/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus
This research has as a goal verify the more used didactic-pedagogics resources in State schools of Manaus-Am. This is an exploratory research with a quantitative approach. The data collecting tool was a quiz, focusing following analytical factors: resources that help students learn in the discipl...
Autor principal: | Oliveira, Ingrid Simone Melo de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/693 |
id |
oai:localhost:4321-693 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-6932022-11-23T22:46:25Z Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus Oliveira, Ingrid Simone Melo de Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva http://lattes.cnpq.br/4062149157525849 Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva http://lattes.cnpq.br/4062149157525849 Alves, Edilson Gomes http://lattes.cnpq.br/0914810895785401 Anic, Cinara Calvi http://lattes.cnpq.br/1702387634067240 Química - ensino Recurso didático Recurso pedagógico CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA This research has as a goal verify the more used didactic-pedagogics resources in State schools of Manaus-Am. This is an exploratory research with a quantitative approach. The data collecting tool was a quiz, focusing following analytical factors: resources that help students learn in the discipline of Chemistry; how often these resources are used and which of them are able to be used on chemistry teaching focused on students with special needs, looking for inclusion. The procedures were aplied in eight (8) different schools in Manaus. The sample analyzed contains the data of four hundred thirteen (413) students in high school and eight (8) educators/principals of those educational institutions. The results shows that the most three frequent used resources in class are the board, the didatic book or/and paradidatic books and the data show, the most three frequent used resources that aid the learning are the board, the chemistry lab and the classroom experiments, the resources for students with disabilities that most schools have are the newspapers and/or magazines and the data show. From the analyzed results is possible to notice that there is no a variation of the resources used in this topic besides limited resources for students with disabilities. A presente pesquisa tem como objetivo verificar os recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de Química de algumas instituições educacionais da Rede Estadual de ensino de Manaus-AM. Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, com foco nos seguintes fatores de análise: recursos que auxiliam no aprendizado dos estudantes na disciplina de Química; a frequência de uso desses recursos; e os recursos que podem ser utilizados para o ensino de Química voltado para alunos com necessidades especiais, tendo em vista a perspectiva de inclusão. Os procedimentos foram aplicados em oito escolas estaduais de Manaus. A amostra analisada contém dados de quatrocentos e treze (413) alunos do ensino médio e de oito (8) pedagogos/gestores das instituições de ensino. Os resultados obtidos demonstraram que os três recursos mais frequentemente utilizados nas aulas são: o quadro, os livros didáticos e/ou paradidáticos e o data show; e os três recursos que mais auxiliam na aprendizagem são o quadro, o laboratório de química e os experimentos realizados em sala de aula. A partir dos resultados analisados, também se constatou que não há uma variação entre os recursos utilizados na disciplina de Química, além de limitados recursos para alunos com deficiência. 2022-03-29T15:58:50Z 2022-03-29 2022-03-29T15:58:50Z 2019-12-04 Trabalho de Conclusão de Curso OLIVEIRA, Ingrid Simone Melo de. Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus. 2019. 87 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/693 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Química - ensino Recurso didático Recurso pedagógico CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
spellingShingle |
Química - ensino Recurso didático Recurso pedagógico CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Oliveira, Ingrid Simone Melo de Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus |
topic_facet |
Química - ensino Recurso didático Recurso pedagógico CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
This research has as a goal verify the more used didactic-pedagogics resources in State
schools of Manaus-Am. This is an exploratory research with a quantitative approach. The data
collecting tool was a quiz, focusing following analytical factors: resources that help students
learn in the discipline of Chemistry; how often these resources are used and which of them are
able to be used on chemistry teaching focused on students with special needs, looking for
inclusion. The procedures were aplied in eight (8) different schools in Manaus. The sample
analyzed contains the data of four hundred thirteen (413) students in high school and eight (8)
educators/principals of those educational institutions. The results shows that the most three
frequent used resources in class are the board, the didatic book or/and paradidatic books and
the data show, the most three frequent used resources that aid the learning are the board, the
chemistry lab and the classroom experiments, the resources for students with disabilities that
most schools have are the newspapers and/or magazines and the data show. From the
analyzed results is possible to notice that there is no a variation of the resources used in this
topic besides limited resources for students with disabilities. |
author_additional |
Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva |
author_additionalStr |
Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Oliveira, Ingrid Simone Melo de |
title |
Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus |
title_short |
Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus |
title_full |
Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus |
title_fullStr |
Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus |
title_full_unstemmed |
Recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de Manaus |
title_sort |
recursos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de química do ensino médio em escolas públicas de manaus |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/693 |
_version_ |
1787149915420360704 |
score |
11.755432 |