI-CMC CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Capítulo 1: Acesso dos alunos indígenas pelas cotas raciais no IFAM Campus Manaus Centro. Capítulo 2: Ações de extensão via NEABI-CMC: arte, cultura e produção textual no contexto étnico-racial. Capítulo 3: Olhares em formação: a valorização dos povos originários e a Semana dos Povos Indígenas no IFAM-CMC. Capítulo 4: Entre cantos e contos: o encontro das diferenças, uma experiência de educação antirracista e valorização indígena. Capítulo 5: Plantas medicinais e as tradições indígenas. Capítulo 6: Jardim sensorial: perspectivas para o ensino contextualizado na Amazônia. Capítulo 7: Experiência como ouvinte da mesa-redonda: Educação e inclusão no currículo escolar da história e cultura afro-brasileira e indígena. Capítulo 8: Vivências com povos indígenas em Manaus. Capítulo 9: Práticas formativas sobre a temática étnico-racial no IFAM-CMC. Capítulo 10: Povos indígenas: uma construção do conhecimento literário. Capítulo 11: Aprendizagem baseada na temática indígena do Amazonas. Este e-book é mais uma produção do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena do Campus Manaus Centro (NEABI-CMC) que traz relatos de experiências e reflexões sobre ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela comunidade IFAM Campus Manaus Centro, abrangendo o contexto étnico-racial. Os autores que assinam este e-book transitam entre discentes do ensino técnico, discentes da graduação, pós-graduação, professores e técnicos administrativos que contribuíram para a produção deste e-book relatando suas ações desenvolvidas em projetos de extensão, de ensino, de voluntariado e como monitores na organização dos eventos Semana dos Povos Indígenas do Amazonas 2023 e Encontro do NEABI-CMC em Ensino, Pesquisa e Extensão, o ENCEPE 2024 que abordou a temática “Diversidade étnico-racial no contexto escolar”. 2025-02-12T19:04:17Z 2025-02-12 2025-02-12T19:04:17Z 2024 Livro SERRA, Vilma de Jesus de Almeida; AMAZONAS-PASSOS, Mirlândia Regina (org.). Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial. Manaus: NEABI-CMC, 2024. E-book. ISBN 978-65-85652-75-9. 978-65-85652-75-9 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1657 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Cotas raciais
Historia e cultura afro-brasileira
Povos indígenas
Projeto de extensão
Ensino contextualizado
Educação profissional técnica e tecnológica
NEABI-CMC
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
spellingShingle Cotas raciais
Historia e cultura afro-brasileira
Povos indígenas
Projeto de extensão
Ensino contextualizado
Educação profissional técnica e tecnológica
NEABI-CMC
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Serra, Vilma de Jesus de Almeida (org.)
Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial
topic_facet Cotas raciais
Historia e cultura afro-brasileira
Povos indígenas
Projeto de extensão
Ensino contextualizado
Educação profissional técnica e tecnológica
NEABI-CMC
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
description Capítulo 1: Acesso dos alunos indígenas pelas cotas raciais no IFAM Campus Manaus Centro. Capítulo 2: Ações de extensão via NEABI-CMC: arte, cultura e produção textual no contexto étnico-racial. Capítulo 3: Olhares em formação: a valorização dos povos originários e a Semana dos Povos Indígenas no IFAM-CMC. Capítulo 4: Entre cantos e contos: o encontro das diferenças, uma experiência de educação antirracista e valorização indígena. Capítulo 5: Plantas medicinais e as tradições indígenas. Capítulo 6: Jardim sensorial: perspectivas para o ensino contextualizado na Amazônia. Capítulo 7: Experiência como ouvinte da mesa-redonda: Educação e inclusão no currículo escolar da história e cultura afro-brasileira e indígena. Capítulo 8: Vivências com povos indígenas em Manaus. Capítulo 9: Práticas formativas sobre a temática étnico-racial no IFAM-CMC. Capítulo 10: Povos indígenas: uma construção do conhecimento literário. Capítulo 11: Aprendizagem baseada na temática indígena do Amazonas.
format Livro
author Serra, Vilma de Jesus de Almeida (org.)
author2 Amazonas-Passos, Mirlândia Regina (org.)
Vários autores
author2Str Amazonas-Passos, Mirlândia Regina (org.)
Vários autores
title Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial
title_short Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial
title_full Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial
title_fullStr Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial
title_full_unstemmed Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial
title_sort reflexões e experiências do neabi-cmc: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial
publisher Brasil
publishDate 2025
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1657
_version_ 1829089817794707456
score 11.755432