Trabalho de Conclusão de Curso

Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus

This research has as a goal verify the more used didactic-pedagogics resources in State schools of Manaus-Am. This is an exploratory research with a quantitative approach. The data collecting tool was a quiz, focusing following analytical factors: resources that help students learn in the discipl...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Ingrid Simone Melo de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/693
id oai:localhost:4321-693
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-6932022-11-23T22:46:25Z Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus Oliveira, Ingrid Simone Melo de Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva http://lattes.cnpq.br/4062149157525849 Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva http://lattes.cnpq.br/4062149157525849 Alves, Edilson Gomes http://lattes.cnpq.br/0914810895785401 Anic, Cinara Calvi http://lattes.cnpq.br/1702387634067240 Química - ensino Recurso didático Recurso pedagógico CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA This research has as a goal verify the more used didactic-pedagogics resources in State schools of Manaus-Am. This is an exploratory research with a quantitative approach. The data collecting tool was a quiz, focusing following analytical factors: resources that help students learn in the discipline of Chemistry; how often these resources are used and which of them are able to be used on chemistry teaching focused on students with special needs, looking for inclusion. The procedures were aplied in eight (8) different schools in Manaus. The sample analyzed contains the data of four hundred thirteen (413) students in high school and eight (8) educators/principals of those educational institutions. The results shows that the most three frequent used resources in class are the board, the didatic book or/and paradidatic books and the data show, the most three frequent used resources that aid the learning are the board, the chemistry lab and the classroom experiments, the resources for students with disabilities that most schools have are the newspapers and/or magazines and the data show. From the analyzed results is possible to notice that there is no a variation of the resources used in this topic besides limited resources for students with disabilities. A presente pesquisa tem como objetivo verificar os recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de Química de algumas instituições educacionais da Rede Estadual de ensino de Manaus-AM. Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, com foco nos seguintes fatores de análise: recursos que auxiliam no aprendizado dos estudantes na disciplina de Química; a frequência de uso desses recursos; e os recursos que podem ser utilizados para o ensino de Química voltado para alunos com necessidades especiais, tendo em vista a perspectiva de inclusão. Os procedimentos foram aplicados em oito escolas estaduais de Manaus. A amostra analisada contém dados de quatrocentos e treze (413) alunos do ensino médio e de oito (8) pedagogos/gestores das instituições de ensino. Os resultados obtidos demonstraram que os três recursos mais frequentemente utilizados nas aulas são: o quadro, os livros didáticos e/ou paradidáticos e o data show; e os três recursos que mais auxiliam na aprendizagem são o quadro, o laboratório de química e os experimentos realizados em sala de aula. A partir dos resultados analisados, também se constatou que não há uma variação entre os recursos utilizados na disciplina de Química, além de limitados recursos para alunos com deficiência. 2022-03-29T15:58:50Z 2022-03-29 2022-03-29T15:58:50Z 2019-12-04 Trabalho de Conclusão de Curso OLIVEIRA, Ingrid Simone Melo de. Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus. 2019. 87 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/693 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Química - ensino
Recurso didático
Recurso pedagógico
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Química - ensino
Recurso didático
Recurso pedagógico
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Oliveira, Ingrid Simone Melo de
Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus
topic_facet Química - ensino
Recurso didático
Recurso pedagógico
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description This research has as a goal verify the more used didactic-pedagogics resources in State schools of Manaus-Am. This is an exploratory research with a quantitative approach. The data collecting tool was a quiz, focusing following analytical factors: resources that help students learn in the discipline of Chemistry; how often these resources are used and which of them are able to be used on chemistry teaching focused on students with special needs, looking for inclusion. The procedures were aplied in eight (8) different schools in Manaus. The sample analyzed contains the data of four hundred thirteen (413) students in high school and eight (8) educators/principals of those educational institutions. The results shows that the most three frequent used resources in class are the board, the didatic book or/and paradidatic books and the data show, the most three frequent used resources that aid the learning are the board, the chemistry lab and the classroom experiments, the resources for students with disabilities that most schools have are the newspapers and/or magazines and the data show. From the analyzed results is possible to notice that there is no a variation of the resources used in this topic besides limited resources for students with disabilities.
author_additional Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
author_additionalStr Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Oliveira, Ingrid Simone Melo de
title Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus
title_short Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus
title_full Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus
title_fullStr Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus
title_full_unstemmed Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus
title_sort recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de manaus
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/693
_version_ 1787149915420360704
score 11.755432