Outro

Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental

Este Produto Educacional é direcionado ao ensino de conceitos do som para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. As atividades que a compõe derivam de uma situação-problema que envolve as controvérsias sobre os malefícios e benefícios que o som pode acarretar para os seres vivos e para o meio ambie...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Ivan Viana dos
Outros Autores: Aquino, Soraya Farias
Grau: Outro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/570
id oai:localhost:4321-570
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-5702024-09-03T22:16:13Z Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental Santos, Ivan Viana dos Aquino, Soraya Farias Aquino, Soraya Farias http://lattes.cnpq.br/4240604515975477 Aquino, Soraya Farias http://lattes.cnpq.br/4240604515975477 Paulo, Iramaia Jorge Cabral de http://lattes.cnpq.br/4357894521892427 Cabral Neto, João dos Santos http://lattes.cnpq.br/9340150562756599 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/568 Física Ensino de Ciências Sequência didática Estudo do som CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL Este Produto Educacional é direcionado ao ensino de conceitos do som para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. As atividades que a compõe derivam de uma situação-problema que envolve as controvérsias sobre os malefícios e benefícios que o som pode acarretar para os seres vivos e para o meio ambiente. O objetivo de seu desenvolvimento está diretamente relacionado à introdução ao ensino de Física no Ensino Fundamental em apoio ao trabalho do professor em sala de aula, ao apresentar a abordagem do tema som em uma perspectiva transversal, com a possibilidade de envolver outros conteúdos relacionados ao ensino de Ciências, podendo também servir de modelo para outros conteúdos nesse e em outros campos disciplinares. No que compete ao aluno, este material possibilita uma aprendizagem ativa, tornando-o protagonista na construção de seu próprio conhecimento, com a orientação do professor. Por outro lado, a utilização de situações-problema permite o desenvolvimento de várias competências e habilidades, posto que seu foco está na atitude do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem e no conhecimento que é adquirido durante esse processo. 2021-09-27T14:33:13Z 2021-09-27 2021-09-27T14:33:13Z 2021-02-14 Outro SANTOS, Ivan Viana dos; AQUINO, Soraya Farias. Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental. 2021. 23 f. Produto (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/570 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Física
Ensino de Ciências
Sequência didática
Estudo do som
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
spellingShingle Física
Ensino de Ciências
Sequência didática
Estudo do som
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Santos, Ivan Viana dos
Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental
topic_facet Física
Ensino de Ciências
Sequência didática
Estudo do som
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description Este Produto Educacional é direcionado ao ensino de conceitos do som para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. As atividades que a compõe derivam de uma situação-problema que envolve as controvérsias sobre os malefícios e benefícios que o som pode acarretar para os seres vivos e para o meio ambiente. O objetivo de seu desenvolvimento está diretamente relacionado à introdução ao ensino de Física no Ensino Fundamental em apoio ao trabalho do professor em sala de aula, ao apresentar a abordagem do tema som em uma perspectiva transversal, com a possibilidade de envolver outros conteúdos relacionados ao ensino de Ciências, podendo também servir de modelo para outros conteúdos nesse e em outros campos disciplinares. No que compete ao aluno, este material possibilita uma aprendizagem ativa, tornando-o protagonista na construção de seu próprio conhecimento, com a orientação do professor. Por outro lado, a utilização de situações-problema permite o desenvolvimento de várias competências e habilidades, posto que seu foco está na atitude do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem e no conhecimento que é adquirido durante esse processo.
author_additional Aquino, Soraya Farias
author_additionalStr Aquino, Soraya Farias
format Outro
author Santos, Ivan Viana dos
author2 Aquino, Soraya Farias
author2Str Aquino, Soraya Farias
title Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental
title_short Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental
title_full Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental
title_fullStr Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental
title_full_unstemmed Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental
title_sort sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental
publisher Brasil
publishDate 2021
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/570
_version_ 1811330658251833344
score 11.755432