Outro

Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos

Enquanto produto educacional, esse material visa contribuir, principalmente, para a formação continuada de professores que atuam na educação básica, público-alvo a que se destina, mas também estende-se para os docentes do ensino superior, bem como para todo cidadão comum que possua interesse pela te...

ver descrição completa

Autor principal: Rodrigues, Suelem Maquiné
Outros Autores: Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
Grau: Outro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/484
id oai:localhost:4321-484
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-4842023-10-31T20:18:14Z Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos Rodrigues, Suelem Maquiné Pacheco, Maria Lúcia Tinoco Pacheco, Maria Lúcia Tinoco http://lattes.cnpq.br/8566103887875970 Pacheco, Maria Lúcia Tinoco http://lattes.cnpq.br/8566103887875970 Paes, Lucilene da Silva Nascimento, Cássia Maria Bezerra do Ensino da Língua Portuguesa Formação de professores Surdos Orientações Didático-Pedagógicas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Enquanto produto educacional, esse material visa contribuir, principalmente, para a formação continuada de professores que atuam na educação básica, público-alvo a que se destina, mas também estende-se para os docentes do ensino superior, bem como para todo cidadão comum que possua interesse pela temática da surdez, do ensino de surdos e da educação inclusiva. A dissertação que gerou esse produto é intitulada “O ensino da língua portuguesa para surdos: um estudo etnográfico junto ao IFAM – Campus Manaus – Centro”. Construída a partir de uma abordagem etnográfica, a pesquisa que originou a dissertação teve como foco investigativo professores do ensino médio integrado, no eixo de ensino técnico e tecnológico, em cujas aulas tivessem a presença de alunos surdos. Essa pesquisa utilizou dois instrumentos de investigação: um questionário semiestruturado, aplicado junto a três professores de língua portuguesa; e um diário de campo, em que foram registrados os momentos das aulas desses docentes na situação de ensino de sua disciplina a seus alunos surdos. Também ressaltam-se visitas aos diversos setores da instituição, lócus da pesquisa, responsáveis pelo recebimento do aluno surdo e pelo suporte ao professor, como NAPNE, Apoema e Registro acadêmico. 2020-10-20T19:14:08Z 2020-10-20 2020-10-20T19:14:08Z 2020-02-19 Outro RODRIGUES, Suelem Maquiné; PACHECO, Maria Lúcia Tinoco. Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos. 2020. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/484 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Ensino da Língua Portuguesa
Formação de professores
Surdos
Orientações Didático-Pedagógicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Ensino da Língua Portuguesa
Formação de professores
Surdos
Orientações Didático-Pedagógicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Rodrigues, Suelem Maquiné
Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos
topic_facet Ensino da Língua Portuguesa
Formação de professores
Surdos
Orientações Didático-Pedagógicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description Enquanto produto educacional, esse material visa contribuir, principalmente, para a formação continuada de professores que atuam na educação básica, público-alvo a que se destina, mas também estende-se para os docentes do ensino superior, bem como para todo cidadão comum que possua interesse pela temática da surdez, do ensino de surdos e da educação inclusiva. A dissertação que gerou esse produto é intitulada “O ensino da língua portuguesa para surdos: um estudo etnográfico junto ao IFAM – Campus Manaus – Centro”. Construída a partir de uma abordagem etnográfica, a pesquisa que originou a dissertação teve como foco investigativo professores do ensino médio integrado, no eixo de ensino técnico e tecnológico, em cujas aulas tivessem a presença de alunos surdos. Essa pesquisa utilizou dois instrumentos de investigação: um questionário semiestruturado, aplicado junto a três professores de língua portuguesa; e um diário de campo, em que foram registrados os momentos das aulas desses docentes na situação de ensino de sua disciplina a seus alunos surdos. Também ressaltam-se visitas aos diversos setores da instituição, lócus da pesquisa, responsáveis pelo recebimento do aluno surdo e pelo suporte ao professor, como NAPNE, Apoema e Registro acadêmico.
author_additional Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
author_additionalStr Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
format Outro
author Rodrigues, Suelem Maquiné
author2 Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
author2Str Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
title Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos
title_short Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos
title_full Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos
title_fullStr Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos
title_full_unstemmed Olá professor, seu aluno surdo chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos
title_sort olá professor, seu aluno surdo chegou! caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos
publisher Brasil
publishDate 2020
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/484
_version_ 1787149882345127936
score 11.680425