/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos
Enquanto produto educacional, esse material visa contribuir, principalmente, para a formação continuada de professores que atuam na educação básica, público-alvo a que se destina, mas também estende-se para os docentes do ensino superior, bem como para todo cidadão comum que possua interesse pela te...
Autor principal: | Rodrigues, Suelem Maquiné |
---|---|
Outros Autores: | Pacheco, Maria Lúcia Tinoco |
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/484 |
Resumo: |
---|
Enquanto produto educacional, esse material visa contribuir, principalmente, para a formação continuada de professores que atuam na educação básica, público-alvo a que se destina, mas também estende-se para os docentes do ensino superior, bem como para todo cidadão comum que possua interesse pela temática da surdez, do ensino de surdos e da educação inclusiva. A dissertação que gerou esse produto é intitulada “O ensino da língua portuguesa para surdos: um estudo etnográfico junto ao IFAM – Campus Manaus – Centro”. Construída a partir de uma abordagem etnográfica, a pesquisa que originou a dissertação teve como foco investigativo professores do ensino médio integrado, no eixo de ensino técnico e tecnológico, em cujas aulas tivessem a presença de alunos surdos. Essa pesquisa utilizou dois instrumentos de investigação: um questionário semiestruturado, aplicado junto a três professores de língua portuguesa; e um diário de campo, em que foram registrados os momentos das aulas desses docentes na situação de ensino de sua disciplina a seus alunos surdos. Também ressaltam-se visitas aos diversos setores da instituição, lócus da pesquisa, responsáveis pelo recebimento do aluno surdo e pelo suporte ao professor, como NAPNE, Apoema e Registro acadêmico. |