Trabalho de Conclusão de Curso

A utilização de vídeos no ensino médio como recurso pedagógico no ensino de biologia

The video is a resource that has important characteristics and that can significantly contribute to the teaching-learning process, in the context and exemplification of the biology contents. Considering the advancement of technologies and their influence in various areas in society, including edu...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Gerlane Palheta da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/671
id oai:localhost:4321-671
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-6712022-11-23T21:55:11Z A utilização de vídeos no ensino médio como recurso pedagógico no ensino de biologia Silva, Gerlane Palheta da Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Lielb, Ariany Rabello da Silva Oliveira, Adriano Teixeira de http://lattes.cnpq.br/9164471794674935 Biologia - ensino Novas tecnologias Recurso pedagógico CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL The video is a resource that has important characteristics and that can significantly contribute to the teaching-learning process, in the context and exemplification of the biology contents. Considering the advancement of technologies and their influence in various areas in society, including education, the present work deals with new technologies and makes a relationship between the use of video and its contributions to the teaching of biology. The general objective of the study is to analyze the perception of teachers in relation to the contribution of video in teaching biology learning. In order to understand the profile of teachers regarding the use of technological resources and the acceptability of proposals for the use of videos, a qualitative research was carried out through the application of a questionnaire with open and closed questions and the presentation of three roadmaps. learning with different themes. The research revealed that teachers recognize the potential of using videos for teaching biology and demonstrated a positive level of acceptability regarding the proposals presented O vídeo constitui um recurso que apresenta características importantes e que podem contribuir significativamente para o processo de ensino aprendizagem, na contextualização e exemplificação dos conteúdos de biologia. Considerando o avanço das tecnologias e sua influência em várias áreas na sociedade, incluindo a educação, o presente trabalho aborda as novas tecnologias e faz uma relação entre o uso do vídeo e suas contribuições para o ensino de biologia. O objetivo geral do estudo consiste em analisar a percepção dos professores em relação a contribuição do vídeo no ensino aprendizagem de biologia. Com o intuito de compreender o perfil dos professores quanto ao uso de recursos tecnológicos e a aceitabilidade de propostas de utilização de vídeos, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo através da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas e a apresentação de três roteiros de aprendizagem com temáticas diferentes. A pesquisa revelou que os professores reconhecem as potencialidades do uso de vídeos para o ensino de biologia e demostraram um nível de aceitabilidade positivo quanto às propostas apresentadas. 2022-01-27T12:20:28Z 2022-01-27 2022-01-27T12:20:28Z 2021-04-06 Trabalho de Conclusão de Curso SILVA, Gerlane Palheta da. A utilização de vídeos no ensino médio como recurso pedagógico no ensino de biologia. 2021. 82 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/671 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Biologia - ensino
Novas tecnologias
Recurso pedagógico
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
spellingShingle Biologia - ensino
Novas tecnologias
Recurso pedagógico
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Silva, Gerlane Palheta da
A utilização de vídeos no ensino médio como recurso pedagógico no ensino de biologia
topic_facet Biologia - ensino
Novas tecnologias
Recurso pedagógico
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
description The video is a resource that has important characteristics and that can significantly contribute to the teaching-learning process, in the context and exemplification of the biology contents. Considering the advancement of technologies and their influence in various areas in society, including education, the present work deals with new technologies and makes a relationship between the use of video and its contributions to the teaching of biology. The general objective of the study is to analyze the perception of teachers in relation to the contribution of video in teaching biology learning. In order to understand the profile of teachers regarding the use of technological resources and the acceptability of proposals for the use of videos, a qualitative research was carried out through the application of a questionnaire with open and closed questions and the presentation of three roadmaps. learning with different themes. The research revealed that teachers recognize the potential of using videos for teaching biology and demonstrated a positive level of acceptability regarding the proposals presented
author_additional Paes, Lucilene da Silva
author_additionalStr Paes, Lucilene da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Silva, Gerlane Palheta da
title A utilização de vídeos no ensino médio como recurso pedagógico no ensino de biologia
title_short A utilização de vídeos no ensino médio como recurso pedagógico no ensino de biologia
title_full A utilização de vídeos no ensino médio como recurso pedagógico no ensino de biologia
title_fullStr A utilização de vídeos no ensino médio como recurso pedagógico no ensino de biologia
title_full_unstemmed A utilização de vídeos no ensino médio como recurso pedagógico no ensino de biologia
title_sort utilização de vídeos no ensino médio como recurso pedagógico no ensino de biologia
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/671
_version_ 1787149912216961024
score 11.653393