/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
Programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica
The educational proposal presented in this master degree research is aimed for supporting the primarly school teachers’ development through the use of the Scratch programming language, which can be mastered by learning how to send commands aligned with pedagogical and methodological goals in the tea...
Autor principal: | Rocha, Helen Regiane Pará |
---|---|
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Instituto Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/284 |
id |
oai:localhost:4321-284 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-2842023-10-31T20:21:25Z Programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica Rocha, Helen Regiane Pará Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Anglada-Rivera, José http://lattes.cnpq.br/5724564590431920 Lima, Eliane Batista de http://lattes.cnpq.br/3234592323714659 Linguagem de programação visual Scratch Formação de Professores Saberes da docência CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL The educational proposal presented in this master degree research is aimed for supporting the primarly school teachers’ development through the use of the Scratch programming language, which can be mastered by learning how to send commands aligned with pedagogical and methodological goals in the teaching of sciences to be executed by a computer. In the end, learning how to send such commands will left primarly school teachers to acquire a new knowledge. Additionally, this research is composed by three parts as follows: 1) presentation about the Scratch visual programming language; 2) important considerations about how learning programming can impact in the teacher’s development; 3) explanation about the methodology for implementing actions by programming with Scratch to learn sciences. Last, but not least, this research lists allbibliographic references, as well as appendices and all supporting materials for the proposed actions. It is hoped that the proposal presented will be representative so that future teachers can experience the use of the visual programming language Scratch, to build teacher knowledge and to potentiate the learning of science contents in basic education, inside a perspective of knowledge construction. Esta proposta formativa, fruto de pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito da formação inicial de professores de Ciências do IFAM, tem como objetivo inserir na formação de professores da educação básica a vivência com a linguagem de programação visual Scratch, cuja aprendizagem consiste em emitir comandos a serem executados pelo computador, alinhados aos objetivos pedagógicos e metodológicos do ensino e aprendizagem de Ciências, visando à construção de saberes docentes. Está estruturada em três partes, além da apresentação e das considerações sobre a proposta, a saber: a primeira, apresenta a linguagem de programação visual Scratch; a segunda, trata de algumas considerações sobre a aprendizagem de programação na formação de professores; a terceira, expõe a metodologia de implementação das ações “programação com o Scratch para aprender Ciências. Por fim, apresenta as referências e elenca os apêndices, como apoio para o desenvolvimento das ações propostas. Espera-se que a proposta apresentada seja representativa para que professores possam vivenciar o uso da linguagem de programação visual Scratch, para construir saberes docentes e potencializar a aprendizagem de conteúdos de Ciências na educação básica, em uma perspectiva de construção do conhecimento. 2018-10-25T22:05:55Z 2018-10-25T22:05:55Z 2017-03-30 Outro http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/284 por Acesso Aberto Instituto Federal do Amazonas Brasil IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Linguagem de programação visual Scratch Formação de Professores Saberes da docência CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
spellingShingle |
Linguagem de programação visual Scratch Formação de Professores Saberes da docência CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL Rocha, Helen Regiane Pará Programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica |
topic_facet |
Linguagem de programação visual Scratch Formação de Professores Saberes da docência CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
The educational proposal presented in this master degree research is aimed for supporting the primarly school teachers’ development through the use of the Scratch programming language, which can be mastered by learning how to send commands aligned with pedagogical and methodological goals in the teaching of sciences to be executed by a computer. In the end, learning how to send such commands will left primarly school teachers to acquire a new knowledge. Additionally, this research is composed by three parts as follows: 1) presentation about the Scratch visual programming language; 2) important considerations about how learning programming can impact in the teacher’s development; 3) explanation about the methodology for implementing actions by programming with Scratch to learn sciences. Last, but not least, this research lists allbibliographic references, as well as appendices and all supporting materials for the proposed actions. It is hoped that the proposal presented will be representative so that future teachers can experience the use of the visual programming language Scratch, to build teacher knowledge and to potentiate the learning of science contents in basic education, inside a perspective of knowledge construction. |
author_additional |
Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
author_additionalStr |
Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
format |
Outro |
author |
Rocha, Helen Regiane Pará |
title |
Programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica |
title_short |
Programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica |
title_full |
Programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica |
title_fullStr |
Programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica |
title_full_unstemmed |
Programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica |
title_sort |
programação com o scratch para aprender ciências: uma proposta para a formação de professores da educação básica |
publisher |
Instituto Federal do Amazonas |
publishDate |
2018 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/284 |
_version_ |
1787149849582370816 |
score |
11.653393 |