/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental
Este Produto Educacional é direcionado ao ensino de conceitos do som para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. As atividades que a compõe derivam de uma situação-problema que envolve as controvérsias sobre os malefícios e benefícios que o som pode acarretar para os seres vivos e para o meio ambie...
Autor principal: | Santos, Ivan Viana dos |
---|---|
Outros Autores: | Aquino, Soraya Farias |
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/570 |
id |
oai:localhost:4321-570 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-5702024-09-03T22:16:13Z Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental Santos, Ivan Viana dos Aquino, Soraya Farias Aquino, Soraya Farias http://lattes.cnpq.br/4240604515975477 Aquino, Soraya Farias http://lattes.cnpq.br/4240604515975477 Paulo, Iramaia Jorge Cabral de http://lattes.cnpq.br/4357894521892427 Cabral Neto, João dos Santos http://lattes.cnpq.br/9340150562756599 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/568 Física Ensino de Ciências Sequência didática Estudo do som CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL Este Produto Educacional é direcionado ao ensino de conceitos do som para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. As atividades que a compõe derivam de uma situação-problema que envolve as controvérsias sobre os malefícios e benefícios que o som pode acarretar para os seres vivos e para o meio ambiente. O objetivo de seu desenvolvimento está diretamente relacionado à introdução ao ensino de Física no Ensino Fundamental em apoio ao trabalho do professor em sala de aula, ao apresentar a abordagem do tema som em uma perspectiva transversal, com a possibilidade de envolver outros conteúdos relacionados ao ensino de Ciências, podendo também servir de modelo para outros conteúdos nesse e em outros campos disciplinares. No que compete ao aluno, este material possibilita uma aprendizagem ativa, tornando-o protagonista na construção de seu próprio conhecimento, com a orientação do professor. Por outro lado, a utilização de situações-problema permite o desenvolvimento de várias competências e habilidades, posto que seu foco está na atitude do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem e no conhecimento que é adquirido durante esse processo. 2021-09-27T14:33:13Z 2021-09-27 2021-09-27T14:33:13Z 2021-02-14 Outro SANTOS, Ivan Viana dos; AQUINO, Soraya Farias. Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental. 2021. 23 f. Produto (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/570 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Física Ensino de Ciências Sequência didática Estudo do som CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
spellingShingle |
Física Ensino de Ciências Sequência didática Estudo do som CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL Santos, Ivan Viana dos Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental |
topic_facet |
Física Ensino de Ciências Sequência didática Estudo do som CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
description |
Este Produto Educacional é direcionado ao ensino de conceitos do som para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. As atividades que a compõe derivam de uma situação-problema que envolve as controvérsias sobre os malefícios e benefícios que o som pode acarretar para os seres vivos e para o meio ambiente. O objetivo de seu desenvolvimento está diretamente relacionado à introdução ao ensino de Física no Ensino Fundamental em apoio ao trabalho do professor em sala de aula, ao apresentar a abordagem do tema som em uma perspectiva transversal, com a possibilidade de envolver outros conteúdos relacionados ao ensino de Ciências, podendo também servir de modelo para outros conteúdos nesse e em outros campos disciplinares.
No que compete ao aluno, este material possibilita uma aprendizagem ativa, tornando-o protagonista na construção de seu próprio conhecimento, com a orientação do professor. Por outro lado, a utilização de situações-problema permite o desenvolvimento de várias competências e habilidades, posto que seu foco está na atitude do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem e no conhecimento que é adquirido durante esse processo. |
author_additional |
Aquino, Soraya Farias |
author_additionalStr |
Aquino, Soraya Farias |
format |
Outro |
author |
Santos, Ivan Viana dos |
author2 |
Aquino, Soraya Farias |
author2Str |
Aquino, Soraya Farias |
title |
Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental |
title_short |
Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental |
title_full |
Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental |
title_fullStr |
Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental |
title_sort |
sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/570 |
_version_ |
1811330658251833344 |
score |
11.755432 |