/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
O Blog como recurso pedagógico para o ensino da Língua Espanhola
Esta pesquisa teve como objetivo verificar o blog como recurso pedagógico e sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola. Com o advento das tecnologias na década de 80, a sociedade enfrentou desafios na apropriação dessas TIC dentre elas a Internet e suas ferramentas nos diver...
Autor principal: | Mesquita, Silvana Suelen Mendonça |
---|---|
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/404 |
Resumo: |
---|
Esta pesquisa teve como objetivo verificar o blog como recurso pedagógico e sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola. Com o advento das tecnologias na década de 80, a sociedade enfrentou desafios na apropriação dessas TIC dentre elas a Internet e suas ferramentas nos diversos contextos que na atualidade se tornam fundamentais para o cotidiano das pessoas, inclusive no âmbito escolar. Nesse contexto, o computador e a Internet quando usados em sala de aula, representam um recurso que facilita o processo de ensino-aprendizagem, a interação dos sujeitos participantes e a compreensão dos conteúdos ministrados. Para tanto, a presente pesquisa, está orientada por autores que dialogam sobre as TIC na educação e o processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, apresentando um estudo tendo como foco o blog e o ensino do espanhol. Para isso, fizemos um levantamento bibliográfico do percurso das TIC em especial a internet com ênfase ao ambiente midiático do blog, seu uso educativo e potencialidades no ensino-aprendizagem da Língua Espanhola. Segue pautada na metodologia do sociointeracionismo de Vygotsky numa abordagem qualitativa, sendo de caráter descritiva e de pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontaram a utilização do blog como recurso pedagógico eficaz, indicando caminhos e possibilidades aos professores por ter sido um recurso que facilitou a aprendizagem da leitura e escrita da língua espanhola, contribuindo dessa forma com o ensino, num ambiente de interação e de escrita colaborativa com seus alunos, assim como a inserção das TIC em sala de aula, ter tido uma significativa importância em suas práticas, ressignificando seu planejamento. Dessa maneira, foi criado um blog como ferramenta pedagógica e produto desta pesquisa, permitindo que o processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola se torne mais atraente. |