/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos
Enquanto produto educacional, esse material visa contribuir, principalmente, para a formação continuada de professores que atuam na educação básica, público-alvo a que se destina, mas também estende-se para os docentes do ensino superior, bem como para todo cidadão comum que possua interesse pela te...
Autor principal: | Rodrigues, Suelem Maquiné |
---|---|
Outros Autores: | Pacheco, Maria Lúcia Tinoco |
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/484 |
id |
oai:localhost:4321-484 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-4842023-10-31T20:18:14Z Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos Rodrigues, Suelem Maquiné Pacheco, Maria Lúcia Tinoco Pacheco, Maria Lúcia Tinoco http://lattes.cnpq.br/8566103887875970 Pacheco, Maria Lúcia Tinoco http://lattes.cnpq.br/8566103887875970 Paes, Lucilene da Silva Nascimento, Cássia Maria Bezerra do Ensino da Língua Portuguesa Formação de professores Surdos Orientações Didático-Pedagógicas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Enquanto produto educacional, esse material visa contribuir, principalmente, para a formação continuada de professores que atuam na educação básica, público-alvo a que se destina, mas também estende-se para os docentes do ensino superior, bem como para todo cidadão comum que possua interesse pela temática da surdez, do ensino de surdos e da educação inclusiva. A dissertação que gerou esse produto é intitulada “O ensino da língua portuguesa para surdos: um estudo etnográfico junto ao IFAM – Campus Manaus – Centro”. Construída a partir de uma abordagem etnográfica, a pesquisa que originou a dissertação teve como foco investigativo professores do ensino médio integrado, no eixo de ensino técnico e tecnológico, em cujas aulas tivessem a presença de alunos surdos. Essa pesquisa utilizou dois instrumentos de investigação: um questionário semiestruturado, aplicado junto a três professores de língua portuguesa; e um diário de campo, em que foram registrados os momentos das aulas desses docentes na situação de ensino de sua disciplina a seus alunos surdos. Também ressaltam-se visitas aos diversos setores da instituição, lócus da pesquisa, responsáveis pelo recebimento do aluno surdo e pelo suporte ao professor, como NAPNE, Apoema e Registro acadêmico. 2020-10-20T19:14:08Z 2020-10-20 2020-10-20T19:14:08Z 2020-02-19 Outro RODRIGUES, Suelem Maquiné; PACHECO, Maria Lúcia Tinoco. Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos. 2020. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/484 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Ensino da Língua Portuguesa Formação de professores Surdos Orientações Didático-Pedagógicas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Ensino da Língua Portuguesa Formação de professores Surdos Orientações Didático-Pedagógicas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Rodrigues, Suelem Maquiné Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos |
topic_facet |
Ensino da Língua Portuguesa Formação de professores Surdos Orientações Didático-Pedagógicas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
Enquanto produto educacional, esse material visa contribuir, principalmente, para a formação continuada de professores que atuam na educação básica, público-alvo a que se destina, mas também estende-se para os docentes do ensino superior, bem como para todo cidadão comum que possua interesse pela temática da surdez, do ensino de surdos e da educação inclusiva. A dissertação que gerou esse produto é intitulada “O ensino da língua portuguesa para surdos: um estudo etnográfico junto ao IFAM – Campus Manaus – Centro”. Construída a partir de uma abordagem etnográfica, a pesquisa que originou a dissertação teve como foco investigativo professores do ensino médio integrado, no eixo de ensino técnico e tecnológico, em cujas aulas tivessem a presença de alunos surdos. Essa pesquisa utilizou dois instrumentos de investigação: um questionário semiestruturado, aplicado junto a três professores de língua portuguesa; e um diário de campo, em que foram registrados os momentos das aulas desses docentes na situação de ensino de sua disciplina a seus alunos surdos. Também ressaltam-se visitas aos diversos setores da instituição, lócus da pesquisa, responsáveis pelo recebimento do aluno surdo e pelo suporte ao professor, como NAPNE, Apoema e Registro acadêmico. |
author_additional |
Pacheco, Maria Lúcia Tinoco |
author_additionalStr |
Pacheco, Maria Lúcia Tinoco |
format |
Outro |
author |
Rodrigues, Suelem Maquiné |
author2 |
Pacheco, Maria Lúcia Tinoco |
author2Str |
Pacheco, Maria Lúcia Tinoco |
title |
Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos |
title_short |
Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos |
title_full |
Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos |
title_fullStr |
Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos |
title_full_unstemmed |
Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos |
title_sort |
olá professor, seu aluno surdo chegou! caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/484 |
_version_ |
1787149882345127936 |
score |
11.680425 |