Outro

Programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica

The educational proposal presented in this master degree research is aimed for supporting the primarly school teachers’ development through the use of the Scratch programming language, which can be mastered by learning how to send commands aligned with pedagogical and methodological goals in the tea...

ver descrição completa

Autor principal: Rocha, Helen Regiane Pará
Grau: Outro
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/284
id oai:localhost:4321-284
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-2842023-10-31T20:21:25Z Programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica Rocha, Helen Regiane Pará Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Anglada-Rivera, José http://lattes.cnpq.br/5724564590431920 Lima, Eliane Batista de http://lattes.cnpq.br/3234592323714659 Linguagem de programação visual Scratch Formação de Professores Saberes da docência CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL The educational proposal presented in this master degree research is aimed for supporting the primarly school teachers’ development through the use of the Scratch programming language, which can be mastered by learning how to send commands aligned with pedagogical and methodological goals in the teaching of sciences to be executed by a computer. In the end, learning how to send such commands will left primarly school teachers to acquire a new knowledge. Additionally, this research is composed by three parts as follows: 1) presentation about the Scratch visual programming language; 2) important considerations about how learning programming can impact in the teacher’s development; 3) explanation about the methodology for implementing actions by programming with Scratch to learn sciences. Last, but not least, this research lists allbibliographic references, as well as appendices and all supporting materials for the proposed actions. It is hoped that the proposal presented will be representative so that future teachers can experience the use of the visual programming language Scratch, to build teacher knowledge and to potentiate the learning of science contents in basic education, inside a perspective of knowledge construction. Esta proposta formativa, fruto de pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito da formação inicial de professores de Ciências do IFAM, tem como objetivo inserir na formação de professores da educação básica a vivência com a linguagem de programação visual Scratch, cuja aprendizagem consiste em emitir comandos a serem executados pelo computador, alinhados aos objetivos pedagógicos e metodológicos do ensino e aprendizagem de Ciências, visando à construção de saberes docentes. Está estruturada em três partes, além da apresentação e das considerações sobre a proposta, a saber: a primeira, apresenta a linguagem de programação visual Scratch; a segunda, trata de algumas considerações sobre a aprendizagem de programação na formação de professores; a terceira, expõe a metodologia de implementação das ações “programação com o Scratch para aprender Ciências. Por fim, apresenta as referências e elenca os apêndices, como apoio para o desenvolvimento das ações propostas. Espera-se que a proposta apresentada seja representativa para que professores possam vivenciar o uso da linguagem de programação visual Scratch, para construir saberes docentes e potencializar a aprendizagem de conteúdos de Ciências na educação básica, em uma perspectiva de construção do conhecimento. 2018-10-25T22:05:55Z 2018-10-25T22:05:55Z 2017-03-30 Outro http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/284 por Acesso Aberto Instituto Federal do Amazonas Brasil IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Linguagem de programação visual Scratch
Formação de Professores
Saberes da docência
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Linguagem de programação visual Scratch
Formação de Professores
Saberes da docência
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Rocha, Helen Regiane Pará
Programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica
topic_facet Linguagem de programação visual Scratch
Formação de Professores
Saberes da docência
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description The educational proposal presented in this master degree research is aimed for supporting the primarly school teachers’ development through the use of the Scratch programming language, which can be mastered by learning how to send commands aligned with pedagogical and methodological goals in the teaching of sciences to be executed by a computer. In the end, learning how to send such commands will left primarly school teachers to acquire a new knowledge. Additionally, this research is composed by three parts as follows: 1) presentation about the Scratch visual programming language; 2) important considerations about how learning programming can impact in the teacher’s development; 3) explanation about the methodology for implementing actions by programming with Scratch to learn sciences. Last, but not least, this research lists allbibliographic references, as well as appendices and all supporting materials for the proposed actions. It is hoped that the proposal presented will be representative so that future teachers can experience the use of the visual programming language Scratch, to build teacher knowledge and to potentiate the learning of science contents in basic education, inside a perspective of knowledge construction.
author_additional Azevedo, Rosa Oliveira Marins
author_additionalStr Azevedo, Rosa Oliveira Marins
format Outro
author Rocha, Helen Regiane Pará
title Programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica
title_short Programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica
title_full Programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica
title_fullStr Programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica
title_full_unstemmed Programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica
title_sort programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica
publisher Instituto Federal do Amazonas
publishDate 2018
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/284
_version_ 1787149849582370816
score 11.653393