/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
Dimensões pedagógicas: orientações para a gestão de formação continuada de professores para Educação Profissional e Tecnológica
This Guide is a product of the master’s thesis “Necessary Teacher Knowledge in Continuing Teacher Education for High School Professional Technical Level”. It is an instrument created to subsidize the pedagogical sector in the contact with the teachers of the Federal Institutes as a form of approach...
Autor principal: | Vilas Boas, Maria Erinete Reis |
---|---|
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/386 |
id |
oai:localhost:4321-386 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-3862023-10-31T19:53:20Z Dimensões pedagógicas: orientações para a gestão de formação continuada de professores para Educação Profissional e Tecnológica Pedagogical dimensions: guidelines for the management of continuing education of teachers of Technological Professional Education Vilas Boas, Maria Erinete Reis Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello http://lattes.cnpq.br/7534553739735381 Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello http://lattes.cnpq.br/7534553739735381 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Maia, Dayse Peixoto http://lattes.cnpq.br/2263562348561670 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Formação de professores Saberes Docentes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This Guide is a product of the master’s thesis “Necessary Teacher Knowledge in Continuing Teacher Education for High School Professional Technical Level”. It is an instrument created to subsidize the pedagogical sector in the contact with the teachers of the Federal Institutes as a form of approach in the handling of the teaching in the reach of the necessary teachers’ knowledge for the continued formation in the EPTNM, strengthening of a more participative management in the improvement of praxis In the day to day of the teachers. This resource (guide) reflects some issues that emerged during the course of research and deserve a re-signification of attitudes in dealing with the teaching of institutions in general. After learning about the reality through the questionnaire / interview applied to teachers, it was found that teachers encounter many difficulties, so this guide contains important information that can be adapted to the other reality of a teaching institution. It has a basic structure with the following parts: summary, presentation, objectives, target audience and four units with well-defined characteristics for an intervention. Este Guia é produto da dissertação de Mestrado “Saberes Docentes Necessários na Formação Continuada de Professores para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio”. É um instrumento criado para subsidiar o setor pedagógico no contato com os docentes dos Institutos Federais como uma forma de aproximação no lidar com o ensino no alcance dos saberes docentes necessários para a formação continuada na EPTNM, fortalecedora de uma gestão mais participativa no melhoramento da práxis no dia a dia dos docentes. Esse recurso (guia) reflete algumas questões que emergiram no decorrer da pesquisa e que merecem uma ressignificação de atitudes no lidar com o ensino das instituições em geral. Após tomar conhecimento da realidade por meio do questionário/entrevista aplicados aos docentes, constatou-se que os professores encontram muitas dificuldades, desta forma, este guia contém informações importantes que podem ser adaptadas à outra realidade de uma instituição de ensino. Possui uma estrutura básica com as seguintes partes: resumo, apresentação, objetivos, público alvo e quatro unidades com características bem definidas para uma intervenção. 2020-01-03T21:55:08Z 2020-01-04 2020-01-03T21:55:08Z 2017-08-07 Outro VILAS BOAS, Maria Erinete Reis. Dimensões pedagógicas: orientações para a gestão de formação continuada de professores para Educação Profissional e Tecnológica. 2017. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/386 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Formação de professores Saberes Docentes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Formação de professores Saberes Docentes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Vilas Boas, Maria Erinete Reis Dimensões pedagógicas: orientações para a gestão de formação continuada de professores para Educação Profissional e Tecnológica |
topic_facet |
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Formação de professores Saberes Docentes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
This Guide is a product of the master’s thesis “Necessary Teacher Knowledge in Continuing Teacher Education for High School Professional Technical Level”. It is an instrument created to subsidize the pedagogical sector in the contact with the teachers of the Federal Institutes as a form of approach in the handling of the teaching in the reach of the necessary teachers’ knowledge for the continued formation in the EPTNM, strengthening of a more participative management in the improvement of praxis In the day to day of the teachers. This resource (guide) reflects some issues that emerged during the course of research and deserve a re-signification of attitudes in dealing with the teaching of institutions in general. After learning about the reality through the questionnaire / interview applied to teachers, it was found that teachers encounter many difficulties, so this guide contains important information that can be adapted
to the other reality of a teaching institution. It has a basic structure with the following parts: summary, presentation, objectives, target audience and four units with well-defined characteristics for an intervention. |
author_additional |
Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello |
author_additionalStr |
Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello |
format |
Outro |
author |
Vilas Boas, Maria Erinete Reis |
title |
Dimensões pedagógicas: orientações para a gestão de formação continuada de professores para Educação Profissional e Tecnológica |
title_short |
Dimensões pedagógicas: orientações para a gestão de formação continuada de professores para Educação Profissional e Tecnológica |
title_full |
Dimensões pedagógicas: orientações para a gestão de formação continuada de professores para Educação Profissional e Tecnológica |
title_fullStr |
Dimensões pedagógicas: orientações para a gestão de formação continuada de professores para Educação Profissional e Tecnológica |
title_full_unstemmed |
Dimensões pedagógicas: orientações para a gestão de formação continuada de professores para Educação Profissional e Tecnológica |
title_sort |
dimensões pedagógicas: orientações para a gestão de formação continuada de professores para educação profissional e tecnológica |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/386 |
_version_ |
1787149869761167360 |
score |
11.755432 |