Outro

Site/Blog Narrativas no MPET: uma estratégia pedagógica para formação de professores no ensino tecnológico

O presente trabalho é resultante de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM- Campus Centro) que teve como objetivo compreender narrativas de professores em formação, alunos e pesquisadora no referido me...

ver descrição completa

Autor principal: Campos, Alessandra Tomé
Grau: Outro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/394
id oai:localhost:4321-394
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-3942023-10-31T20:03:12Z Site/Blog Narrativas no MPET: uma estratégia pedagógica para formação de professores no ensino tecnológico Campos, Alessandra Tomé Gonzaga, Amarildo Menezes http://lattes.cnpq.br/2786554010520173 Gonzaga, Amarildo Menezes http://lattes.cnpq.br/2786554010520173 Azevedo, Rosa Oliveira Marins Barbosa, Ierecê Narrativas de professores Ensino Tecnológico Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO O presente trabalho é resultante de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM- Campus Centro) que teve como objetivo compreender narrativas de professores em formação, alunos e pesquisadora no referido mestrado, para obtenção de indicadores, a ser utilizados como referenciais, na elaboração de um recurso, possível de ser utilizado em processo formativos de professores no Ensino Tecnológico. Visando o alcance deste objetivo, no primeiro momento, buscou-se estabelecer um paralelo entre o registro da narrativa de vida da pesquisadora, suas vivências no primeiro ano do MPET com as bases teórico-epistemológicas sobre Pesquisa Narrativa subsidiada por teóricos como Clandinin e Connelly (2011), Ricoeur (2010), entre outros. Num segundo momento, realizou-se Análise Textual Discursiva (ATD), utilizando como subsídios teóricos Moraes e Galiazzi (2011) e tomando como material de análise as narrativas de vida dos professores em formação na primeira turma do mestrado em estudo. Como métodos e técnicas, foram utilizadas pesquisa bibliográfica de obras referentes à Pesquisa Narrativa, formação de professores e Ensino Tecnológico, realizou-se observação participante natural que se mostrou adequada ao objetivo proposto uma vez que a pesquisadora faz parte do grupo de professores, sujeitos da pesquisa. A coleta dos dados foi realizada a partir de momentos de observação das aulas realizadas no primeiro ano de formação no MPET, do II Colóquio e do Seminário de Projetos a partir dos quais foram feitas anotações de campo do tipo descritiva e reflexiva, registros por meio de fotografias, gravações de som e imagem dos referidos momentos de observação. Tomando como base os indicadores, emergentes deste processo de ATD, evidenciou-se o potencial das narrativas em contribuir para formação de professores. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar estes indicadores, além de descrever o processo de elaboração do produto desta pesquisa, o site/blog Narrativas no MPET (www.narrativasnomept.com),uma estratégia pedagógica possível de contribuir em processos formativos de professores que atuam no Ensino Tecnológico. Por fim, espera-se que a utilização desta estratégia, por meio do desenvolvimento dos temas propostos e a partir das atividades de interação propostas, possam fazer emergir encaminhamentos para futuras pesquisas. 2020-01-07T21:20:20Z 2020-01-07 2020-01-07T21:20:20Z 2015-11-30 Outro CAMPOS, Alessandra Tomé. Site/Blog Narrativas no MPET: uma estratégia pedagógica para formação de professores no ensino tecnológico. 2015. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2015. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/394 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Narrativas de professores
Ensino Tecnológico
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Narrativas de professores
Ensino Tecnológico
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Campos, Alessandra Tomé
Site/Blog Narrativas no MPET: uma estratégia pedagógica para formação de professores no ensino tecnológico
topic_facet Narrativas de professores
Ensino Tecnológico
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description O presente trabalho é resultante de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM- Campus Centro) que teve como objetivo compreender narrativas de professores em formação, alunos e pesquisadora no referido mestrado, para obtenção de indicadores, a ser utilizados como referenciais, na elaboração de um recurso, possível de ser utilizado em processo formativos de professores no Ensino Tecnológico. Visando o alcance deste objetivo, no primeiro momento, buscou-se estabelecer um paralelo entre o registro da narrativa de vida da pesquisadora, suas vivências no primeiro ano do MPET com as bases teórico-epistemológicas sobre Pesquisa Narrativa subsidiada por teóricos como Clandinin e Connelly (2011), Ricoeur (2010), entre outros. Num segundo momento, realizou-se Análise Textual Discursiva (ATD), utilizando como subsídios teóricos Moraes e Galiazzi (2011) e tomando como material de análise as narrativas de vida dos professores em formação na primeira turma do mestrado em estudo. Como métodos e técnicas, foram utilizadas pesquisa bibliográfica de obras referentes à Pesquisa Narrativa, formação de professores e Ensino Tecnológico, realizou-se observação participante natural que se mostrou adequada ao objetivo proposto uma vez que a pesquisadora faz parte do grupo de professores, sujeitos da pesquisa. A coleta dos dados foi realizada a partir de momentos de observação das aulas realizadas no primeiro ano de formação no MPET, do II Colóquio e do Seminário de Projetos a partir dos quais foram feitas anotações de campo do tipo descritiva e reflexiva, registros por meio de fotografias, gravações de som e imagem dos referidos momentos de observação. Tomando como base os indicadores, emergentes deste processo de ATD, evidenciou-se o potencial das narrativas em contribuir para formação de professores. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar estes indicadores, além de descrever o processo de elaboração do produto desta pesquisa, o site/blog Narrativas no MPET (www.narrativasnomept.com),uma estratégia pedagógica possível de contribuir em processos formativos de professores que atuam no Ensino Tecnológico. Por fim, espera-se que a utilização desta estratégia, por meio do desenvolvimento dos temas propostos e a partir das atividades de interação propostas, possam fazer emergir encaminhamentos para futuras pesquisas.
author_additional Gonzaga, Amarildo Menezes
author_additionalStr Gonzaga, Amarildo Menezes
format Outro
author Campos, Alessandra Tomé
title Site/Blog Narrativas no MPET: uma estratégia pedagógica para formação de professores no ensino tecnológico
title_short Site/Blog Narrativas no MPET: uma estratégia pedagógica para formação de professores no ensino tecnológico
title_full Site/Blog Narrativas no MPET: uma estratégia pedagógica para formação de professores no ensino tecnológico
title_fullStr Site/Blog Narrativas no MPET: uma estratégia pedagógica para formação de professores no ensino tecnológico
title_full_unstemmed Site/Blog Narrativas no MPET: uma estratégia pedagógica para formação de professores no ensino tecnológico
title_sort site/blog narrativas no mpet: uma estratégia pedagógica para formação de professores no ensino tecnológico
publisher Brasil
publishDate 2020
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/394
_version_ 1787149871089713152
score 11.674684